Jairo Ferreira (Org.)
Dulcemar Costa
Mestre em Comunicação pela UFMG; pós-graduada em Comunicação
e Gestão Empresarial pela PUC/MG; jornalista pela UFMG; sócia-fundadora
da BH Press, onde é a responsável pela coordenação
do atendimento a demandas de empresas como Samarco, Gerdau Açominas,
Holcim e Grupo Belgo Arcelor Mittal. Professora dos cursos de especialização
em Comunicação da PUC Minas, Centro Universitário do Leste
de Minas Gerais e Escola do Legislativo de Minas Gerais, é pesquisadora
da Comunicação das organizações, com especial interesse
no tema da responsabilidade social das organizações.
dulcemar@bhpress.com.br
Eduardo A. Vizer
Professor Visitante no PPGCOM-UFRGS; bacharel na UBA e doutor em Sociologia.
Professor Titular Regular da disciplina Promoção Comunitária
e Comunicação Comunitária. Coordenador do projeto e fundador
do curso de Ciências da Comunicação na Universidade de Buenos
Aires. Coordenador de Epistemologia e Teoria do Conhecimento: mestre em Estudos
Sociais e Culturais, Universidade Nacional da Pampa. Avaliador de Pós-graduações
CONEAU, da Universidade de Massachussets (UMASS).
Consultorias: International Council for Canadian Studies, Human Resources Development
Canada (HRDC), Canada-Fulbright Program International Mobility in Higher
Education Program (IMHEP), Ottawa. Secretaria de Ciência e Técnica
da Nação (SECYT) Plano Nacional de Ciência e Tecnologia.
Ex-Fulbright Fellow (EUA), bolsista Internationes (Berlin), ICCS (Ottawa, Canadá);
e professor visitante PPG em Comunicação, Unisinos, (Capes) Brasil.
Membro Internacional da Board of Editors de Psychline (Chicago) e Cyberlegenda
(Universidade Fluminense, Rio de Janeiro).
evizer@yahoo.com
Fernando Andacht
Doutor em Comunicação e Informação, UFRGS; professor
associado no Departamento de Comunicação da Universidade de Ottawa;
professor colaborador no Programa de Mestrado em Comunicação e
Linguagens, Universidade Tuiuti de Paraná (UTP). Pesquisador do CNPq.
Publicações: Le discret charme des hyper-rituels culinaires dans
Big Brother Brasil, (In: Scènes gourmandes: Rencontres Biennale Internationale
des Arts Culinaires, 2006); Violencia mítica y legitimidad social
(De Signis, 2006); Elementos semióticos para abordar la comunicación
indicial de cada día (In: Semióticas Audiovisuales La
reflexividad mediática en el género indicial documental,
2005); La reflexividad mediática en el género indicial documental
(Enl@ce: Revista Venezolana de Informacion, Tecnologia y Conocimiento,
2005); O mal como esse obscuro objeto de desejo: a representação
do crime nos programas Linha Direta e Ciudad Oculta (Ecos. Revista da Escola
de Comunicação Social, 2005); Uma proposta analítica
da imagen da celebridade na mídia (Revista Tecnología e Sociedade,
2005); Fight, love and tears: an analysis of the reception of Big Brother in
Latin America (In: Big Brother International, 2004).
fandacht@uottawa.ca
Francisco José Paoliello Pimenta
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade
Federal de Juiz de Fora (1981); mestrado em Comunicação e Semiótica
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987)
e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, sendo um ano como pesquisador
CNPq na Tisch School of the Arts da New York University (1993). Foi jornalista
dos Diários Associados, revista Manchete, Agência
Estado e Jornal da Tarde e tradutor. Atualmente é professor
associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na
área de Comunicação, com ênfase em Comunicação
Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação,
Semiótica, Hipermídia, Ativismo Global e Multimeios.
paoliello@acessa.com
Francisco Rüdiger
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor
em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Leciona na
Universidade Federal e na Faculdade de Comunicação da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Seus últimos livros
são Martin Heidegger e a Questão da Técnica e
Introdução às teorias da cibercultura, ambos publicados
pela Sulina (Porto Alegre, 2006, 2004).
frudiger@pucrs.br
Irene Machado
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo; mestre em Comunicação
e Semiótica pela PUC-SP. Fundadora da Associação Brasileira
de Estudos Semiótiocos (2001-2003). Idealizadora do Projeto e Editora
Científica de Galáxia. Revista Transdisciplinar de Comunicação.
