capa do livro

Microscopia dos Materiais

Uma Introdução

Walter Mannheimer


Já há muitos anos que sentimos falta de um livro que aborde os aspectos básicos da microscopia moderna. A presente obra de Walter Mannheimer, ativo participante da comunidade de microscopistas brasileiros, vem suprir esta lacuna.

O autor, pioneiro no uso da microscopia na área da Metalurgia, tem tido importante participação na Escola Politécnica (EE) e na Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo atuado também no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL-Eletrobrás). Sua participação em várias sociedades científicas, nas agência nacionais de fomento à pesquisa científica e tecnológica, é reconhecida por todos.

Ainda que o presente livro seja escrito por um microscopista que trabalha na área dos materiais e tenha o título “Microscopia dos Materiais”, ressalto que a grande maioria dos capítulos trata de aspectos básicos sobre a microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão e microanálise, também utilizadas por aqueles que trabalham com materiais biológicos. Logo, o alcance deste livro é muito mais amplo do que o indicado pelo seu título.

Ressalto ainda a decisão do autor de publicar este livro sob o patrocínio da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, e a transferência para a SBMM dos direitos autorais desta obra, apoiando mais uma vez nossa sociedade. Registro aqui os agradecimentos em nome de toda a diretoria da SBMM.

 

Wanderley de Souza
Presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise

 

Veja também

capa do livro

Vibrações Mecânicas

Arthur Palmeira Ripper Neto

capa do livro

Planejamento de Experimentos usando o Statistica

Verônica Calado e Douglas Montgomery

capa do livro

Monitoramento da Qualidade do Ar

Teoria e Prática

Carlos Alberto Frondizi