Qualitividade no Serviço Hospitalar
Uma metodologia para avaliação
Em recente pesquisa realizada
no STA/EST/UFF intitulada Desenvolvimento de Programas para Qualitividade em
Serviços, entretanto, foram identificadas algumas inconsistências
nesses modelos da qualidade e incoerência vis-a-vis a forma de aplicação
à realidade das organizações brasileiras, cujas variáveis
endógenas, exógenas e cultura são muito diferentes. Como
decorrência desses fatos, o projeto contemplou duas vertentes: uma, a
proposta de um novo modelo denominado Sistema e Gestão da Qualitividade
Total em Prestação de Serviços SGQTS e outra,
a metodologia de avaliação para implantação do modelo
de que trata este livro.
A partir dos resultados
do estudo do modelo proposto, fundamentado na abordagem sistêmica aberta
e contingencial com suas características-chave de excelência, desenvolveu-se
metodologia de avaliação para implantação levando
em conta os aspectos culturais e técnicos das organizações
em processo de mudança. A seguir, aplicou-se a metodologia de avaliação
a um hospital, para efeito de implantação do modelo. Analisam-se
e discutem-se aqui os resultados dessa avaliação. A metodologia
de avaliação estudada vem corrigir distorções na
forma como os Sistemas da Qualidade vêm sendo implantados no Brasil, constituindo-se,
por isso, em importante contribuição.