Edméa Santos e Lynn Alves (org.)
Alexandra Okada
Doutora em Educação, Currículo na PUC/SP. Pesquisadora
e membro do Knowledge Media Institute The Open University Inglaterra.
Professora e coordenadora do curso on-line de extensão: Uso de
Software na Pesquisa qualitativa da PUC/SP COGEAE. Colaboradora do Projeto Science
UPD8. Professora Tutora da FGV Online em pesquisa de Mercado. Atuou em diversos
projetos de formação de Educadores a distância no Brasil
na PUC-SP em parceria com MEC.
E-mail: a.l.p.okada@open.an.uk
site: http://www.kmi.open.ac.uk/people/ale
Ana Regina Vilares
Pedagoga e mestre em Educação pela UNESA. Professora da Rede Municipal
de Ensino do Rio de Janeiro. Tutora do CEDERJ e do FGV Online.
E-mail: anar.vilares@gmail.com
Ângela Álvares
Correia Dias
Doutora pela Universidade de Londres, mestre pela Universidade de Nova York,
professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de
Brasília (UnB), atuando na Graduação e no Programa de Pós
Graduação em Tecnologias e Educação; líder
do Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação Hipertextual.
E-mail: angelacdias@bol.com.br
Arnaud Soares de Lima
Junior
Doutor em Educação e Comunicação pela FACED/UFBA,
professor da UNEB.
E-mail: arnaud@atarde.com.br
Cristina dÁvila
Doutora em Educação pela UFBA, com estágio doutoral na
Université de Montréal, Canadá. Professora-adjunta da Faculdade
de Educação FACED/UFBA. Professora-adjunta do Departamento
de Educação Campus I e do mestrado em Educação e
Contemporaneidade UNEB.
Endereço para correspondência: Universidade do Estado da Bahia
UNEB, Campus I, mestrado em Educação e Contemporaneidade.
Rua Silveira Martins, 2.555, Cabula, 41150-000 Salvador/BA.
E-mail: cmdt@ufba.br
Edméa Oliveira
dos Santos
Doutora em Educação pela UFBA. Desenvolve pesquisas didáticas
e acadêmicas sobre a educação on-line e suas implicações
na prática do docente-pesquisador. Atua também na área
de gestão de pessoas discutindo processos formativos (Mentoria e e-learning)
no contexto da educação corporativa. Desenvolve roteiros e desenhos
didáticos para projetos de educação on-line em espaços
acadêmicos e corporativos. Atualmente é professora visitante no
Programa de Mestrado em Educação da UFJF.
E-mail: mea2@uol.com.br
Site: http://www.docenciaonline.pro.br/moodle
Telefones para contato: (21) 9139-3437/2244-6450.
Eleonora Jorge Ricardo
Mestre em Educação na linha de pesquisa em tecnologias de informação
e comunicação pela Estácio de Sá. Coordenadora do
Núcleo de Estudos Corporativos do Instituto Metodista Bennett. Atua no
Núcleo de Pedagogia Institucional da Faculdade de Educação
da UERJ. É pesquisadora e consultora nas áreas da educação
a distância, educação corporativa e informática educativa.
Membro do Conselho Científico da ABT.
E-mail: eleonora@ejrworldlearnng.com.br;
eleonora@bennett.br
Fernando Cezar Bezerra
de Andrade
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor do Departamento
de Fundamentação da Educação da Universidade Federal
da Paraíba (UFPB).
E-mail: frazec@uol.com.br
Filomena Maria Gonçalves
da Silva Cordeiro Moita
Doutora em Educação pela UFPb, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
Professora do Departamento de Letras e Educação da Universidade
Estadual da Paraíba UEPB.
E-mail: filomena@openline.com.br;
filomena.moita@uol.com.br
Gustavo H. Santos
Mestre em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós-Graduação
e Pesquisa, Fundação Visconde de Cairu CEPPEV, Salvador/BA.
E-mail: gustavohsantos@uol.com.br
Heloisa Padilha
Mestre em Educação pela PUC-Rio. Diretora da Linha Mestra Consultoria
Psicopedagógica.
E-mail: hpadilha@linhamestra.com
Jacqueline Leal
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Especialista
em Educação e Novas Tecnologias da Informação e
Comunicação da UCSal e professora do Departamento de Educação
da UNEB Campus I
E-mail: jacquelinelealsilva@yahoo.com.br
Karina da Silva Moura
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade
Brasília (UnB). Pesquisadora de Iniciação Científica
(PIBIC/UnB/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação
Hipertextual, atuando na linha de pesquisa Hipertexto na Cultura.
E-mail: karinasmoura@gmail.com
Laura M. Coutinho Lopes
Mestre em Informática pela UFRJ, especialista em Educação
a Distância. Diretora da Empresa Didak Consultoria Ltda.
E-mail: laura.coutinho@infolink.com.br
Lucia Regina Goulart
Vilarinho
Doutora em Educação pela UFRJ/1987. Professora dos cursos de Mestrado
em Educação e Direito da Universidade Estácio de Sá.
Professora inativa da UFRJ.
E-mail: lgvilarinho@netbotanic.com.br
Lynn Alves
Mestre e Doutora em Educação e Comunicação pela
FACED UFBA, professora da graduação e do mestrado em Educação
e Contemporaneidade do Departamento de Educação da UNEB
Campus I e da Fundação Visconde de Cairu no mestrado em Modelagem
Computacional. Autora do livro Game over: jogos eletrônicos e violência.
