capa do livro

Gerência do Conhecimento

Tadeu Cruz

Introdução à 2ª Edição

Quase seis anos se passaram desde que eu escrevi a primeira edição deste livro e desde então, dependendo do ponto de vista do debatedor, do pesquisador, do escritor, pouca coisa mudou; muita coisa mudou!

A gerência do conteúdo e do conhecimento evoluiu muito pouco tanto no que diz respeito a sua utilização por parte das organizações; isto é, ainda fala-se muito e têm-se poucos exemplos concretos e bem sucedidos, quanto no que diz respeito aos softwares desenvolvidos com a finalidade de suportá-la.

Tanto é verdade que eu pensava que teria que fazer um esforço hercúleo para atualizar este que é basicamente um livro sobre TI, mas vi depois que estava enganado. Claro houve melhorias nos produtos de TI, houve a introdução de novos softwares e o desaparecimento de outros tantos, mas nada alarmante. Parece-me que o livro, na sua edição de 2002, ainda poderia continuar sendo utilizado sem danos para quem o fizesse.

Bom, mas eu o revisei e agora aqui esta ele atualizado e em alguns pontos ampliado.

Desde 2002 até os dias atuais muitas coisas aconteceram no mundo. As guerras quase globais do Afeganistão e do Iraque; as guerras locais, como as dezenas que todos os dias explodem na infeliz e miserável África. O avanço do descontrole do clima com o desastroso aquecimento do planeta, o aumento da miséria absoluta, o desaparecimento acelerado de dezenas de espécies animais; a desenfreada corrupção pandêmica dos poderes públicos, afetando a todos os países em menor ou maior grau em todas as esferas de poder entre outros males tão ou mais sérios que estes, e nós nos perguntamos: ainda há espaço para boas intenções? Ainda há espaço para compartilharmos conhecimento? Ainda há espaço neste mundo para o amor, a compreensão, o respeito mútuo, o entendimento? Ainda há espaço para falarmos de gerência do conhecimento, num mundo que a primeira vista parece um navio que afunda inexoravelmente hora após hora?

Eu não sei sua opinião. Mas para mim há sim espaço para tudo isto.

Então há espaço para praticarmos uma efetiva gerência do conhecimento tanto a nível profissional quanto a nível pessoal. Afinal, esta é uma crença que tenho inabalável na capacidade humana, além de acreditar que conhecimento só tem serventia quando se torna explicito, isto é, quando é compartilhado para gerar mais conhecimento.

Então, embora este seja um livro sobre tecnologias da informação voltadas a gerência do conteúdo e do conhecimento achei que deveria aproveitar esta introdução para reiterar minha fé na vida. Até mesmo, também, porque a introdução à 1ª edição continua válida e eu o/a convido a lê-la.

Muito obrigado.

Tadeu Cruz

Veja também

capa do livro

Workflow II

A Tecnologia que Revolucionou Processos

Tadeu Cruz

capa do livro

Da Gestão Estratégica à Gestão Estratégica da Informação

Como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica

José Poças Rascão

capa do livro

O Teatro Organizacional

Construindo e Implantando Processos de Negócio

Tadeu Cruz

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.31

Avaliando intangíveis no Brasil

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Difusão de Inovações, Estratégia e a Inovação

O Modelo D.E.I. para os Executivos

Francisco Rodrigues Gomes