capa do livro

Práticas pedagógicas e sujeitos criativos

potencialidades e desafios

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo-Nery

Neste livro, o brinquedo, a brincadeira, o jogo e a literatura são resgatados da restrita cientificização do saber, que esmaece a imaginação, e da compreensão da capacidade tecnológica dentro dos modelos imediatistas e fechados da educação, redutores da inovação e da criatividade.
Propõe uma pedagogia que implemente capacidades criativas e sujeitos seguros de suas potencialidades, considerando uma educação que estimula e afirma o indivíduo como integral, proativo, talentoso e construtor de saber. Coerente ao perfil contemporâneo de capacitação tecnológica das pessoas, apresenta desafios e perspectivas da Pedagogia na formação de professores motivados a fomentar mentes criativas e indivíduos empreendedores.
Sem cair no lugar mais fácil de exposição, generalizada, de um conjunto de abordagens teóricas sobre o tema, a autora relata diversas práticas produtivas dos seus anos de magistério superior na formação de docentes para a Educação infantil. A descrição de suas experiências em projetos realizados na UFMS/Campus Pantanal demonstra ser possível enfrentar dificuldades financeiras e limitações de recursos materiais e humanos para produzir uma nova forma de ensinar futuros professores a educar mentes criativas: que se reeduquem e reencontrem o lúdico no seu próprio processo de formação.

Veja também

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)

capa do livro

Vivências e Docência

Impactos na formação individual e na prática docente

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery

capa do livro

O Ensino à Distância na formação em Serviço Social

Análise de uma década

Andréa Araújo do Vale e Larissa Dahmer Pereira (orgs.)

capa do livro

De rodas, varejeiras e outros jeitos de aprender e ensinar

Elizabeth Tunes, Zoia Prestes e Roberto Bartholo (orgs.)