capa do livro

Gerentes que Duram

Habilidades e Conhecimentos que Consolidam a Competência

Wagner Siqueira

“Gerentes que duram” guarda uma expectativa especial: transpor para os leitores um conjunto de competências que permitiram ao autor merecer o reconhecimento preservado ao longo de toda sua carreira profissional.

Mais um livro que testemunha o cuidado de Wagner Siqueira em registrar, devidamente criticadas, suas percepções dos cenários onde está inserido, permitindo que, ao serem editadas, levem a muitos profissionais experiências notáveis.

O compromisso com o aprimoramento do outro tem se transformado no foco central do que escreve o ilustre administrador.

Em “Gerentes que duram” ele foi mais longe. Preocupou-se em manter o sucesso do gestor no eixo dos tempos, buscando garantir a apresentação de elementos que possibilitassem os bons resultados, por longo período.

Assim, quando se decidiu a publicar o livro, percorreu alguns estágios previamente articulados.

Inicialmente, valendo-se da própria carreira listou uma série de assuntos que a seu juízo sustentam a durabilidade da caminhada. Lendo e relendo, construiu uma tabela de prioridades que permitiram selecionar os mais estratégicos. Valendo-se do bom hábito de registrar por escrito as suas experiências de vida, trouxe do seu arquivo pessoal os textos correspondentes aos assuntos selecionados, cuidando-se em agregar alguns outros, portadores de um olhar diferente do mesmo registro.

Aqui, um novo exercício se iniciava. Promovendo uma intensa leitura do que havia separado, atualizando suas afirmações de então, acrescentando uma observação complementar, provocando fusões, Wagner ao invés de construir o conteúdo de um novo livro, optou por doar aos leitores um pedaço da sua vida.

De minha parte, recebedor dos artigos periódicos do autor e leitor das suas obras anteriores, tomo a liberdade de dirigir a todos que tiveram a felicidade de adquirir “Gerentes que Duram”, uma proposta.

Vejo neste livro uma fonte permanente de consulta. Assim, haverá uma leitura inicial de reconhecimento, que deverá merecer em seguida, uma reflexão cuidadosa, preocupada em identificar e iluminar aspectos que precisam ser compreendidos com profundidade e praticados. Quando da leitura final, os insumos percebidos, certamente, permitirão que o leitor elabore seu plano geral de ação.

Sempre que um desafio exigir uma estratégia mais elaborada, retorne ao livro.

Nosso desejo é que o leitor possa ratificar, rapidamente, os propósitos do autor.

Eraldo Montenegro
Diretor-presidente da Divulgar Serviços Ltda

Veja também

capa do livro

Global: tribos, limites, líderes, redes, ecossistemas

Como entender a globalização do século XXI

Roberto Panzarani

capa do livro

Análise do ambiente corporativo - 2ª edição

Do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações

José Gilvomar R. Matos, Rosa Maria B. Matos e Josimar Ribeiro de Almeida

capa do livro

Análise do ambiente corporativo - gestão estratégica de custos

Análises de decisão e estudos de casos

José Gilvomar Rocha Matos, Rosa Maria Barbosa Matos e João Frederico Gonzalez

capa do livro

Introdução à Análise de Dados - 2. ed.

Rev.e ampl.

André Luiz Carvalhal da Silva

capa do livro

Fundos de Pensão

A opção da nova Previdência

José Francisco de Souza