capa do livro

Renato Ramos Campos, Fabio Stallivieri, Marco Antônio Vargas e Marcelo Matos (org.)

Ana Alice P. B. Damas Garlipp
Economista. Mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora do Centro de Pesquisas Sócio-Econômicas da mesma instituição.

Ana Lúcia Gonçalves da Silva
Economista. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Departamento de Teoria Econômica do Instituto de Economia da Unicamp. Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente do IE/Unicamp. Pesquisadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia – Neit. Pesquisadora associada da RedeSist.

Ana Lúcia Tatsch
Graduada em Ciências Econômicas pela UFRGS (1989), mestre em Economia pela UFRGS (1995) e doutora em Economia pela UFRJ (2006). Professora do Programa de Mestrado em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pesquisadora associada à RedeSist. Atua principalmente nas áreas de Economia Industrial e da Tecnologia.

André Luiz Pires Muniz
Economista. Doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor substituto da mesma instituição.

Antonio Fernando Zanatta
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2000). Especialista em Projetos Empresariais Públicos e Privados pela Universidade Federal do Paraná (1998) e bacharel em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1995). Até julho de 2008, coordenou o curso de Economia da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais. No campo acadêmico, atua principalmente nos seguintes temas: análise microeconômica, história do pensamento econômico, economia institucional.

Arlindo Villaschi Filho
Professor e pesquisador (Dep. de Economia/Ufes), coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba (Dep. de Economia/Ufes), associado à RedeSist. Foi pesquisador convidado do ETLA (Instituto de Pesquisa da Economia Finlandesa, Helsinque, 2001/2002) e do IIIT-B (Instituto Indiano de Tecnologia da Informação – Bangalore, março-maio de 2004 e janeiro-abril de 2009). Doutor em Economia pela University of London/Birkbeck College; mestre em Economia pela University of California, Santa Barbara. Especialista em Problemas do Desenvolvimento Econômico pela Cepal/Ilpes.

Cleonice Alexandre Le Bourlegat
Geógrafa. Doutora em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela Unesp. Professora titular do mestrado em Desenvolvimento Local e da graduação em Geografia da Universidade Católica Dom Bosco. Titular da “Cátedra Itinerante Canadense de Estudos Brasileiros”, em 2006, no Canadá. Coordenadora científica para América Latina da Acteurs Pratiques Recherches Européennes Internationales pour le Développement Durable (Apreis-França). Pesquisadora associada à RedeSist.

Ednilson Silva Felipe
Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo. Cocoordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba. Doutorando em Economia da Indústria e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fabio Doria Scatolin
Tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade ­Mackenzie, de São Paulo-SP (1977), especialização em Svilupo Economico (ISVE Italia, 1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Iepe (1989) e doutorado em Economia (University of London, 1994). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Desenvolvimento e Planejamento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento econômico, crescimento e mudança estrutural, arranjos produtivos locais, desenvolvimento regional e políticas de desenvolvimento local e Metodologia do Marco Lógico (MML) aplicado às políticas de desenvolvimento.

Fabio Stallivieri
Economista. Graduação em Economia, mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da Dinâmica Produtiva e Inovativa das Firmas e Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos.

Guilherme N. P. de Carvalho
Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre pelo programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Título da dissertação: Análise e mapeamento dos arranjos produtivos locais do Estado do Rio de Janeiro.

Humberto E. de Paula Martins
Economista. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua no Programa de Pós-graduação em Economia.

Janaina Ruffoni
Graduada em Ciências Econômicas (FCE/UFRGS), mestre em Gestão de Ciência e Tecnologia (PPGA/UFRGS) e doutora em Política Científica e Tecnológia (DPCT/Unicamp). Tem experiência de ensino, pesquisa acadêmica e técnica na Unicamp, UFRGS e Unisinos. Atua principalmente nas áreas de Economia Industrial e da Tecnologia e Gestão da Inovação Tecnológica. É atualmente professora de graduação e da pós-graduação da Unisinos.

Jorge Nogueira de Paiva Britto
Economista. Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Economics pela Science Policy Research Unit, mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luis Antonio Estevam
Economista. Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular do Departamento de Economia e do mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Territorial da PUC-GO. Pesquisador do Centro de Pesquisas Econômicas (CPE) da PUC-GO.

Manuela Reche Latge
Graduanda em Economia pela UFPR.

