capa do livro

Edméa Santos e Lynn Alves (org.)

Alexandra Okada
Doutora em Educação, Currículo na PUC/SP. Pesquisadora e membro do Knowledge Media Institute – The Open University – Inglaterra. Professora e coordenadora do curso on-line de extensão: Uso de Software na Pesquisa qualitativa da PUC/SP COGEAE. Colaboradora do Projeto Science UPD8. Professora Tutora da FGV Online em pesquisa de Mercado. Atuou em diversos projetos de formação de Educadores a distância no Brasil na PUC-SP em parceria com MEC.
E-mail: a.l.p.okada@open.an.uk
site: http://www.kmi.open.ac.uk/people/ale

Ana Regina Vilares
Pedagoga e mestre em Educação pela UNESA. Professora da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Tutora do CEDERJ e do FGV Online.
E-mail: anar.vilares@gmail.com

Ângela Álvares Correia Dias
Doutora pela Universidade de Londres, mestre pela Universidade de Nova York, professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Tecnologias e Educação; líder do Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq “Educação Hipertextual”.
E-mail: angelacdias@bol.com.br

Arnaud Soares de Lima Junior
Doutor em Educação e Comunicação pela FACED/UFBA, professor da UNEB.
E-mail: arnaud@atarde.com.br

Cristina d’Ávila
Doutora em Educação pela UFBA, com estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá. Professora-adjunta da Faculdade de Educação – FACED/UFBA. Professora-adjunta do Departamento de Educação Campus I e do mestrado em Educação e Contemporaneidade – UNEB.
Endereço para correspondência: Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I, mestrado em Educação e Contemporaneidade. Rua Silveira Martins, 2.555, Cabula, 41150-000 Salvador/BA.
E-mail: cmdt@ufba.br

Edméa Oliveira dos Santos
Doutora em Educação pela UFBA. Desenvolve pesquisas didáticas e acadêmicas sobre a educação on-line e suas implicações na prática do docente-pesquisador. Atua também na área de gestão de pessoas discutindo processos formativos (Mentoria e e-learning) no contexto da educação corporativa. Desenvolve roteiros e desenhos didáticos para projetos de educação on-line em espaços acadêmicos e corporativos. Atualmente é professora visitante no Programa de Mestrado em Educação da UFJF.
E-mail: mea2@uol.com.br
Site: http://www.docenciaonline.pro.br/moodle
Telefones para contato: (21) 9139-3437/2244-6450.

Eleonora Jorge Ricardo
Mestre em Educação na linha de pesquisa em tecnologias de informação e comunicação pela Estácio de Sá. Coordenadora do Núcleo de Estudos Corporativos do Instituto Metodista Bennett. Atua no Núcleo de Pedagogia Institucional da Faculdade de Educação da UERJ. É pesquisadora e consultora nas áreas da educação a distância, educação corporativa e informática educativa. Membro do Conselho Científico da ABT.
E-mail: eleonora@ejrworldlearnng.com.br; eleonora@bennett.br

Fernando Cezar Bezerra de Andrade
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
E-mail: frazec@uol.com.br

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Doutora em Educação pela UFPb, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professora do Departamento de Letras e Educação da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
E-mail: filomena@openline.com.br; filomena.moita@uol.com.br

Gustavo H. Santos
Mestre em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa, Fundação Visconde de Cairu – CEPPEV, Salvador/BA.
E-mail: gustavohsantos@uol.com.br

Heloisa Padilha
Mestre em Educação pela PUC-Rio. Diretora da Linha Mestra Consultoria Psicopedagógica.
E-mail: hpadilha@linhamestra.com

Jacqueline Leal
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação da UCSal e professora do Departamento de Educação da UNEB – Campus I
E-mail: jacquelinelealsilva@yahoo.com.br

Karina da Silva Moura
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Brasília (UnB). Pesquisadora de Iniciação Científica (PIBIC/UnB/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq “Educação Hipertextual”, atuando na linha de pesquisa “Hipertexto na Cultura”.
E-mail: karinasmoura@gmail.com

Laura M. Coutinho Lopes
Mestre em Informática pela UFRJ, especialista em Educação a Distância. Diretora da Empresa Didak Consultoria Ltda.
E-mail: laura.coutinho@infolink.com.br

Lucia Regina Goulart Vilarinho
Doutora em Educação pela UFRJ/1987. Professora dos cursos de Mestrado em Educação e Direito da Universidade Estácio de Sá. Professora inativa da UFRJ.
E-mail: lgvilarinho@netbotanic.com.br

Lynn Alves
Mestre e Doutora em Educação e Comunicação pela FACED – UFBA, professora da graduação e do mestrado em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação da UNEB – Campus I e da Fundação Visconde de Cairu no mestrado em Modelagem Computacional. Autora do livro Game over: jogos eletrônicos e violência.
E-mail: lynnalves@yahoo.com.br
Site: http://www.lynn.pro.br; http://www.comunidadesvirtuais.pro.br

