capa do livro

Aumenta que isso aí é Rock and Roll

Mídia, Gênero Musical e Identidade

Jeder Janotti Jr

Percorrer as prateleiras de uma loja de discos é abrir-se para o reconhecimento da impossibilidade de dar conta de toda a música produzida no globo e ao mesmo tempo ser tentado a compreender as produções de sentido presentes em um pequeno nicho desse universo. O nosso exemplo aqui é o rock.

O presente livro propõe-se a examinar certas especificidades referentes às práticas juvenis, localizadas na sua tensão com os processos midiáticos de caráter global que identificam a cultura contemporânea. Assim, a abordagem do rock como fenômeno midiático é efetuada a partir dos fenômenos da globalização, dos desenvolvimentos tecnológicos que permeiam as experiências culturais e de traços característicos que articulam tanto a produção como o reconhecimento de produtos que circulam em níveis global e local. Esse percurso coloca em relevo as relações entre o sentimento de pertença que conforma os grupamentos juvenis e as identidades forjadas na tensão entre características mundializadas e suas apropriações locais.

Desse modo, Jeder Janotti Jr. procura contextualizar o rock em sua relação com as mídias na cultura contemporâneaa partir de dados históricos e de reflexões de autores oriundos dos estudos culturais e/ou da história das mídias. Longe de apontar um distanciamento entre o consumo como ato cultural e as transformações tecnológicas, o rock exemplificava essa junção.

Veja também

capa do livro

Nostalgias e mídia

No caleidoscópio do tempo

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

capa do livro

Repensando o lazer a partir da cultura digital

Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)

capa do livro

E o samba, sambou?

Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)

capa do livro

A Comunicação Multissensorial

Compreendendo modos de sentir

Ana Erthal