Marco Antonio Vargas
Economista. Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente, é pesquisador associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, revisor de periódico da Revista de Economia Contemporânea e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Marisa dos Reis A. Botelho
Economista. Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidad de Valencia (Espanha). Professora e pesquisadora do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua no Programa de Pós-graduação em Economia. Pesquisadora associada da RedeSist.

Michel Ângelo Constantino de Oliveira
Administrador de empresas. Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenador do curso de Administração UDCB/on-line. Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisador da Rede Centro-Oeste para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar.

Miguel Juan Bacic
Professor associado do Instituto de Economia da Unicamp. Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia – Neit do IE/Unicamp. Livre docente em Economia de Empresas (Unicamp, 2002), doutor em Administração (UNS, Argentina, 1998) e mestre em Economia (Unicamp, 1990). Desenvolve pesquisas na área de economia e gestão de empresas: gestão de custos, estratégias empresariais, economia das pequenas empresas; arranjos produtivos locais e políticas para o desenvolvimento local.

Nilson Maciel de Paula
Tem graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1976), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Economia – University College London (1991) e pós-doutorado na University of Reading, UK (1999). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Paraná, onde trabalha com temas relacionados a comércio internacional, agronegócio e aglomeração industrial.

Pablo Felipe Bittencourt
Doutor em Economia pela UFF (2010), com a tese Aprendizagem e Absorção Tecnológica: três ensaios sobre fatores da inovação na indústria brasileira. Atuou como pesquisador no Núcleo de Economia da Inovação e da Tecnologia (Neitec) da UFSC e na Rede de Sistemas e Arranjos Produtivos Locais (RedeSist) do Instituto de Economia da UFRJ. É autor de vários artigos publicados por editoras nacionais na área de Economia da Inovação.

Renato Ramos Campos
Professor associado do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp, 1994). Realizou pós-doutoramento no IE/UFRJ (2005/2006). Coordenou o Curso de Ciências Econômicas/UFSC (2009). Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Economia Industrial e da Tecnologia – Neitec do Departamento de Ciências Econômicas/UFSC (1997 a 2004). Chefiou o Departamento de Ciências Econômicas/UFSC (1987/1988). Realiza pesquisas na área de economia industrial e da inovação com várias publicações sobre o tema. Pesquisador associado à Rede de Pesquisa em Sistemas Locais de Produção e Inovação – RedeSist/UFRJ.

Ricardo Pessoa de Moura
Graduando em Economia pela UFPR.

Rodrigo Lanna Franco da Silveira
Professor MS3 do Instituto de Economia da Unicamp. Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia – Neit do IE/Unicamp. Formado em Ciências Econômicas na FEA/USP, com mestrado e doutorado em Economia Aplicada na Esalq/USP. Desenvolve pesquisas na área de economia de empresas, gestão de investimentos e mercados de derivativos.

Sérgio Duarte de Castro
Economista. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular do Departamento de Economia e do mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Territorial da PUC-GO. Pesquisador da RedeSist.

Valdir Alvim da Silva
Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFSC. Doutor em Sociologia Política pelo CPGSP na Universidade Federal de Santa Catarina (2007), com tese sobre a assistência financeira do Grupo Banco Mundial ao Brasil no processo de privatização dos bancos estaduais. Mestrado em Administração pelo CPGA/UFSC (1996) na área de concentração em Políticas e Planejamento Governamental, inventariando a participação política dos governadores de Santa Catarina e suas interações nos diversos níveis estruturais do Estado no período Republicano (1889-1991). Graduado em Ciências Econômicas pela UFSC (1989).

Vanessa de Souza Batisti
Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos e professora do Curso de Economia da Escola Superior de Administração, Direito e Economia (Esade).

Vanessa Petrelli Corrêa
Economista. Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade de Brasília. Professora e pesquisadora do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua no Programa de Pós-graduação em Economia. Atualmente, é pesquisadora visitante do Ipea.

Walter Tadahiro Shimajv
Tem graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente, é professor adjunto IV da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: competição, inovação, regulação, defesa da concorrência, alianças estratégicas, redes e aglomerações e tecnologia da informação.



Veja também

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)

capa do livro

Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Brasil e Argentina

Políticas e trajetórias de desenvolvimento

Renato Boschi e Santiago Bustelo (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 1

Sustentabilidade socioambiental em um contexto de crise

José E. Cassiolato, Maria Gabriela Podcameni, Maria Clara C. Soares

capa do livro

O tributo invisível

José Ricardo da Silva Nunes