capa do livro

Discurso Publicitário e Consumo

Uma Análise Crítica

Fred Tavares

Ao abordar o caráter manipulatório do discurso publicitário, Frederico Augusto Tavares Junior convida-nos a uma reflexão lingüístico-ideológica sobre a relação causa/efeito na linguagem da propaganda. Para tanto, vale-se de arcabouço teórico adequado aos seus objetivos e revela-se competente analista de práticas discursivas, como a presente no anúncio analisado.

Fred Tavares, assim conhecido no mundo acadêmico, combina com maestria conceitos de vários autores - de Aristóteles a Muniz Sodré, passando por Bakhtin, Baudrillard e Fairclough - para aplicá-los em uma leitura crítica dos signos verbais e não-verbais imbricados no texto focalizado. Aponta a manipulação como estratégia discursiva e nos alerta para o perigo da sedução. Que venham novas leituras!

André Valente
Doutor em Língua Portuguesa
Professor UERJ/FACHA

Veja também

capa do livro

Mídia, Memória e Celebridades - 2a edição

Estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade

Micael Herschmann e Carlos Alberto Messeder Pereira

capa do livro

O Novo Mercado

Do Social ao Ambiental

Márcia Neves

capa do livro

A Sociedade na Tela do Cinema

Imagem e Comunicação

Héris Arnt e Ronaldo Helal

capa do livro

Comunicação, Cultura e Consumo

A (des)construção do espetáculo contemporâneo

João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)