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Revista Inteligência Empresarial - n.12

Julho de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

"Este é um número especial da revista Inteligência Empresarial, pois homenageia os 60 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Selecionamos, para esta homenagem, artigos variados dentre aqueles que foram submetidos ao Comitê Científico do KM Brasil – 2002, abrangendo toda a área de Inteligência Empresarial, desde a Gestão do Conhecimento à Inovação e ao Empreendedorismo.

Nessa linha, nosso primeiro artigo trata de aprendizagem através do uso de redes sociais. Francisco Molina-Morales e Valmir Hoffmann abordam a experiência de dois distritos industriais de cerâmica de revestimento, um na Espanha e outro no Brasil, na troca de conhecimento tácito. Daqui, partimos para explorar o tema que polemiza a mídia atualmente: a desigualdade digital. No artigo de André Martins, José Rincon Ferreira e Mauro Sujii, trata-se deste tema sob o ponto de vista da competitividade empresarial com foco na pequena e média empresa, enfatizando o uso do conhecimento como um dos fatores fundamentais para esta competitividade.

Mas, todos sabemos que o tratamento da informação e do conhecimento deve ser feito com os óculos da ética e da licitude. Portanto, trouxemos para vocês dois artigos sobre o tema. Um, de Elaine Marcial, Alfredo Costa e João Curvello, onde os autores discutem os aspectos éticos e de conduta de profissionais da área. Outro, de Paulo Sertek e Dalcio Reis, abordando a gestão de mudanças nas organizações baseada nesta conduta ética das pessoas nas organizações. Se ética é importante, a formação de pessoas que conduzam os trabalhos desta forma é ainda mais relevante. E é exatamente sobre isto que trata o artigo de Luciana Lenhari e Ruy Quadros. Aborda-se a formação de pessoal para economias baseadas em conhecimento.

Vamos ler e refletir!

E o processo de inovação, onde fica neste contexto? No texto de Lia Krücken-Pereira, Marília Costa e Ariovaldo Bolzan apresenta-se, de forma clara e objetiva, como o fluxo de informações e de conhecimento pode e deve ser aproveitado para o desenvolvimento de novos produtos. No entanto, fluxos de informação pressupõem trocas entre indivíduos e empresas e, para discutir este assunto, apresentamos o artigo de Gilberto Faggion, Alsones Balestrin e Carolina Weyh sobre Redes Interorganizacionais, mostrando como usar os conhecimentos gerados pelas pessoas que integram uma rede em prol da inovação.

Abordamos o presente. E o futuro? Como se comportarão as organizações e seus produtos na sociedade do conhecimento? Adelaide Antunes, Cristina Mendes e Suzana Borschiver apresentam um estudo prospectivo da cadeia produtiva de embalagens plásticas para alimentos onde abordam cenários possíveis para esta indústria. E, para finalizar, trazemos um estudo de caso em mais um setor industrial que está trabalhando com a gestão do conhecimento: o setor de bebidas. Apresentamos o artigo de Juliana Miele e Sérgio Takahashi que trata da adequação entre a estratégia logística e a gestão do conhecimento. Os autores afirmam que aquelas organizações que se conscientizarem mais rápido da importância desta estratégia no estágio atual de competitividade da sociedade serão as que obterão maior sucesso. Será?

Pois bem, leitores, este é o conteúdo deste número. Esperamos que vocês tenham o mesmo prazer na leitura destes artigos que nós tivemos em selecioná-los para vocês.

 

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