capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

A divulgação científica é pensada contemporaneamente como parte do trabalho da ciência. Infelizmente, ela é, na maioria das universidades e dos centros de pesquisa do Brasil, relegada a um plano secundário, quando não é inteiramente negligenciada. Assim, muito do que se produz em conhecimento científico no país é desconhecido fora de pequenos círculos. Por falta de visibilidade de sua produção, a população acaba por desconhecer a importância do investimento público em pesquisa nessas universidades e centros.

Pesquisadores e cientistas têm uma afinidade profunda com os grandes artistas e poetas, a de perseguir os sonhos e construir no intangível a morada de seus esforços criativos. À divulgação científica cabe trazer ao público o resultado desses trabalhos, dando-lhes concretude aos olhos dos leigos. Mas não apenas os resultados, por vezes tão demorados, das pesquisas; cabe à divulgação científica promover a informação sobre o próprio fazer das ciências na descrição de seu cotidiano, sobre a importância dos cientistas na transformação da sociedade e do ambiente ao redor, bem como estimular a formação de novas gerações de cientistas.

Ao atrair a atenção do público para as diversas áreas da ciência, a divulgação científica lança mão daquilo que, por muito tempo e sob variados aspectos, a ciência pareceu querer ocultar, o maravilhamento diante do mundo e da construção do conhecimento científico. O material que reunimos neste livro provém de reflexões sobre a divulgação científica a partir de diferentes áreas: da comunicação, da biologia, da área de saúde, da medicina veterinária, de letras e da história. Em nome de todos os autores, esperamos que nossas modestas contribuições ajudem no esforço de fortalecer a percepção sobre a importância da divulgação científica.

Boa leitura!

Mario Newman de Queiroz

Os primeiros 25 anos de Superinteressante: análise da trajetória na divulgação de ciência

Veja também

capa do livro

Estudos nos Gerais Mineiro

Interlocuções de pesquisas acadêmicas

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula | Daniel Coelho de Oliveira | Rômulo Soares Barbosa (orgs.)

capa do livro

Tempos, Ideias e Lugares

Escritos em Planejamento Urbano e Regional

Rosélia Piquet

capa do livro

Audiovisuais contemporâneos

desafios de pesquisa e metodologia

Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)

capa do livro

The Vulnerabilities of the Brazilian Health Industrial Complex

Industrial and Technological Health Policies

Lia Hasenclever, Julia Paranhos, Gabriela Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira (orgs.)