Meyerhold
André Carreira e Marisa Naspolini (orgs.)
O Seminário
que deu origem a esta publicação foi organizado como parte das
atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação
em Teatro (PPGT) da UDESC. Este seminário buscou uma aproximação
com a obra de Vsevolod Meyerhold, especialmente no que diz respeito às
relações entre as idéias do mestre russo e o desenvolvimento
do teatro contemporâneo.
Durante o evento,
foram realizadas duas oficinas que tiveram como objetivo propor, a partir de
experiências práticas, uma discussão de elementos relacionados
com a construção do pensamento meyerholdiano. Por isso, uma das
oficinas ministrada pelo professor russo Valentin Templiakov tratou
da proposta técnica de Constantin Stanislavski, primeiro mentor de Meyerhold.
A outra oficina oferecida pela professora Maria Thaís Lima Santos
abordou alguns princípios da proposta de preparação
técnica do ator segundo Meyerhold.
Também
fez parte do Seminário uma exposição sobre diferentes aspectos
da vida e do trabalho de Meyerhold, organizada pelos estudantes de Iniciação
Científica que participam do Núcleo de Pesquisa em Processos de
Criação Artística (ÁQIS). O material dessa exposição
ganhou, nesta publicação, a forma de resumos que registram os
trabalhos dos estudantes da graduação.
Os artigos que
compõem o corpo desse livro foram comunicações apresentadas
pelos estudantes do PPGT e por outros pesquisadores participantes do evento.
Cabe destacar a generosa contribuição do professor Mario Bolognesi,
que ofereceu para publicação um trabalho que contribui com a contextualização
histórica da produção de Meyerhold, e da professora Maria
Thaís Limas Santos, com o texto que reflete sobre aspectos técnicos
do trabalho do ator.
É importante dizer que adotamos a grafia Meyerhold porque nos parece mais apropriado utilizar uma forma de escritura que predomina em textos anteriormente publicados em português, espanhol e inglês.