Diálogos sobre Ensino, Educação e Cultura
O presente livro é fruto do esforço de um conjunto de professores(as) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, para trazer a público os resultados de suas reflexões e de suas pesquisas, algumas ainda em andamento. Esses(as) professores(as)/pesquisadores(as) são integrantes do Grupo Multidisciplinar em Fundamentos da Prática Educativa (FUPE). Nesse sentido, observa-se que a preocupação que eles e elas expressam nesse livro giram em torno de três temas fulcrais para a cena brasileira: o ensino, a educação e a cultura. A organização interna dos trabalhos que compõem o livro procurou obedecer a essa lógica, embora não tenhamos separado os diversos artigos por seções ou coisa parecida. Preferimos separá-los por capítulos.
Podemos observar que os
primeiros artigos do livro possuem a forte preocupação com a educação
escolar, traçando perfil de professoras e professores, discutindo a formação
continuada tendo a universidade como um espaço de convivência,
desvelando os mitos presentes na prática pedagógica do ensino
de matemática ou no ensino de física e as possibilidades da construção
do saber via etnociência.
Em seguida, encontramos
aqueles trabalhos mais atinentes aos assuntos históricos, como a pesquisa
e o ensino em História da Educação e dois estudos que se
aproximam, um sobre a ludicidade e arte-educação e outro, sobre
o corpo e o lúdico, em uma perspectiva histórica, mesmo que abordem
seus objetos através de diferentes ângulos.
Por último, encontramos
três ensaios preocupados em refletir sobre a escola, a cidadania, o professor
e a sala da aula e as interações entre cultura, educação
e formação humana.
Diálogos sobre ensino,
educação e cultura é um livro voltado para as preocupações
atuais colocadas pela cena educacional brasileira, podendo, pois, servir de
apoio, de orientação e de auxílio na reflexão de
pesquisadores, professores, gestores escolares, pais e diferentes sujeitos interessados
na discussão dos desafios vividos pela educação que, nos
dizeres de Durkheim, é um processo metódico de socialização.
Esperamos assim, levar
ao público um pouco dos nossos esforços cotidianos para refletir,
transmitir e produzir conhecimento sobre a realidade da educação,
em diferentes dimensões.
Para terminar, não
devemos deixar que a cobrança para que produzamos mais e mais, em um
típico efeito Leitmotiv, nos tire a satisfação e a alegria
daquilo que produzimos. Posso então, falar da nossa alegria de podermos
socializar o conhecimento aqui levado ao público mais amplo, principalmente
aos professores do Ensino Básico, já que o livro estabelece a
possibilidade de ser transportado aos mais diferentes e longínquos lugares,
ampliando as fronteiras do difícil acesso aos bens culturais. Aqui, a
palavra escrita, contrariando o poeta Mário Quintana, é muito
mais do que uma borboleta morta espetada em uma página. Ela
pode significar uma possibilidade de esperança e de diálogo com
os profissionais da educação espalhados por esse Brasil à
fora.
Quero ainda agradecer a todos os autores que cederam seus trabalhos para essa publicação e à UFSJ por disponibilizar recursos sem os quais essa publicação dificilmente sairia. Ao apoiar o FUPE a Universidade apóia toda a comunidade acadêmica para que traga a público suas reflexões e produções sobre os diversos campos do conhecimento sobre os quais ela se ocupa.
São
João del-Rei, abril de 2006
O organizador