Comunicação, cultura e sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável nos APLs de Cabo Frio e Santo Antonio de Pádua
Carlos Alberto Messeder Pereira e Patrícia Reis
A literatura sobre
os Arranjos Produtivos Locais pouco se dedicou a analisar a importância
da comunicação e da cultura para a produção de estratégias
de gestão eficientes e de desenvolvimento local sustentável.
Ao longo dos últimos
anos, a revolução relacionada aos impactos e desdobramentos das
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e
o surgimento de uma economia imaterial marcada pela busca
constante da inovação e baseada na utilização intensa
da informação e do conhecimento deu à dimensão
cultural um grande destaque, uma vez que a questão do sentido,
entendido como algo construído e em constante mudança, surge como
variável fundamental para a compreensão das dinâmicas internas
e externas das organizações.
Nesse contexto,
a comunicação e a cultura tornam-se fundamentais para a efetivação
de processos de gestão capazes de tornar as organizações
mais transparentes e permeáveis às demandas das comunidades que
lhes são próximas, ampliando a dimensão da participação
social, reforçando a cidadania de populações que vivem
no entorno sociocultural destas organizações e, assim, dando poder
às lideranças e fortalecendo as vozes locais.
Este livro propõe analisar o papel dos campos da comunicação e da cultura na construção de ferramentas voltadas para a elaboração de diagnósticos capazes de oferecer subsídios para a criação de planos de ação e gestão que permitam a alavancagem do desenvolvimento local de forma equilibrada e sustentável. As regiões escolhidas para análise reúnem dois APLs apontados pelo BNDES, pelo Sebrae e por outras instituições de fomento e políticas públicas como estratégicos no estado do Rio de Janeiro: o APL de moda praia de Cabo Frio e o de pedras decorativas de Santo Antônio de Pádua.