capa do livro

Discurso Publicitário e Consumo

Uma Análise Crítica

Fred Tavares

Ao abordar o caráter manipulatório do discurso publicitário, Frederico Augusto Tavares Junior convida-nos a uma reflexão lingüístico-ideológica sobre a relação causa/efeito na linguagem da propaganda. Para tanto, vale-se de arcabouço teórico adequado aos seus objetivos e revela-se competente analista de práticas discursivas, como a presente no anúncio analisado.

Fred Tavares, assim conhecido no mundo acadêmico, combina com maestria conceitos de vários autores - de Aristóteles a Muniz Sodré, passando por Bakhtin, Baudrillard e Fairclough - para aplicá-los em uma leitura crítica dos signos verbais e não-verbais imbricados no texto focalizado. Aponta a manipulação como estratégia discursiva e nos alerta para o perigo da sedução. Que venham novas leituras!

André Valente
Doutor em Língua Portuguesa
Professor UERJ/FACHA

Veja também

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

capa do livro

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)

capa do livro

Design e Economia Criativa

ensaios para um campo plural

Mirella De Menezes Migliari (org.)