Gerência do Conhecimento
Introdução
à 2ª Edição
Quase seis anos se passaram desde que eu escrevi a primeira edição
deste livro e desde então, dependendo do ponto de vista do debatedor,
do pesquisador, do escritor, pouca coisa mudou; muita coisa mudou!
A gerência do conteúdo e do conhecimento evoluiu muito pouco tanto
no que diz respeito a sua utilização por parte das organizações;
isto é, ainda fala-se muito e têm-se poucos exemplos concretos
e bem sucedidos, quanto no que diz respeito aos softwares desenvolvidos com
a finalidade de suportá-la.
Tanto é verdade que eu pensava que teria que fazer um esforço
hercúleo para atualizar este que é basicamente um livro sobre
TI, mas vi depois que estava enganado. Claro houve melhorias nos produtos de
TI, houve a introdução de novos softwares e o desaparecimento
de outros tantos, mas nada alarmante. Parece-me que o livro, na sua edição
de 2002, ainda poderia continuar sendo utilizado sem danos para quem o fizesse.
Bom, mas eu o revisei e agora aqui esta ele atualizado e em alguns pontos ampliado.
Desde 2002 até os dias atuais muitas coisas aconteceram no mundo. As
guerras quase globais do Afeganistão e do Iraque; as guerras locais,
como as dezenas que todos os dias explodem na infeliz e miserável África.
O avanço do descontrole do clima com o desastroso aquecimento do planeta,
o aumento da miséria absoluta, o desaparecimento acelerado de dezenas
de espécies animais; a desenfreada corrupção pandêmica
dos poderes públicos, afetando a todos os países em menor ou maior
grau em todas as esferas de poder entre outros males tão ou mais sérios
que estes, e nós nos perguntamos: ainda há espaço para
boas intenções? Ainda há espaço para compartilharmos
conhecimento? Ainda há espaço neste mundo para o amor, a compreensão,
o respeito mútuo, o entendimento? Ainda há espaço para
falarmos de gerência do conhecimento, num mundo que a primeira vista parece
um navio que afunda inexoravelmente hora após hora?
Eu não sei sua opinião. Mas para mim há sim espaço
para tudo isto.
Então há espaço para praticarmos uma efetiva gerência
do conhecimento tanto a nível profissional quanto a nível pessoal.
Afinal, esta é uma crença que tenho inabalável na capacidade
humana, além de acreditar que conhecimento só tem serventia quando
se torna explicito, isto é, quando é compartilhado para gerar
mais conhecimento.
Então, embora este seja um livro sobre tecnologias da informação
voltadas a gerência do conteúdo e do conhecimento achei que deveria
aproveitar esta introdução para reiterar minha fé na vida.
Até mesmo, também, porque a introdução à
1ª edição continua válida e eu o/a convido a lê-la.
Muito obrigado.
Tadeu Cruz