capa do livro

Investimentos sem segredo

Como construir um futuro bem-sucedido

Paulo Roberto Gonçalves Ribeiro

A premissa básica para se prevenir quanto às incertezas futuras é admitir-se permanecer vivo por prazo, razoavelmente, longo, pois todos temos a expectativa e o desejo da longevidade, mas ignoramos em que condições estaremos no futuro, caso se confirmem nossas expectativas. Assim, torna-se necessário preparar-se para as condições imponderáveis que poderão surgir em nosso caminho.

O processo de produção e apropriação, associado aos níveis de renda e a capacidade de poupar dos agentes econômicos, são elementos vitais ao incremento e auto-sustentação da política de investimentos almejada pela sociedade. Muitos ignoram o papel relevante para o bem estar social, representado por esta saudável prática desenvolvida em função dos níveis de distribuição do produto/renda, e dos costumes e hábitos de poupar – abster-se de consumo presente em prol de melhores condições de bem estar no futuro.

Consciente da importância desse processo para proporcionar benefícios e segurança aos indivíduos, aliados ao crescimento econômico e bem estar social, o autor desenvolveu ótimo trabalho de pesquisas que, na certa, será reconhecido como obra da melhor qualidade e de grande valor para aqueles que tiverem a sorte de visitar suas páginas.

Nesse sentido, a obra Investimentos sem segredos é um valioso aliado para aqueles que desejam manter ou melhorar suas condições futuras de saúde, bem estar e qualidade de vida que, por si só, já sugere a adesão a fundos de pensão ou previdência privada aberta.

Na verdade, como Presidente da Associação dos Participantes e Assistidos da Telos–Asastel sinto-me altamente honrado com a oportunidade de prefaciar este trabalho, de autoria do Paulo Roberto Ribeiro, que busca motivar e orientar os leitores, através de dicas e conselhos, sobre as melhores formas de constituir fundos de poupanças e aplicações, precavendo-se em relação às incertezas futuras. Dessa forma, desfruto de dois prazeres simultâneos apresentando esta obra de alta qualidade, escrita por ex-colega de trabalho na Empresa Brasileira de Telecomunicações – Embratel e atual sócio dessa Associação, e tratando de um tema de minha total identificação, face aos trinta e cinco anos como professor da Área de Finanças na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj.

O autor, bastante estudioso sobre o assunto, demonstra toda sua habilidade ao tratar de um tema bastante técnico e árido, com tanta clareza e simplicidade, tornando a obra um glossário didático e ­objetivo, capaz de orientar seus leitores na forma mais adequada, eficaz e rentável de gerir seu orçamento familiar e aplicar, em especial no mercado de renda variável, os recursos nele disponíveis, com expectativa de altas taxas de retornos.

Investimentos sem segredos não busca apenas desmistificar, para os neófitos, as armadilhas e supostas dificuldades técnicas sobre as aplicações em ativos financeiros, mas também procura demonstrar que não é tão difícil como se pensa, adotar critérios próprios e eficazes para poupar e acumular obtendo-se os recursos necessários para esses investimentos. Como se verá, o autor acaba por definir as bases de um sistema de planejamento financeiro cujos fluxos de entrada e saída de recursos irão alimentar as estruturas dos modelos de orçamento doméstico.

Assim sendo, torna-se tarefa relativamente fácil prever que este trabalho está predestinado ao sucesso como obra da maior relevância, bem cuidada, e de fácil compreensão e utilidade em razão de seu estilo didático e objetivo.

José Francisco de Souza
Presidente da Asastel e Diretor da FAF/UERJ

Veja também

capa do livro

Estudos nos Gerais Mineiro

Interlocuções de pesquisas acadêmicas

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula | Daniel Coelho de Oliveira | Rômulo Soares Barbosa (orgs.)

capa do livro

Tempos, Ideias e Lugares

Escritos em Planejamento Urbano e Regional

Rosélia Piquet

capa do livro

The Vulnerabilities of the Brazilian Health Industrial Complex

Industrial and Technological Health Policies

Lia Hasenclever, Julia Paranhos, Gabriela Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira (orgs.)

capa do livro

Essays on Corporate Governance in Brazil

André Luiz Carvalhal da Silva