capa do livro

As ações do Pibid da UFRRJ

Pesquisa e Ensino na Baixada Fluminense

Rosa Maria Marcos Mendes e Jean Rodrigues Sales (orgs.)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é, atualmente, uma das mais importantes iniciativas no campo das políticas públicas destinadas à valorização do profissional da Educação, pois possibilita uma formação diferenciada trazendo novas perspectivas para os Discentes dos diversos Cursos de Licenciatura que participam do Programa.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ao ingressar no Pibid por meio do Edital MEC/Capes/FNDE, lançado em 12 de dezembro de 2007, reafirmou seu comprometimento com a formação do licenciando. Hoje, o Pibid encontra-se consolidado na UFRRJ, apresentando um número crescente de bolsistas participantes dos diferentes subprojetos e de escolas da rede pública de ensino dos municípios de Seropédica e Nova Iguaçu, localizados na Baixada Fluminense.

Em cada capítulo que integra este livro será apresentada uma síntese dos diversos olhares e perspectivas acerca das atividades que foram desenvolvidas no período de 2011/2013 a partir do esforço coletivo da Equipe do Pibid/UFRRJ/2011, que é formada por uma coordenadora institucional, uma coordenadora de área de Gestão de Processos Educacionais, 12 coordenadores de área de Subprojetos de Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia (dois campi – Seropédica e Nova Iguaçu), História (dois campi – Seropédica e Nova Iguaçu), Letras, Matemática (dois campi – Seropédica e Nova Iguaçu) e Química, 16 supervisores e 134 bolsistas de Iniciação à Docência.

Ampliar e dinamizar a formação dos licenciandos; propiciar um movimento pedagógico, no sentido de chamá-los à reflexão contínua sobre a escolha pela docência; permitir a integração entre teoria e prática são exemplos de ações que fizeram parte do objetivo maior do nosso projeto. O Pibid se apresenta como um grande diferencial na formação dos licenciandos e é dessa forma que entendemos ser possível alcançar a tão sonhada melhoria da educação brasileira, por meio de ações na Educação Básica, importante e decisivo alicerce para os níveis subsequentes.

Acreditamos que, ao longo destes dois anos, os bolsistas Pibid/UFRRJ que participaram do Edital/2011 tenham vivenciado a prática docente em seu sentido mais amplo, dentro da realidade do ambiente escolar da Rede Pública de Ensino Básico e, seguramente, poderão contribuir de forma significativa para uma transformação efetiva da qualidade do ensino.

Por fim, esperamos que essa publicação apresente o Pibid/UFRRJ (Edital 2011) pelas ações concretas que foram realizadas e aponte aspectos que devam ser discutidos e compartilhados. A proposta deste livro é também uma ação de prestação de contas à sociedade, uma vez que o Pibid é financiado com recursos públicos. Que a leitura seja prazerosa, tal qual foi a nossa rotina diária no convívio com nossos bolsistas e no ambiente escolar.

Rosa Maria Marcos Mendes

Coordenadora Institucional

Solange Viana Paschoal Blanco Brandolini

Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais

Veja também

capa do livro

De rodas, varejeiras e outros jeitos de aprender e ensinar

Elizabeth Tunes, Zoia Prestes e Roberto Bartholo (orgs.)

capa do livro

Comunicação, linguagem e análise do discurso

Notas do Seminário de Oratória

Antônio Augusto Braighi (org.)

capa do livro

Práticas pedagógicas e sujeitos criativos

potencialidades e desafios

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo-Nery