capa do livro

Nos bastidores da Wikipédia lusófona

Percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line

Telma Johnson

Embora seguindo uma filosofia central baseada no voluntariado e num conjunto de políticas e sanções voltadas para a preservação do projeto geral, cada uma das wikipedias criadas em mais de 260 línguas revelam características específicas de acordo com os contextos socioculturais em que estão inseridas.

O foco deste livro são as interações sociais que ocorrem no interior dessa rede social apoiada pela tecnologia do software de código aberto wiki. A pergunta central que faço é "Quais fatores explicam o surgimento e determinam a sustentação do fenômeno da escrita coletiva em redes sociais voluntárias on-line?", e revelo como a Wikipédia Lusófona nasceu e se desenvolveu, os processos de interações sociais presentes nesse ambiente on-line, e as especificidades da estrutura organizacional que facilitam e/ou dificultam a sua sobrevivência.

-- Extraído da Introdução

 

Nos bastidores da Wikipédia lusófona tem a intenção de oferecer não apenas subsídios para as discussões teóricas sobre a comunicação mediada por computador, mas também caminhos metodológicos para a apreensão e compreensão das práticas sociais e dos processos comunicativos em rede. A natureza de empreendimentos coletivos como a Wikipedia, com finalidades comprometidas com o desempenho de uma função social, derruba as fronteiras entre produtores e consumidores de informação e conhecimento, dando aos sujeitos um papel híbrido que escapa, em grande parte, da lógica do modelo industrial dos meios de comunicação de massa. Contudo, as redes sociais on-line diferem em termos de estrutura, de conteúdo e de funções e, por isso, merecem ser estudadas dentro dos seus microcontextos, evitando generalizações e explicações preconcebidas ou resultantes de observações estruturais estáticas. A autora procura resgatar e atualizar conceitos clássicos da sociologia, da psicologia social e da antropologia como forma de identificar fatores que explicam o surgimento da rede social Wikipédia lusófona e que atuam na sustentação deste projeto.

 

Veja também

capa do livro

Prazeres Digitais

Computadores, Entretenimento e Sociabilidade

Simone Pereira de Sá e Ana Lucia Enne

capa do livro

Pesquisa social mediada por computador

Questões, metodologia e técnicas qualitativas

Telma Johnson