capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.24

jul/ago/set 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

O artigo que abre esta edição de Inteligência Empresarial traz o relato de um caso que merece reflexão. Trata-se da compra da empresa mineira Akwan, nascida na UFMG, pela gigante americana Google, em julho passado. Para os autores do artigo, José Arnaldo Deutscher, Thiago Renault e Nivio Ziviani, o caso Akwan é revestido de um caráter emblemático por sinalizar para os investidores a possibilidade de obtenção de retornos expressivos através do investimento nos estágios iniciais de uma empresa. Eles terminam por afirmar que, no Brasil, já temos os elementos essenciais para a constituição de sistemas locais de inovação – universidades, empresas inovadoras, incubadoras de empresa, recursos financeiros e mercado cada vez mais demandante de soluções inovadoras. “Falta construir um ambiente que favoreça as trocas entre estes atores, de forma a tecer a rede de instituições e pessoas que produz inovação e riqueza”, concluem.

Ainda dentro do escopo do tema do desenvolvimento, temos duas outras contribuições nesta edição. Uma delas é a dos pesquisadores Carlos Alberto Messeder Pereira e Micael Herschmann. Em seu artigo, eles fazem uma análise do papel da comunicação e da cultura como ferramentas para alavancar o desenvolvimento local sustentável. E apresentam uma proposta de metodologia de pesquisa que vem sendo empregada na análise de dois APLs fluminenses: o de Pedras Decorativas de Sto. Antônio de Pádua e de Moda Praia de Cabo Frio.

A outra contribuição é de nossa editora-executiva, Rosa Lima, na resenha do livro O Desenvolvimento Local no Estado do Rio de Janeiro – Estudos Avançados nas Realidades Municipais. Segundo ela, a principal conclusão do trabalho, organizado por Yves-A. Fauré e Lia Hasenclever, do Instituto de Economia da UFRJ, é que as quatro aglomerações produtivas estudadas – Campos, Macaé, Nova Friburgo e Itaguaí – estão ainda bastante distantes dos casos virtuosos de distritos industriais, como os da Terceira Itália.

Dentro do grande guarda-chuva da Gestão do Conhecimento, esta edição apresenta quatro artigos diferentes, porém complementares. Do Rio Grande do Sul, a professora Nara Bigolin nos traz quatro estudos de caso em que foram utilizadas técnicas de inteligência de negócios para a extração de conhecimento implícito nas organizações. Consultora-associada do Crie/UFRJ, a webdesigner Claudia Duarte reflete sobre a conceituação de conteúdo em ambientes tecnológicos de gestão. E propõe algumas referências para esta identificação, sem as quais “corre-se o risco de ampliar demasiadamente o escopo do projeto (com a inclusão de informações que não são conteúdo) e de dificultar a recuperação pelos usuários, devido ao estabelecimento de índices pouco relevantes ou mal adaptados conceitualmente à estrutura das informações”.

A professora Adelaide Antunes, da Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ, nos traz mais um artigo, desta vez escrito em co-autoria com seu aluno, o doutorando Roberto Giannini. Ele apresenta uma metodologia de tratamento e correspondência para análise de informações e geração de conhecimento, aplicados ao patenteamento de drogas no combate à tuberculose. Por fim, a doutora Raquel Balceiro, que trafega com facilidade tanto no mundo acadêmico quanto no corporativo – (ela hoje integra a área de Gestão do Conhecimento da Petrobras e é professora do MBKM, a pós-graduação ministrada pelo Crie/Coppe) – reflete em seu artigo sobre o papel do profissional do conhecimento. Apresentando as contradições do mercado de trabalho e suas exigências, e o atual processo de formação de competências, tanto nas escolas como nas empresas, ela aborda as possibilidades para o futuro da gestão destes profissionais.

Boa leitura!

Os Editores

Veja também

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.15

Abril de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Manual de Organização II

Metodologia com Formulários

Tadeu Cruz

capa do livro

Workflow II

A Tecnologia que Revolucionou Processos

Tadeu Cruz

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.23

abr/mai/jun 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.04

Julho de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

capa do livro

Transferindo Conhecimento Tácito

Uma abordagem construtivista

Sérgio Lins