capa do livro

A ação pública de adaptação da agricultura à mudança climática no Nordeste...

Eric Sabourin | Lucia Marizy Ribeiro Oliveira | Frédéric Goulet | Eduardo Sávio Martins

A análise das políticas públicas para a agricultura e os territórios rurais e, em particular, para a sua adaptação às condições do semiárido nordestino é uma necessidade, mas também um desafio metodológico. Para a Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste (ReFBN), os estudos nesta área são particularmente relevantes.

Essa coletânea reúne contribuições que se enquadram no marco do primeiro objetivo específico da ReFBN: “promover uma cooperação científica e técnica entre o Brasil e a França para resiliência dos socioecossistemas semiáridos diante das mudanças climáticas”.

Neste livro, este tema é abordado através de uma série de estudos de caso que permitem ilustrar a complexidade do quadro da ação pública de adaptação às mudanças climáticas, bem como da sua diversidade no caso do setor agropecuário.

Esses estudos de caso trazem, portanto, um duplo enriquecimento.

Primeiro, em termos de conhecimento: as análises oferecem esclarecimentos sobre diferentes aspectos das políticas públicas de adaptação da agricultura às mudanças climáticas e à seca, desde a análise da sua construção, o papel dos atores institucionais, até seus primeiros efeitos.

Segundo, em termos metodológicos, várias abordagens das ciências humanas e sociais são mobilizadas. Elas se baseiam em vários quadros teóricos da agronomia, antropologia, ciência política, economia, geografia e sociologia. Esses enfoques mostram e ilustram, também, diversos processos de análise crítica e de acompanhamento dos instrumentos e dispositivos de ação pública.

A riqueza das análises aqui apresentadas é o reflexo do cruzamento dos trabalhos de um elenco de autores de diversos países e diferentes especialidades acadêmicas. A maioria deles tem coordenado as suas pesquisas no marco da Rede Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na América Latina, associada à edição desta coletânea.

A Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste (ReFBN) tem imenso prazer em apoiar, conjuntamente com a Embaixada da França no Brasil, esta obra. Temos certeza de que terá uma contribuição importante na dinâmica reflexiva e no cruzamento de olhares interdisciplinares sobre o papel das políticas para construir a sustentabilidade dos territórios rurais do semiárido nordestino.

Capítulo 1

Veja também

capa do livro

Fermentação Alcoólica de Vinhos

Condições e Estratégias

Evandro Ficagna e Angelo Gava

capa do livro

Sistemas y políticas de innovación para el sector agropecuario en América Latina

Frédéric Goulet, Jean-François Le Coq y Octavio Sotomayor (compiladores)

capa do livro

Ensaio sobre o mundo da rudeza dos fatos

Breviário do Brasil e engajamento das Ciências Ambientais

Carlos José Saldanha Machado

capa do livro

Reciclagem Química de Resíduos Plásticos

Tecnologias e Impactos

Alessandra Duailibe, José Carlos Pinto, Jorge Juan Soto Delgado

capa do livro

Modernização Tecnológica e Geografia

Luís Angelo dos Santos Aracri