Aumenta que isso aí é Rock and Roll
Mídia, Gênero Musical e Identidade
Percorrer as prateleiras
de uma loja de discos é abrir-se para o reconhecimento da impossibilidade
de dar conta de toda a música produzida no globo e ao mesmo tempo ser
tentado a compreender as produções de sentido presentes em um
pequeno nicho desse universo. O nosso exemplo aqui é o rock.
O presente livro propõe-se a examinar certas especificidades referentes
às práticas juvenis, localizadas na sua tensão com os processos
midiáticos de caráter global que identificam a cultura contemporânea.
Assim, a abordagem do rock como fenômeno midiático é efetuada
a partir dos fenômenos da globalização, dos desenvolvimentos
tecnológicos que permeiam as experiências culturais e de traços
característicos que articulam tanto a produção como o reconhecimento
de produtos que circulam em níveis global e local. Esse percurso coloca
em relevo as relações entre o sentimento de pertença que
conforma os grupamentos juvenis e as identidades forjadas na tensão entre
características mundializadas e suas apropriações locais.
Desse modo, Jeder Janotti Jr. procura contextualizar o rock em sua relação
com as mídias na cultura contemporâneaa partir de dados históricos
e de reflexões de autores oriundos dos estudos culturais e/ou da história
das mídias. Longe de apontar um distanciamento entre o consumo como ato
cultural e as transformações tecnológicas, o rock exemplificava
essa junção.