capa do livro

Introdução à Análise de Dados - 2. ed.

Rev.e ampl.

André Luiz Carvalhal da Silva

Esse livro, estruturado de forma clara e objetiva, visa propiciar ao aluno uma visão introdutória da Análise Estatística de Dados, fornecendo conceitos que possam ser empregados em situações práticas do dia-a-dia. O texto enfatiza a parte prática, de forma que a fixação dos conceitos é obtida através de grande número de exercícios resolvidos, utilizando não somente fórmulas mas também a planilha eletrônica Microsoft Excel.

O livro está dividido em quatro capítulos. Os dois primeiros se focam na Estatística Descritiva, que se preocupa com a coleta, apresentação, organização e descrição dos dados.

Começamos nosso estudo com a organização dos dados e as principais medidas de tendência central. Em seguida, discutimos as medidas separatrizes e de dispersão. No terceiro capítulo, estudamos a Estatística Indutiva, em especial os problemas de estimação de parâmetros e testes de hipóteses. Finalmente, o último capítulo aborda os conceitos de covariância, correlação e regressão linear.

O propósito da obra é oferecer um material introdutório, que facilite ao máximo o aprendizado da Análise Estatística de Dados, privilegiando a objetividade e não a simples aplicação de fórmulas e equações de cálculo. Ao final de cada capítulo são propostos exercícios, acompanhados das respectivas respostas, de forma que o aluno possa acompanhar e verificar seu aprendizado.

 

Veja também

capa do livro

Argumentar

Leonidas Hegenberg e Flavio E. Novaes Hegenberg

capa do livro

Análise de Dados Experimentais

I. Fundamentos de Estatística e Estimação de Parâmetros

José Carlos Pinto e Marcio Schwaab

capa do livro

Análise de Dados Experimentais v. II

Planejamento de Experimentos

José Carlos Pinto e Marcio Schwaab

capa do livro

Planejamento de Experimentos usando o Statistica

Verônica Calado e Douglas Montgomery