capa do livro

As ideias no lugar

Tecnologia, mística e alteridade na cultura contemporânea

Marcio Tavares dAmaral (org.)

O Programa Transdiciplinar de Estudos Avançados (Idea) foi criado em 1981, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), e desde então desenvolve atividades multi e transdiciplinares voltadas para a realização das principais funções da universidade: aprender, produzir e ensinar. As bases dessas atividades são o estudo da comunicação como fator agenciador da cultura contemporânea e a discussão sobre a passagem da modernidade para a atualidade.

O Idea possui dois grupos de pesquisa associados: o CiberIdea (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Comunicação, Cultura e Subjetividade) e o TransIdea (Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento). A partir de suas pesquisas, o Programa elabora cursos, seminários e publicações para divulgar os conhecimentos apreendidos e produzidos. Atua tanto na pós-graduação quanto na graduação da ECO-UFRJ, além de contar com a participação de bolsistas e pesquisadores de outros departamentos e instituições.

Em comemoração aos seus 25 anos, o Idea promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro de 2006, três mesas temáticas sobre “Estética e Mística”, “Ciência, Tecnologia, Futuro” e “Identidade e alteridade, verdade”. Os debates foram abertos ao público e foram realizados na Sala Anísio Teixeira da Faculdade de Educação da UFRJ. Este livro é o resultado da sistematização dos temas e debates desenvolvidos durante o evento por pesquisadores ligados direta ou indiretamente ao Programa.

 

Veja também

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

capa do livro

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)

capa do livro

Design e Economia Criativa

ensaios para um campo plural

Mirella De Menezes Migliari (org.)