capa do livro

Práticas Educativas

Discursos e produção de saberes

Lucia Helena Pena Pereira e Wanderley Cardoso de Oliveira (org.)

Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de apreender. Por isso somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia

O livro que ora apresentamos é fruto de diálogo e interação entre pesquisa e produção acadêmica, de apreensão de movimentos que ocorrem no processo educacional dentro e fora do âmbito escolar. É resultado da aventura de criar espaços coletivos de reflexão e análise das práticas educativas na nossa Universidade, possibilitando o envolvimento crescente de alunos e professores que se dedicam à pesquisa. É este aventurar-se, como observa Paulo Freire, que não se faz sem riscos, que permite que novos vôos sejam empreendidos, que haja compreensão da riqueza e da multiplicidade do processo educativo, de sua reconstrução e transformação.

As reflexões, pesquisas e experiências que compõem esta coletânea reúnem professores de três departamentos e três grupos de pesquisa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ): os Departamentos das Ciências da Educação (DECED), das Psicologias (DEPSIC) e de Ciências Naturais (DCENAT); e os grupos de pesquisa FUPE (Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Fundamentos da Prática Educativa), NECCEL (Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens) e LAPIP (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial).

Embora provenientes de diferentes departamentos, esses professores têm em comum a pesquisa das práticas educativas em diferentes contextos sociais, das quais buscam focalizar as dimensões constitutivas, em especial, as questões relativas aos discursos e saberes que as engendram e nelas são engendrados. Trata-se de construir, coletivamente, uma compreensão das práticas educativas como fenômeno sociocultural complexo e como espaço de produção e não somente de reprodução das relações entre sujeitos, instituições e sistemas.

Nossa intenção é ampliar possibilidades que contribuam para a formação de um espaço comum de investigação contínua das práticas educativas, visando esclarecer, compreender e explicitar sua intencionalidade. O conhecimento cresce e se enriquece à medida que circula; idéias proliferam quando se encontram, gerando teias de relações e trocas de experiência.

Os capítulos foram agrupados por temáticas. Os primeiros se dedicam às práticas de letramento e de alfabetização, à rotina escolar, e às trajetórias e estratégias escolares de diferentes sujeitos sociais. Os capítulos seguintes tratam da formação do professor em seus aspectos humano, sensível, cognitivo, político e social. Os dois últimos abordam políticas de capacitação docente e de avaliação educacional.

Esta publicação, certamente, é um passo importante para a consolidação dos grupos de pesquisa existentes na Instituição e para a promoção do diálogo entre eles. Esperamos ainda que ela possa ser útil aos docentes, alunos e pesquisadores na realização de novas investigações, reflexões e experiências no campo da educação, gerando novas interações entre a pesquisa, a produção de saberes e as práticas educativas escolares e não escolares.

Por fim, gostaríamos de registrar nossos agradecimentos aos autores, que contribuíram com seus textos, e à Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF/UFSJ), por viabilizar os recursos que possibilitaram a publicação deste livro.

São João Del-Rei, novembro de 2006
Os organizadores

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