Rompendo os tapumes
Uma proposta de interação vivenciada através da restauração na comunidade de S. S. das Águas Claras
Entre 2001 e
2003 realizamos uma pesquisa no campo da conservação-restauração,
com especial atenção à educação patrimonial,
em um distrito de Nova Lima-MG, denominado São Sebastião das Águas
Claras ou simplesmente Macacos, como carinhosamente é chamado por seus
moradores e visitantes. O início desse trabalho se deu ao aceitarmos
um convite para integrarmos a equipe coordenadora de conservação
e restauração dos bens móveis e integrados, importante
item de um projeto maior de revitalização da Capela de São
Sebastião, patrimônio de grande importância para o distrito.
Ao iniciarmos o processo de restauração, vislumbramos a possibilidade
de ampliar seus limites, extrapolando o canteiro de obras, mergulhando numa
investigação mais profunda, que resultou em uma dissertação
de mestrado, e que agora, em 2008, temos o prazer de compartilhar com você,
leitor, com a concretização desse livro.
Ao revisarmos
o texto para sua publicação, sentimos a necessidade de dividí-lo
em dois momentos: a primeira parte, que denominamos Desvelando Caixas,
mais específica, técnica, investigativa, com uma série
de informações fundamentais para a construção e
concretização da segunda parte, Construindo Pontes,
em que apresentamos as experiências resultantes de nossas descobertas
e proposições. O panorama apresentado ao leitor se refere ao período
em que desenvolvemos a pesquisa (2001-2003), e que hoje se apresenta bastante
modificado em alguns de seus aspectos. Muitos altamente positivos, como o trabalho
desenvolvido com as crianças da escola municipal local e posteriormente
continuado através de ações do Projeto Kairós (hoje,
Instituto Kairós, ONG sem fins lucrativos e grande incentivador da comunidade
local). Entretanto, nem todo o panorama apresentado se alterou, continuando
alguns problemas críticos ainda sem solução por parte das
administrações competentes, sem haver alcançado o resultado
desejado ou sem a intervenção adequada. Assim como seus personagens,
que em cinco anos sofreram transformações em suas vidas, afastando-se
ou inserindo-se totalmente nas propostas vivenciadas através de algumas
de nossas ações.
A construção
dessa pesquisa se desenvolveu aos poucos. Como uma caixa fechada que nos convida
a descobrir seus maiores segredos. Caixa que, ao abrirmos, encontramos outra
e outra e tantas outras. E todas, ao serem abertas, transbordando de surpresas,
novidades e desafios. Caixas de maravilhas, caixas de ilusões, caixas
de solidão. Mas também de possibilidades, construção
e projeção. Caixas de memórias esquecidas, relembradas,
resgatadas. Reflexos de uma proposta em que o caminho trilhado buscou a interação.
Interação entre o autor desta pesquisa com a comunidade local
e outros profissionais, tendo como elemento convergente um projeto de restauração
e o emprego de determinados critérios e procedimentos de conservação
preventiva com o propósito de desenvolver e compreender o processo de
restauração de sua importante edificação histórica,
a fim de torná-la, em toda sua legitimidade, veículo de revalorização
de uma identidade cultural local.
Para tanto, estabelecemos
primeiramente nossos objetivos, pautados na investigação sobre
a degradação da edificação investigada Capela
de São Sebastião e de seus bens móveis e integrados
(esculturas e altar-mor); nas informações sobre seu entorno e
na aplicação de uma metodologia de análise e diagnóstico
do estado de conservação para a compreensão de suas patologias;
numa análise dos dados sobre a edificação e seu entorno
e suas conseqüências diretas e indiretas às obras; no desenvolvimento
de práticas junto à comunidade para que pudessem despertar o interesse
pela sua própria história, tendo como estímulo inicial
a restauração da Capela e suas imagens de devoção;
em ações integradoras, mediante compreensão dos objetivos
anteriores, para serem repassados de forma compreensível a esta comunidade,
convidando-a a ser co-participante de seu processo futuro de conservação
e autora de si mesma pelo resgate de sua auto-estima.
Na primeira parte
do texto, nos apoiamos no embasamento teórico para dar inicio à
nossa proposta, através de literatura referente à ciência
da conservação nos aspectos concernentes ao controle ambiental,
ao desenvolvimento de estratégias, às normas e procedimentos para
proteger o patrimônio e experiências no campo da educação
patrimonial como geradoras de novas posturas no processo de preservação
patrimonial, o que nos levou ao levantamento histórico-geográfico
da região de Nova Lima, nela localizando São Sebastião
das Águas Claras e sua Capela.
Em seguida apresentamos
uma visão geral da Igreja como pessoa jurídica, destacando ainda
seus aspectos administrativos, sua subordinação ao Direito Canônico
no que se refere aos bens patrimoniais, dentre eles, a Capela de São
Sebastião, da qual apresentamos sua rotina e o papel da Prefeitura de
Nova Lima na gestão de recursos voltados a ela, para, de posse desses
dados, analisarmos os aspectos formais e estilísticos da edificação
e seus bens integrados, inserindo-os no contexto do período do Barroco
em Minas Gerais, ao destacar sua importância histórica e artística
que, após sua restauração, teve restabelecida sua unidade
potencial e a continuidade de sua utilização, em seus 300 anos
de história.
Estudando o edifício
e seu entorno, abordamos problemas referentes ao gerenciamento e suas implicações
na intervenção de um patrimônio e a dificuldade que geralmente
ocorre, no estabelecimento de uma conduta de real interação entre
os diversos setores vinculados à sua recuperação, justamente
pela ausência de uma visão conjunta mais abrangente quanto ao comprometimento
com o patrimônio no contexto ao qual ele pertence. Foi de suma importância
também tentarmos compreender a região em seus aspectos climáticos,
estabelecendo as relações entre o edifício, seu entorno
e toda a influência dos agentes externos no ambiente interno da Capela.
Realizando a análise
das condições do bem em questão e baseados em diagnósticos
anteriores e em nosso próprio diagnóstico, procuramos estabelecer
ligações entre as patologias recorrentes e suas possíveis
causas, para elaborar, por fim, um levantamento dessas patologias recorrentes
e formar uma linha de conduta que nos levasse a soluções quanto
aos problemas detectados, sem prejuízo à edificação
e à sua comunidade mantenedora.
Nesse aspecto,
ao reunirmos todos esses componentes, passamos para a segunda parte do texto,
quando nos atemos a uma reflexão sobre o papel do conservador-restaurador
e seu comprometimento profissional e de cidadania quanto à preservação
do patrimônio cultural por meio de ações que extrapolem
seu âmbito de trabalho, num exercício de percepção
entre proposta e realidade que pudesse estabelecer um elo com a educação
patrimonial.
Assim, elaboramos
os estudos de casos, abordando os três grupos que interagiram diretamente
com o conservador-restaurador: o primeiro formado pelos membros mantenedores
da Capela; o segundo, pela escola municipal local e sua equipe e o terceiro
formado pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico
e Artístico de Nova Lima.
Após toda a abordagem aqui apresentada, discutimos os resultados das ações empreendidas, chegando à conclusão de que o contexto em que as experimentamos é dinâmico e passível de modificações, o que proporciona ao nosso projeto não um fim, mas um caminho para a continuidade de um diálogo mais amplo no que se refere ao patrimônio e à integração de profissionais de áreas diversificadas em seu processo de preservação.
Moema Nascimento Queiroz