E-mail: lynnalves@yahoo.com.br
Site: http://www.lynn.pro.br;
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br
Máira Pereira
Mestre em Administração Pública e Empresarial (EBAPE-FGV),
psicóloga (UFRJ), gerente de projetos e consultora educacional na ID
Projetos Educacionais, professora e mentora do Programa FGVOnline, pesquisadora
e consultora nas áreas de docência on-line, educação
corporativa e gestão com pessoas.
E-mail: mairapereira@uol.com.br;
maira@idprojetoseducacionais.com.br
Site: http://www.idprojetoseducacionais.com.br
Marcelo A. Moret
Doutor e mestre em Física, professor do Departamento de Física
da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS.
E-mail: moret@cairu.br
Marco Silva
Sociólogo e doutor em Educação. Professor-pesquisador do
Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Estácio de Sá (RJ) e da Faculdade de Educação
da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador da Pós-Graduação
Lato Sensu em Informática Aplicada à Educação na
UERJ. Avaliador do MEC para credenciamento de IES em Educação
a Distância. Autor do livro Sala de aula interativa (2000) e coordenador
dos livros Educação on-line (2003) e Avaliação da
aprendizagem em educação on-line (2006).
E-mail: marco@msm.com.br
Site: http://www.saladeaulainterativa.pro.br
Maria Esther Provenzano
Socióloga pela PUC-RJ, especialista em avaliação a distância
pela UnB e mestre em Educação pela UNESA. Coordenadora da Divisão
de Projetos Educacionais do CEFET-RJ.
E-mail: nuedi@cefet-rj.br; provenzano@terra.com.br
Monica Rabello de Castro
Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, mestre em Filosofia da Educação
pela FGV-RJ, graduada em Matemática pela PUC-RJ. É professora
da Graduação Tecnológica e do Mestrado em Educação
da Universidade Estácio de Sá.
E-mail: rabellomonica@uol.com.br
Mônica Waldhelm
Professora de Biologia CEFET-RJ, doutoranda em Educação
pela PUC-RJ. Co-autora de livros didáticos de ensino fundamental e médio,
consultora em Educação da TV-Escola e Fundação Roberto
Marinho.
E-mail: mwaldhelm@gmail.com
Patrícia Lupion
Torres
Pedagoga, mestre em Educação pela PUCPR e Doutora em Engenharia
de Produção Mídia e Conhecimento pela UFSC, professora
do mestrado em Educação e Diretora de Educação a
Distância da PUCPR.
E-mail: patorres@terra.com.br
Rita de Cássia
Veiga Marriott
Professora de Inglês e Português, mestre em Educação
pela PUCPR, pesquisadora do grupo Educação, Comunicação
e Tecnologia da PUCPR, atualmente reside na Inglaterra onde trabalha com Treinamento
de professores sobre mapas conceituais no ensino/aprendizagem.
E-mail: ritamarriott@yahoo.com.uk
Sandra Tonidandel
Graduada em Ciências Biológicas pela USP. Mestranda em Educação:
Ensino de Ciências e Matemática na USP. Professora de Ciências
há 16 anos e coordenadora do Departamento de Ciências Físicas
e Biológicas do Colégio Dante Alighieri, desenvolvendo vários
projetos interdisciplinares que privilegiam a autonomia e autoria do aluno.
E-mail: sandra.tonidandel@cda.colegiodante.com.br
Sergio de Oliveira Santos
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá,
graduado em Matemática e Ciências Biológicas pela Universidade
Castelo Branco. É professor da Graduação Tecnológica
da Universidade Estácio de Sá.
E-mail: algoserg@terra.com.br
Site: http://www.artigosmultimidia.pro.br
Solange Maria do Nascimento
Nogueira
Mestre e professora-adjunta do Departamento de Educação, Campus
I UNEB. Endereço para correspondência: Rua Silveira Martins,
2555, Cabula 41150.000 Salvador-BA.
E-mail: smnog@uol.com.br
Tânia Maria Hetkowski
Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI/RS e Doutora
em Educação e Comunicação pela FACED UFBA,
professora da graduação e do mestrado em Educação
e Contemporaneidade do Departamento de Educação da UNEB
Campus I.
E-mail: hetk@uol.com.br
Tony Sherborne
Diretor e Professor Doutor do Centro de Educação de Ciências
da Universidade de Sheffield Hallam no Reino Unido. Cientista e Mestre pela
Universidade de Cambridge. Autor do Science UPD8, colaborador do currículo
no Reino Unido. Por nove anos, tem trabalhado em projetos que trazem a ciência
contemporânea e estratégias novas de ensino e aprendizagem para
várias das escolas em diversos países do mundo.
E-mail: t.sherborne@sheffield.ac.uk
Site: http://www.crackingscience.com
Valdenice Minatel Melo
de Cerqueira
Mestre em Educação e Currículo Novas Tecnologias
(PUCSP). Atualmente coordena o Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio
Dante Alighieri, desenvolvendo projetos interdisciplinares com alunos e professores,
de inclusão digital e de formação continuada de professores
em ambientes de ensino e aprendizagem a distância. É professora
do curso de pós-graduação Informática Aplicada
à Educação da Universidade Mackenzie.
E-mail: valdenice.minatel@cda.colegiodante.com.br