Máira Pereira
Mestre em Administração Pública e Empresarial (EBAPE-FGV), psicóloga (UFRJ), gerente de projetos e consultora educacional na ID Projetos Educacionais, professora e mentora do Programa FGVOnline, pesquisadora e consultora nas áreas de docência on-line, educação corporativa e gestão com pessoas.
E-mail: mairapereira@uol.com.br; maira@idprojetoseducacionais.com.br
Site: http://www.idprojetoseducacionais.com.br

Marcelo A. Moret
Doutor e mestre em Física, professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
E-mail: moret@cairu.br

Marco Silva
Sociólogo e doutor em Educação. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ) e da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Informática Aplicada à Educação na UERJ. Avaliador do MEC para credenciamento de IES em Educação a Distância. Autor do livro Sala de aula interativa (2000) e coordenador dos livros Educação on-line (2003) e Avaliação da aprendizagem em educação on-line (2006).
E-mail: marco@msm.com.br
Site: http://www.saladeaulainterativa.pro.br

Maria Esther Provenzano
Socióloga pela PUC-RJ, especialista em avaliação a distância pela UnB e mestre em Educação pela UNESA. Coordenadora da Divisão de Projetos Educacionais do CEFET-RJ.
E-mail: nuedi@cefet-rj.br; provenzano@terra.com.br

Monica Rabello de Castro
Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, mestre em Filosofia da Educação pela FGV-RJ, graduada em Matemática pela PUC-RJ. É professora da Graduação Tecnológica e do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá.
E-mail: rabellomonica@uol.com.br

Mônica Waldhelm
Professora de Biologia – CEFET-RJ, doutoranda em Educação pela PUC-RJ. Co-autora de livros didáticos de ensino fundamental e médio, consultora em Educação da TV-Escola e Fundação Roberto Marinho.
E-mail: mwaldhelm@gmail.com

Patrícia Lupion Torres
Pedagoga, mestre em Educação pela PUCPR e Doutora em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento pela UFSC, professora do mestrado em Educação e Diretora de Educação a Distância da PUCPR.
E-mail: patorres@terra.com.br

Rita de Cássia Veiga Marriott
Professora de Inglês e Português, mestre em Educação pela PUCPR, pesquisadora do grupo Educação, Comunicação e Tecnologia da PUCPR, atualmente reside na Inglaterra onde trabalha com Treinamento de professores sobre mapas conceituais no ensino/aprendizagem.
E-mail: ritamarriott@yahoo.com.uk

Sandra Tonidandel
Graduada em Ciências Biológicas pela USP. Mestranda em Educação: Ensino de Ciências e Matemática na USP. Professora de Ciências há 16 anos e coordenadora do Departamento de Ciências Físicas e Biológicas do Colégio Dante Alighieri, desenvolvendo vários projetos interdisciplinares que privilegiam a autonomia e autoria do aluno.
E-mail: sandra.tonidandel@cda.colegiodante.com.br

Sergio de Oliveira Santos
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Matemática e Ciências Biológicas pela Universidade Castelo Branco. É professor da Graduação Tecnológica da Universidade Estácio de Sá.
E-mail: algoserg@terra.com.br
Site: http://www.artigosmultimidia.pro.br

Solange Maria do Nascimento Nogueira
Mestre e professora-adjunta do Departamento de Educação, Campus I – UNEB. Endereço para correspondência: Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – 41150.000 Salvador-BA.
E-mail: smnog@uol.com.br

Tânia Maria Hetkowski
Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI/RS e Doutora em Educação e Comunicação pela FACED – UFBA, professora da graduação e do mestrado em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação da UNEB – Campus I.
E-mail: hetk@uol.com.br

Tony Sherborne
Diretor e Professor Doutor do Centro de Educação de Ciências da Universidade de Sheffield Hallam no Reino Unido. Cientista e Mestre pela Universidade de Cambridge. Autor do Science UPD8, colaborador do currículo no Reino Unido. Por nove anos, tem trabalhado em projetos que trazem a ciência contemporânea e estratégias novas de ensino e aprendizagem para várias das escolas em diversos países do mundo.
E-mail: t.sherborne@sheffield.ac.uk
Site: http://www.crackingscience.com

Valdenice Minatel Melo de Cerqueira
Mestre em Educação e Currículo – Novas Tecnologias (PUCSP). Atualmente coordena o Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, desenvolvendo projetos interdisciplinares com alunos e professores, de inclusão digital e de formação continuada de professores em ambientes de ensino e aprendizagem a distância. É professora do curso de pós-graduação “Informática Aplicada à Educação” da Universidade Mackenzie.
E-mail: valdenice.minatel@cda.colegiodante.com.br



Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)