capa do livro

Dileni Freitas (org.)

Colaboradores

ÂNGELA ALBUQUERQUE GARCIA
Fonoaudióloga Clínica. Doutora em Fonoaudiologia pela Universidade del Museo Social Argentino. Especialista em Voz pelo CFFa. Professora-adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BIANCA NOE LAROSE
Tradutora do texto (inglês para português). Fonoaudióloga pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Nos EUA, trabalhou como voluntária nos setores de cardiologia pediátrica do hospital universitário da Universidade de Michigan e no de Fonoaudiologia do Hospital Cooley Dickinson, em Massachusetts. Atualmente, atua como fonoaudióloga em escolas públicas e privadas em Massachusetts. Mestranda do programa de Desordens da Comunicação na Universidade de Massachusetts – Amherst.

DÉBORA ALESSANDRA DE SOUZA
Psicóloga Educacional. Mestre no Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Centro Universitário Plínio Leite – Unipli.

DILENI FREITAS DOS SANTOS (Organizadora)
Fonoaudióloga. Sócia Diretora da AGLAE Consultoria e Assessoria de Comunicação Holística Empresarial Ltda. Professora Universitária – Faculdade Pestalozzi – ESEHA. Mestre no Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente – Centro Universitário Plínio Leite – Unipli. Pós-graduada em ­Marketing – Universidade Cândido Mendes. Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar – Unesa. Practitioner em Programação Neurolingüistica (INAp). Especializanda em Voz – Núcleo de Estudos da Voz Falada e Cantada – Clinvoz.

ELISABETTA RECINE
Nutricionista. Doutora em Saúde Pública. Professora-adjunta da Universidade de Brasília/Departamento de Nutrição. Coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição.

GLÁUCIA APARECIDA ROSA CINTRA PERETTI
Professora. Mestre em Geografia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente (SP). Especialista em Educação Ambiental Ensino a Distância – Senac (MS). Advogada especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-Londrina (PR). Professora de Geografia da EE 18 de Junho de Presidente Epitácio. Professora Universitária da Uniesp – Faculdade de Presidente Epitácio (SP). Professora Substituta da Unesp de Rosana (SP). Doutoranda no Curso de Pós-graduação em Geografia “Organização do espaço Geográfico” na Unesp de Rio Claro (SP).

HAMILTON DE SOUZA PINTO
Professor Universitário. Mestre em Administração pelo Centro Universitário Metodista Bennett e Mestrando em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Especialista lato-sensu em marketing e em gestão estratégica pela Universidade Cândido Mendes. Administrador pelo Centro Universitário Metodista Bennett.

JOÃO ABRAHÃO DA SILVA
Professor Universitário da Faculdade de Presidente Epitácio (SP) – Uniesp. Mestre no Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente no Centro Universitário Plínio Leite – Unipli. Oficial Superior da Marinha do Brasil.

JULIANA REZENDE MELO DA SILVA
Nutricionista. Pesquisadora Associada do Projeto “A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis”. Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição/UnB. Especializanda em Obesidade e Emagrecimento.

LILIAN CONCEIÇÃO XAVIER CARDOZO
Psicóloga. Mestre no Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Centro Universitário Plínio Leite – Unipli.

MARIA DE LOURDES CARLOS FERREIRINHA RODRIGUES
Nutricionista. Professora da Universidade de Brasília/Departamento de Nutrição. Doutoranda da Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva. Pesquisadora Associada do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição. Coordenadora de Projetos de Pesquisa fomentados pelo CNPq.

MARY ANDRIANOPOULOS
Professora universitária. Doutora associada da Universidade de Massachusetts – Amherst. Seus interesses de pesquisa e experiência clínica são nas áreas de desordens sensório-motoras da fala, análise de voz e medidas quantitativas acústico-perceptivas, diagnósticos diferenciados e reabilitação de desordens sensório-motoras da voz e da fala, fundamentos neurológicos das desordens da comunicação, e novos paradigmas do aprendizado motor. Pós-doutorado em Fonoaudiologia Hospitalar com enfoque nas patologias da fala na Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota. Autora de várias publicações em jornais acadêmicos, capítulos de livros e manuais de ensino, e tem apresentado suas pesquisas internacionalmente. Atua revisando artigos para: Jornal Americano de Fonoaudiologia (American Journal of Speech Language Pathology), Linguagem, Fala e Audição nas Escolas (Language Speech and Hearing in the Schools), e para o novo Programa de Investigadores da Fundação da Voz (Investigators Program for the Voice Foundation). Recebeu inúmeros prêmios de qualidade de ensino e serve como membro adjunto no Departamento de Ciências da Cognição da Universidade de Atenas, na Grécia.

NINA FLÁVIA DE ALMEIDA AMORIM
Nutricionista. Responsável técnica do Projeto “A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis”. Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição” – UnB. Especializanda em Administração e Planejamento de Projetos Sociais. Consultora da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO.

PATRÍCIA MARTINS FERNANDEZ
Nutricionista. Professora do Centro Universitário UniCEUB e Faculdades JK/Departamento de Nutrição. Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Pesquisadora associada à diretoria regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz – DIREB/Fiocruz.

RENATA ALVES MONTEIRO
Nutricionista. Assessora Técnica da Secretaria de Atenção à Saúde – Ministério da Saúde. Especialista em Saúde Coletiva – Educação em Saúde/UnB. Especialista em Políticas Públicas e Gestão em Saúde/Unicamp. Mestrado em Nutrição Humana/UnB. Pesquisadora Associada Júnior do Departamento de Nutrição/NUT.

RENATA BERNARDON
Nutricionista. Responsável técnica do Projeto “A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis”. Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição” – UnB. Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva pela Universidade Católica de Goiás.



Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)