capa do livro

Música, som e cultura digital

Perspectivas comunicacionais brasileiras

Simone Pereira de Sá, Beatriz Polivanov e Simone Evangelista

Nas pesquisas realizadas na grande área de Comunicação, é relativamente raro encontrar um coletivo de pesquisadores que justifique o nome de “grupo de pesquisa”. O LabCult, com certeza, é um desses. Em 10 anos de funcionamento ininterrupto, o grupo liderado pela querida Simone Sá protagoniza algumas das pesquisas mais relevantes na área de música, som, mídia e tecnologia, posicionando-se sempre na vanguarda das reflexões da área. Essa coletânea reflete essa trajetória, abordando temas atualíssimos com complexidade, densidade e leveza. O livro atravessa algumas tendências de temáticas e abordagens do grupo, com ênfase na materialidade dos suportes de consumo musical (com capítulos sobre fita cassete, plataformas digitais e aplicativos de música), mas ampliando o debate para reflexões sobre jogos digitais, sonoridade em estádios de futebol, pop português, música eletrônica, gospel, sertanejo, poemas musicados, e flertando com questões de gênero (gender) e valor. Uma ampla agenda de pesquisa, realizada com foco, competência e criatividade.

Aliás, uma das marcas positivas do LabCult é a confirmação da possibilidade (e da eficácia) de conciliar pesquisa séria com afetos sinceros, combinando trabalho e lazer, chope e notebook. A inventividade e a profundidade analítica nas abordagens dos capítulos que aqui se encontram é resultado desse ambiente de debate e reflexão altamente produtivo e atento às contínuas transformações de nossa sociedade. Parabéns, Lab!

Felipe Trotta
Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Veja também

capa do livro

Nostalgias e mídia

No caleidoscópio do tempo

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

capa do livro

Repensando o lazer a partir da cultura digital

Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)

capa do livro

E o samba, sambou?

Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)

capa do livro

A Comunicação Multissensorial

Compreendendo modos de sentir

Ana Erthal

capa do livro

TeleVisões

Reflexões para além da TV

Ariane Holzbach e Mayka Castellano (org.)