capa do livro

A Prática da Gestão do Conhecimento em Empresas Públicas - vol. II

O caso da PETROBRAS

Eduardo José de Jesus Coelho e Milton José de Souza

Este é o segundo volume da coleção Cadernos Crie: A Prática da Gestão do Conhecimento. Estamos trazendo novamente para a comunidade de gestores do conhecimento outro projeto na área pública, só que, desta vez, com uma empresa reconhecida como líder mundial na exploração de campos offshore em águas profundas, a Petrobras.

Os autores deste projeto de Melhores Práticas inspiraram-se no modelo da BP Energy (ex-British Petroleum), o de “Lições Aprendidas” aplicada a uma estrutura organizada por ativos, semelhante à utilizada atualmente pela Petrobras, para desenvolver uma metodologia equivalente para sua empresa, utilizando como referencial teórico o modelo proposto pelo Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie). Eduardo José de Jesus Coelho e Milton José de Souza enfatizam que algumas empresas que vêm tentando apenas “salvar” suas informações estratégicas em iniciativas esparsas e isoladas de Gestão do Conhecimento, como comunidades técnicas e intermináveis bancos de dados, logo têm se dado conta de que não adianta enviar grandes quantidades de informação para novos empregados, sobretudo se não houver uma motivação e um sistema de suporte de GC integrado à empresa como um todo, sendo imperativo que o modelo permeie de forma efetiva por toda a estrutura organizacional.

O projeto realizado, apresentado aqui neste Caderno, trata-se de um Banco de Melhores Práticas que consiste na identificação, organização e divulgação das práticas desenvolvidas pela empresa, tanto as que resultaram em sucessos como aquelas que resultaram em fracassos. Seu principal desafio consiste na estruturação de um sistema que alie ampla abrangência, integrando os diferentes aspectos relativos ao conhecimento necessário para o desempenho das funções críticas, e facilidade de implementação. É isto que trazemos para vocês neste segundo volume da coleção Cadernos Crie.

Veja também

capa do livro

A Prática da Gestão do Conhecimento em Empresas Públicas - vol. I

O caso da RIOLUZ e o caso da EMAE

Fernando Pereira, Siclinda Omelczuk, José Antonio Cintra e Luiz Eduardo de Abreu

capa do livro

Transferindo Conhecimento Tácito

Uma abordagem construtivista

Sérgio Lins

capa do livro

Sentidos do Trabalho Humano

Miguel de Simoni, presença inspiração

Marcelo Firpo Porto e Roberto Bartholo (org.)

capa do livro

Da Gestão Estratégica à Gestão Estratégica da Informação

Como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica

José Poças Rascão

capa do livro

Conflitos, Gestão e Poder

um estudo de caso em uma agência bancária

Fabiana Meira