Inclusão do Deficiente Auditivo
Alicerce: família, escola e sociedade
É relevante
o título que chega em nossas mãos, pois contribui para clarificar
o conceito que temos sobre deficiência auditiva, as pessoas que possuem
esta limitação, o papel da família, da escola e da sociedade.
Cada
grupo social possui um papel definido e, agindo integrados, os deficientes auditivos
têm a possibilidade de sucesso na aprendizagem, nas relações
interpessoais e com o meio que os cerca.
A
autora nos instiga a investir no potencial que todos possuem, conhecer suas individualidades
e diferenças e buscar alternativas, com empenho, na família, na
escola e na sociedade, para a inclusão.
Com
aceitação da família, a criança tem a possibilidade
de ser atendida por diversos profissionais, médicos, fonoaudiólogos,
psicólogos e outros para que o tratamento seja logo iniciado, assegurando-lhe
o direito de maior qualidade de vida.
A
escola tem grande importância no trabalho com o educando deficiente. A equipe
técnica atenta à formação continuada dos educadores
proporciona a discussão e reflexão do tema e a busca de metodologias
que facilitem sua aprendizagem. Caminhar de um jeito novo. Enfocar as potencialidades
e não as limitações. Incentivar a solidariedade e o cuidado
com o outro. Promover a socialização dos saberes entre os educandos.
A diferença enriquece.
Família
e escola, parceiras neste processo, lutam por políticas públicas
para acesso e inclusão de maior número de crianças, adolescentes
e jovens com deficiência auditiva nas escolas regulares e de LIBRAS (Língua
Brasileira de Sinais) nos currículos de todos, sendo possíveis as
escolas bilíngues.
Desejo
que a leitura deste livro contribua em seu crescimento pessoal e profissional.
Estejamos
a serviço da vida.
Irmã
Vânia Duque Sobrinho
Diretora do Colégio Angelorum,
20 anos na área educacional,
graduação em Pedagogia (PUC
Minas)
e pós-graduação em Psicopedagogia (PUC Minas),
Metodologia de Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG)
e Orientação
Educacional (Universidade Gama Filho).