capa do livro

Lia Hasenclever, Yves A. Fauré e Romeu e Silva Neto (orgs.)

Lia Hasenclever
Professora Adjunta do Grupo de Economia de Inovação do Instituto de Economia/UFRJ (GEI/IE/UFRJ), doutora em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ. Tem ministrado disciplinas e coordenado pesquisas nas áreas de economia industrial, gestão de inovação e desenvolvimento econômico local.

Yves-A. Fauré
Doutor da universidade de Bordeaux (França), ex-professor no Instituto de Estudos Políticos na mesma universidade, diretor da Unidade de Pesquisa “Desenvolvimento local urbano. Dinâmicas e regulações” do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD/Paris, estabelecimento público francês de pesquisa em cooperação) e professor na Universidade do Estado Montesquieu-Bordeaux IV, membro da Ècole doctorale d’Economie et de gestion (administração no Brasil), pesquisador visitante no Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Responsável, com a professora Lia Hasenclever do IE/UFRJ, de dois programas de pesquisa no âmbito do convênio IRD/CNPq sobre o desenvolvimento local no Estado do Rio de Janeiro. Especialista em análise de políticas públicas e de relações entre os meios empresariais e os quadros institucionais. Autor de uma quinzena de livros e numerosos artigos acadêmicos sobre estes assuntos, dentre outros, sobre o Estado do Rio de Janeiro.

Romeu e Silva Neto
Professor do Mestrado em Engenharia Ambiental do Cefet Campos; professor e coordenador do Curso de Pós-graduação lato sensu em Produção e Sistemas do Cefet Campos; professor e coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Isecensa. Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, pequenas empresas, cadeia produtiva e competitividade. Mais recentemente, tem desenvolvido pesquisas na temática da Promoção da Sustentabilidade Regional.

Leonardo Marco Muls
Professor Adjunto e atual coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da UFRJ. Experiência docente nas áreas de Economia Regional, Macroeconomia e Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia. Produção científica recente nas áreas de Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Local, com ênfase nas problemáticas dos municípios e regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Julia Paranhos
Aluna de doutorado em Economia no Instituto de Economia da UFRJ, mestre em Economia pela UFSC. Tem experiência na área de Economia da Inovação, em especial nos temas: relação universidade-empresa, incubadora de empresas, desenvolvimento local. Na pesquisa de tese desenvolve análise sobre o sistema farmacêutico de inovação.

Rodrigo Lopes
Assistente de pesquisa do grupo de Economia de Inovação do Instituto de Economia/UFRJ. Aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento do IE/UFRJ (PPED/IE/UFRJ). Economista graduado pelo IE/UFRJ. Tem experiências nas áreas de desenvolvimento econômico, indústria farmacêutica e gestão da inovação.

Jayme Freitas Barral Neto
Professor das redes estadual e municipal de ensino. Graduado em Geografia pelo Cefet Campos. Foi bolsista, por dois anos de Iniciação Científica do Pibic/CNPq no Cefet Campos. Atualmente, é bolsista de iniciação científica do Observatório Nacional do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica, com recursos do FNDE/Setec/MEC, no Cefet Campos. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Fluminense, Desenvolvimento Regional e Localização Industrial. Mais recentemente tem desenvolvido pesquisas referentes ao estudo do Mercado de Trabalho e da Educação profissional e tecnológica.

William Souza Passos
Professor da rede estadual de ensino e graduado em Geografia pelo Cefet Campos. Foi bolsista, por dois anos, de Iniciação Científica do Pibic/CNPq no Cefet Campos. Atualmente, tem desenvolvido pesquisas na área de geografia econômica, economia regional e desenvolvimento local.

Robson Santos Dias
Licenciado em geografia pelo Cefet Campos. Mestrando em Geografia pela UFRJ. Bolsista da Capes. Foi bolsista, por dois anos, de Iniciação Científica do Pibic/CNPq no Cefet Campos. Tem experiência na área de Geografia Econômica, sendo seus temas de interesse: desenvolvimento local e regional, instituições e dinâmicas territoriais da globalização.

Debora Duque Estrada de Albuquerque
Trabalha atualmente como economista na Financiadora de Estudos e Projetos – Finep. Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças Corporativas pela PUC-Rio. Tem experiência na área financeira de empresa privada (Contax S.A.) e em pesquisa econômica na área de energia (Eletrobras S.A.).

Paula Alexandra Nazareth
Analista de Controle Externo do TCE-RJ, subsecretária-adjunta de Auditoria e Controle da Gestão e da Receita. Coordenadora e professora do curso de “Gestão da Receita Municipal” na Escola de Contas e Gestão – ECG, do TCE-RJ, onde coordena a linha de pesquisa “Eficácia e sustentabilidade da aplicação dos royalties do petróleo e gás natural”. Professora de Finanças Públicas no MBA de Finanças Públicas, Universidade Cândido Mendes – RJ. Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IE/UFRJ.

Harvey José Santos Ribeiro Cosenza
Professor-titular da Universidade Estácio de Sá, Pesquisador do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial – MADE, D.Sc. em Engenharia de Produção, Coppe/UFRJ, M.Sc. em Engenharia de Produção, Coppe/UFRJ, professor dos cursos de Engenharia de Produção e Administração da Universidade Estácio de Sá e trabalha no Laboratório Fuzzy de Organização do Espaço Econômico, Coppe/UFRJ.

Orlando Nunes Cosenza
Pesquisador do Programa de Engenharia de Produção, Coppe/UFRJ, D.Sc. em Engenharia de Produção, Coppe/UFRJ, M.Sc. em Ciência Política, Iuperj/Ucam, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e da Escola de Medicina/UFRJ. Atualmente, trabalha no Laboratório Fuzzy de Organização do Espaço Econômico e é professor de Ética do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ.

Isleide Zissimos
Professora do Departamento de Economia da Universidade de Vanderbilt e pesquisadora Associada do Instituto de Economia da UFRJ. Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE/UFRJ. As áreas de pesquisa são: Desenvolvimento Econômico Local, Redes Sociais e Instituições.



Veja também

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)

capa do livro

Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Brasil e Argentina

Políticas e trajetórias de desenvolvimento

Renato Boschi e Santiago Bustelo (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 1

Sustentabilidade socioambiental em um contexto de crise

José E. Cassiolato, Maria Gabriela Podcameni, Maria Clara C. Soares

capa do livro

O tributo invisível

José Ricardo da Silva Nunes