capa do livro

Informe Anual 2000

Telecomunicações e Tecnologias da Informação

Márcio Wohlers e Cristiano Plaza

O Informe Anual nasce com a preocupação de refletir os rumos das novas tecnologias da informação e o alicerce decisivo do desenvolvimento econômico.

As profundas transformações tecnológicas, econômicas e institucionais do setor de telecomunicações, bem como seu estreito vínculo com a globalização do mundo contemporâneo, ocorrem em um ambiente em forte mutação, carregado de riscos e incertezas, mas repleto de oportunidades e expectativas. A convicção de que o setor ainda sofrerá mudanças significativas no futuro próximo, deu origem à elaboração de um Informe Anual de Telecomunicações e Tecnologias da Informação, cujo desígnio é contribuir, na medida do possível, para o entendimento de sua evolução e das tendências predominantes no começo do novo século, bem como para auxiliar a divulgação de seu desempenho para um público mais amplo, não restrito à comunidade profissional.

Esta obra acompanha plenamente a iniciativa realizada na Espanha por Cristiano Plaza e sua equipe, em que se destacam os engenheiros Julio Fernández Ferreira e o economista Modesto Lorenzo, a qual resultou nas edições de 1999 e 2000 do Informe Anual Espanhol, cuja venda vem registrando um enorme sucesso.

Nesta edição, resolvemos manter a estrutura do Informe Espanhol e traduzir sete artigos que tratam de assuntos de interesse ao leitor brasileiro. Traduzidos por Dolores Monteiro, esses artigos foram escritos por Cristiano Plaza, Jesús Cabrera de la Iglesia, Julio Fernández Ferreira, Julio Linares, Fernando Reymundo, Luis Camarena e Modesto Lorenzo. Os demais trabalhos foram realizados pela equipe do CELAET (Centro Latino-Americano de Estudos da Economia das Telecomunicações) e por especialistas de notório saber que atuam nas telecomunicações do Brasil.

A coordenação dos trabalhos deste Informe foi feita em conjunto com o economista Rafael Oliva, mestre em Economia das Telecomunicações pela Unicamp. Também colaboraram o Prof. Hamilton Ferreira Jr., da Universidade Federal da Bahia, o economista Luiz Alberto Lima Teixeira e os estagiários André Correa, Katia de Almeida, Mariana Savedra e Matheus Stivali.

Márcio Wohlers
Cristiano Plaza

Veja também

capa do livro

Brasil eficiente, Brasil cidadão - eletronico

A tecnologia a serviço da justiça social

Rosa Lima e organização de Marcos Cavalcanti