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Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

Grande parte da literatura sobre feitos humanos costuma destacar a “genialidade” de algum personagem através da exibição de suas criações. Entretanto, elas deixam de mostrar o esforço e a organização do trabalho envolvidos no desenvolvimento do processo criativo. Na maioria das vezes, boas ideias sem uma gestão de projeto nunca se transformarão em algo concreto, sendo abandonadas logo no início. Ao longo dos últimos anos, estudantes de diversas instituições têm sido desafiados a trabalhar no desenvolvimento de projetos, que se espera serem inovadores. Nesse processo, desenvolvem diferentes competências. Este livro foi escrito visando ajudar essas equipes a transformarem boas ideias em projetos que culminem com a solução de problemas concretos. Ele não tem a pretensão de ser uma receita rígida para o sucesso. É uma conversa entre um mentor e as equipes. Sua leitura exigirá muita prática e ajustes no desenvolvimento dos projetos.

Espero que ele possa contribuir para a construção de boas práticas na educação brasileira.

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