Semiótica. Cultura (2001-2004). Coordenadora do projeto CNPq: Semiosfera:
Espaços Semióticos Compartilhados. Autora, dentre outros, de Analogia
do dissimilar. Bakhtin e o formalismo russo (1985); O romance e a voz. A prosaica
dialógica de Mikhail Bakhtin (1994); Escola de semiótica. A experiência
de Tártu-Moscou para os estudos da cultura. Foi professora de Semiótica
da Cultura no PEPG de Comunicação e Semiótica da PUC-SP
(1998-2005). Desenvolve e orienta pesquisas sobre as linguagens da comunicação
a partir dos pressupostos da semiótica da cultura.
irenearm@eca.usp.br
Jairo Ferreira
Professor adjunto no Programa de Pós-graduação em Ciências
da Comunicação da Unisinos. Atua principalmente nos seguintes
temas: Epistemologia, Mediatização, Dispositivos, Campos das Mídias
e Circulação. É integrante de comitê gestor de rede
temática de investigações sobre mediatização
na América Latina, com pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai e
Colômbia. Publicou 29 artigos em periódicos especializados no Brasil
e no exterior, e participou de 27 eventos nacionais e internacionais na área
da comunicação. Formado em Jornalismo (UFRGS, 1982) e Ciências
Econômicas (UFRGS, 1992), é mestre em Sociologia (UFRGS, 1997)
e doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2002), com
sanduíche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais
da School of Psychology and Education, University of Geneva (2000). Coordenou
o GT de Epistemologia da Compós entre 2004-2006.
jferreira@unisinos.br
José Luiz Braga
Professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em
Comunicação da Unisinos (RS) desde 1999, tendo coordenado o Programa
de 2002 a 2004. Doutor em Comunicação pela Université de
Paris II, Institut Français de Presse (1984). Foi pesquisador em TV Educativa
no Instituto de Pesquisas Espaciais (Projeto Saci). Foi professor no Departamento
de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB
1978-87) e da Universidade de Brasília (UnB 1987-99), tendo
sido, nesta última, diretor da Faculdade de Comunicação.
Foi Presidente da Compós (Associação Nacional dos Programas
de Pós-graduação em Comunicação) na gestão
1993-95. É autor de A sociedade enfrenta sua mídia dispositivos
sociais de crítica midiática (Paulus, São Paulo, 2006)
e de outros livros e artigos acadêmicos na área da Comunicação.
jlbraga@unisinos.br
Lucrécia DAlessio Ferrara
Professora e pesquisadora, nasceu em Lins (SP), atualmente é professora
do Programa de Pós-graduação em Comunicação
e Semiótica (PUC-SP). Doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade
Sedes Sapientiae (PUC-SP), livre-docente em Desenho Industrial pela Faculdade
de Arquitetura e Urbanismo (USP), coordenadora do Departamento de Artes da Faculdade
de Comunicação e Filosofia (PUC-SP) no período de 1967-1977,
coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teoria Literária
e, desde 1978, Comunicação e Semiótica (PUC-SP) no período
de 1970-1984; representante da área de Comunicação e Artes
junto à Capes (1885-1987); presidente da Comissão de Pós-graduação
da FAU/USP no período de 1989-1991; coordenadora do Grupo de Pesquisa
Espaço/Visualidade-Comunicação/Cultura (ESPACC) credenciado
junto ao CNPq; assessora da Capes, CNPq, Finep, Fapesp.
