capa do livro

Esfera Pública, Redes e Jornalismo

Ângela Marques, Caio Túlio Costa, Cláudio Novaes Pinto Coelho et al.

O uso cada vez mais frequente das tecnologias de comunicação e informação no cotidiano das pessoas impli­cou diretamente na complexificação do tecido social. Essas ferramentas ainda permitiram a tradução das redes sociais dos indivíduos para a Internet através de blogs, fotologs, chats, sites etc. Essa tradução, em conjunto com a apropriação dessas ferramentas, deu origem a novas formas de conexão nessas redes, gerou diferentes imaginários e proporcionou canais de trocas de informações entre os vários grupos sociais. Uma nova esfera de circulação de informações passou a se fazer presente e a impactar as práticas jornalísticas e o cotidiano das redações, criando um contexto emergente, um fenômeno contemporâneo cujos reflexos podem ser observados no cotidiano das relações sociais.

Mas como pensar essas mudanças? Como essas redes reconfiguram os processos informativos? Quais implicações esses processos vão ter na chamada “esfera pública”? De que forma essas dinâmicas reconstruídas pelas práticas jornalísticas marcam a sociedade? Quais interfaces apresenta para o jornalismo?

É justamente sobre essas e outras questões que este livro se debruça, apresentando um conjunto de artigos que discutem aspectos do fenômeno contemporâneo das redes, a esfera pública e o jornalismo, a partir de diversos estudos e reflexões de pesquisadores com larga experiência no campo. É um livro que apresenta uma discussão atual, cuja totalidade dos impactos ainda é desconhecida. É um livro destinado a enfocar pontos específicos dessas realidades emergentes, suscitando debates, discussões e novas pesquisas.

Raquel Recuero
Professora da Universidade Católica de Pelotas, RS.

 

Veja também

capa do livro

Horizontes do Jornalismo

Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais

Marcelo Kischinhevsky, Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira (orgs.)

capa do livro

Pesquisa social mediada por computador

Questões, metodologia e técnicas qualitativas

Telma Johnson

capa do livro

Jornalismo e linha editorial

Construção das notícias na imprensa partidária e comercial

Rafael Duarte Oliveira Venancio

capa do livro

A Linguagem do Telejornal

Um estudo da cobertura dos 500 anos do Descobrimento do Brasil

Beatriz Becker

capa do livro

Análise de Telejornais

Um modelo de exame da apresentação e estrutura de noticiários televisivos

Antônio Augusto Braighi

capa do livro

Introdução à História da Comunicação

Pablo Laignier e Rafael Fortes (organizadores)