capa do livro

Maria Júlia Giannasi-Kaimen e Ana Esmeralda Carelli (org.)

Ana Esmeralda Carelli
Professora-doutora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente vice-coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Biblioteconomia, com Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e graduação em Biblioteconomia pela UEL. Possui experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Científica, Leitura, e Recursos Informacionais. Desenvolve pesquisa na linha de Processos de Organização e Compartilhamento da Informação e do Conhecimento.

Asa Fujino
Professora-doutora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP. Mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Atua no programa de pós-graduação em Ciência da Informação, orientando pesquisas sobre Serviços de Informação Especializados. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela USP, atuou em empresas, instituições de pesquisa e projetos de cooperação internacional. Participou de estágios na Alemanha, Estados Unidos e México. É integrante do Núcleo de Gestão Tecnológica PGT/FEA/USP, do Núcleo de Produção Científica NPC/ECA/USP e do Núcleo de Pesquisa ATIID – Acessibilidade, Tecnologia e Inclusão Digital da FSP/USP, onde desenvolve pesquisas sobre gestão da informação científica e tecnológica, gestão da propriedade intelectual, produção científica e aspectos ligados à inclusão digital.

Dulcineia Dilva Jacomini
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP; docente do Curso de Especialização em Organização de Arquivos – Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo; docente do Curso de Pós-Graduação lato sensu Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Automatizados de Informação – Faculdades Integradas Coração de Jesus (Santo André-SP); docente do curso Técnico em Biblioteconomia do Senac-SP; diretora-técnica do Serviço de Biblioteca e Documentação da FEA/USP.

Joana Coeli Ribeiro Garcia
Doutora em Ciência da Informação pela UFRJ/Ibict. Título da tese: Novas relações na transferência do conhecimento: patente, tecnologia, inovação. Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia e Documentação com atuação na Graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); vice-coordenadora do PPGCI; coordenadora do Grupo de Pesquisa: Da informação ao conhecimento, cadastrado no CNPq e atuação na linha de pesquisa Ética, Gestão e Política de Informação; Membro do Comitê Técnico Científico do perió­dico DataGramaZero; Referee dos periódicos: Transinformação, Informação & Informação; Revista de Ciências Humanas; Encontros Bibli; Informação & Sociedade: Estudos. Área de atuação: Gestão de Ciência e Tecnologia; Informação Tecnológica; Patentes; Editoração Científica; Planejamento Bibliotecário.

Maria das Graças Targino
Após 25 anos de atuação na Universidade Federal do Piauí, no momento atual, na condição de Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista, faz investigação em nível de pós-doutorado e cursa Máster Internacional em Comunicación y Educación (Espanha), além de manter vínculo como professora efetiva junto à Universidade Estadual do Piauí. Autora de livros, capítulos e mais de uma centena de artigos técnico-científicos nas áreas de Ciência da Informação e Comunicação. Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação. Liderança Emergente, ano 2005. No momento, mantém atuação sistemática junto à Intercom, como editora da seção de resenhas da sua revista.

Maria Júlia Giannasi-Kaimen
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Atualmente Coordenadora do Colegiado do Curso de Biblioteconomia da UEL. Possui experiência na área de formação acadêmica com ênfase em Biblioteconomia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos informacionais, metodologia de pesquisa científica, orientação bibliográfica, metodologia da problematização, organização escolar, gestão escolar e ensino a distância. Desenvolve pesquisa na linha de processos de organização e compartilhamento da informação e do conhecimento. Possui curso de capacitação em Avaliação Institucional pelo Inep/MEC e atua como avaliadora das condições de ensino das IES brasileiras.

Patricia Zeni Marchiori
Professora-adjunta do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem graduação em Biblioteconomia pela UFPR; especialização em ­Knowledge Organisation for Water Sciences pela Vrije Universiteit ­Brussels; mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa, profere palestras e leciona nas áreas de: bibliotecas/repositórios virtuais, gestão da informação, profissional da informação, pesquisa qualitativa na Internet e análise e recuperação da informação.

Sueli Mara S. P. Ferreira
Livre-docente e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Bolsa sanduíche de doutorado na Vanderbilt University, Peabody College e na Syracuse University, School of Information Studies. Mestrado em Ciên­cias da Comunicação pela USP. Especialista e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pelas Faculdades Teresa D’Ávila de Lorena. Professora doutora associada da Universidade de São Paulo junto ao programa de pós gradua­ção em Ciência da Informação, linha de pesquisa – Acesso à Informação. Mantém atuação sistemática junto à Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – desde 1999, atuando como Diretora de Documentação e Coordenadora da Coordenadorada Portcom – Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa. A atuação da Portcom foi merecedora do Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação, categoria Núcleo de Pesquisa Inovador, no ano de 2005. Coordenadora do núcleo de Pesquisa “Design de sistemas virtuais centrado no usuário” certificado pela USP junto ao CNPq desde 2002. Temas de pesquisa: design centrado no usuário, arquitetura de informação, estudos de usuários, usabilidade, biblioteca digital, comunicação científica, provedores de dados, provedores de serviço/harvesting, publicação eletrônica.

Terezinha Elisabeth da Silva
Doutora em Multimeios pela Unicamp; mestre em Biblioteconomia, pela UFPB; bacharel em Biblioteconomia (UFMG, 1982). Trabalhou como bibliotecária em instituições públicas, foi docente do Curso de Biblioteconomia da UFPB e atualmente é professora-adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PR). Dedica-se ao ensino e pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Políticas Culturais, Políticas de Informação, Informação e Imagem. Possui artigos publicados nos principais periódicos brasileiros da área e é editora da Revista Informação & Informação.

Vilma Aparecida Gimenes da Cruz
Após 25 anos de atuação no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, como professora no curso de Biblioteconomia e tendo exercido também, nesse período, atividades administrativas como diretora da Biblioteca Central por oito anos consecutivos e diretora da Editora Universitária (Eduel) por dois anos, atualmente atua na Universidade Norte do Paraná (Unopar) como docente do Sistema de Ensino Presencial Conectado nos cursos a distância. Nessa IES foi responsável pelo planejamento, implementação e hoje coordena a Biblioteca Digital da instituição. Possui título de Especialista em Educação Continuada e a Distância (pela Universidade de Brasília) e cursa mestrado em Tecnologia de Informação e Comunicação na Formação em EaD pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/Unopar.



Veja também

capa do livro

Informação e Gestão

Ensino, pesquisa e extensão

Gustavo H. de Araújo Freire, Juliana de Assis e Maria de Fátima S. O. Barbosa (orgs.)