capa do livro

Rio de encontros

Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade

Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Ilana Strozenberg, Sílvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon (orgs.)

Apresentação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Sílvia Borges Corrêa

Uma Instituição de Ensino Superior e um Núcleo de Pesquisa constroem conhecimentos e expandem redes e alcance através de suas próprias produções intelectuais, mas também por meio de parcerias. Este sexto livro da Coleção Contextos e Pesquisa dá concretude a uma parceria cara à ESPM Rio: a parceria com o Rio de Encontros. Temos aqui um formato diferente dos números anteriores da coleção, coletâneas nas quais contamos com professores e pesquisadores da ESPM Rio e de outras instituições que exploraram em seus textos temas variados, como a economia criativa, o consumo e o design.

Nas páginas que se seguem, Ilana Strozenberg e Teresa Guilhon, nossas parceiras idealizadoras e responsáveis pela organização dos eventos do Rio de Encontros, apresentam com propriedade e detalhes esse formato de livro e também os eventos realizados.

Cabe aqui apenas apontar que trata-se, mais uma vez, de uma coletânea que dá voz a um conjunto de pessoas – os participantes do Rio de Encontros e os autores dos capítulos – e que traz como tema central as redes virtuais em múltiplos aspectos. Como pensar em questões de tecnologia, informação, aprendizagem, colaboração, disputas, afetos, conflitos, ética e cidadania tendo as redes como elemento presente? Todos esses aspectos que permeiam nossas vidas on e off-line foram pensados, debatidos e aprofundados nos textos que compõem este livro.

Veja também

capa do livro

Territórios da Economia Criativa

Sílvia Borges Corrêa e Veranise Dubeux (orgs.)

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

capa do livro

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)