Pesquisa atual: Espaço e Cultura: Processos Comunicativos e Sistemas
Semióticos, desenvolvido com o apoio do CNPq, através de Bolsa
de Produtividade Científica.
Principais trabalhos publicados: A Estratégia dos Signos (Perspectiva,
1981), Leitura sem Palavras (Ática, 1986), Ver-A-Cidade
( Nobel, 1988), Olhar Periférico: informação, linguagem,
percepção ambiental (Edusp/Fapesp, 1993), Os Significados
Urbanos (Edusp/Fapesp, 2000), Design em Espaços (Rosari, 2002),
além de capítulos de livros e artigos publicados em periódicos
científicos.
ldferrara@hotmail.com
Marco Toledo de Assis Bastos
Mestre em Ciências da Comunicação, com ênfase em Teoria
da Comunicação e Cibercultura. É pesquisador do Núcleo
de Estudos Filosóficos da Comunicação e doutorando na Escola
de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com
bolsa FAPESP. Seu trabalho mais recente é Notes for an Epistemology
of Cyberspace.
herrcafe@gmail.com
Maria do Carmo Reis
PhD em Business Studies & Industrial Relations pela Warwick Business
School, Warwick University, Inglaterra; mestre em Administração
pelo CEPEAD/UFMG; especialista em Comunicação Comunitária
e Rural pelo CECOSNE/UFPe e bacharel em Comunicação Social/Relações
Públicas. É docente do quadro do Departamento de Comunicação
Social da Universidade Federal de Minas Gerais e integrante do Programa de Pós-graduação
<stricto sensu< em Comunicação da UFMG. É membro
fundador da ABRAPCORP Associação Brasileira dos Pesquisadores
em Comunicação Organizacional e Relações Públicas;
leciona, pesquisa e publica na área de Comunicação das
organizações.
mariadocarmo.reis@gmail.com
Maria Eduarda da Mota Rocha
Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da
Universidade Federal de Pernambuco. É mestre e doutora em Sociologia
da Comunicação pela UFPe e também egressa do Programa de
Formação de Quadros do CEBRAP. Publicou, entre outros, O consumo
precário: pobreza e cultura de consumo em São Miguel dos Milagres
(Edufal, 2002).
me.rocha@uol.com.br
Michael Hanke
Mestrado em 1984 (Bonn, Alemanha) e livre-docente em 1998 em Ciências
da Comunicação (Essen, Alemanha); doutor em Semiótica em
1990 (Essen, Alemanha); Pós-doutorado entre 1991 e 1993 (Siegen, Alemanha).
Professor adjunto da UFMG, Belo Horizonte. Atualmente é professor visitante
da Universidade Bauhaus de Weimar (Alemanha), onde desenvolve pesquisa sobre
a Teoria da Media e Comunicação de Vilém Flusser. Pesquisador
do CNPq.
michaelhankebeaga@yahoo.com.br
Ulrike Schröder
Doutora em Comunicação Social Universität Essen-Gesamthochschule
(2003) e mestre em Comunicação Social, Germanística,
Psicologia Universität Essen-Gesamthochschule (1999). Atua como
professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Autora de Liebe als sprachliches Konstrukt. Eine kulturvergleichende Studie
zwischen deutschen und brasilianischen Studenten (2004) e de Brasilianische
und deutsche Wirklichkeiten. Eine vergleichende Fallstudie zu kommunikativ erzeugten
Sinnwelten (2003). Além disso, publicou vários artigos e capítulos
de livros na área de Comunicação e Lingüística,
com ênfase em Língua Alemã, Inter-Relação
entre Linguagem, Cognição e Cultura, Teoria da Comunicação
e Estudos Interculturais. Nas pesquisas atuais, atua nos seguintes temas: Conceitos
de Linguagem numa Perspectiva Intercultural, Estilos Comunicativos, Cognição
e Cultura, Teoria Cognitiva da Metáfora.
schroederulrike@gmx.com