capa do livro

Jair do Amaral Filho e Jorge Carrillo (coord.)

Alfredo Hualde Alfaro
Pesquisador do Departamento de Estudos Sociais de El Colegio de la Frontera Norte desde 1990 e, atualmente, ocupa o cargo de secretário geral acadêmico. Seu trabalho de pesquisa está centrado na análise da indústria fronteiriça (maquiladora) do norte do México a partir da perspectiva da aprendizagem, da transmissão de conhecimento e dos mercados de trabalho. Seus estudos compreendem os setores eletrônico, aeroespacial e as PMEs de software. Atualmente, desenvolve um projeto sobre a precariedade do emprego nos call centers do México.

Carlos Américo Leite Moreira
Doutor em Economia pela Universidade de Paris. Professor e pesquisador do Departamento de Teoria Econômica, do mestrado em Logística e Pesquisa Operacional e do mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, com produção científica nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia Internacional e Economia Brasileira Contemporânea. Membro do grupo de pesquisa Região, Indústria e Competitividade (RIC) da Universidade Federal do Ceará.

David Rosenthal
Graduado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco; Master in Public Administration pela Florida Atlantic University; PhD em Economia pela Universidade de Londres e pós-doutorado em Economia da Tecnologia na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Atualmente aposentado e consultor eventual, atuou como professor nos departamentos de Economia da UFPE e da Católica de Pernambuco, assim como, na qualidade de pesquisador, no Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) dessa última universidade. Participou também, na condição de pesquisador-bolsista CDR (Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional) do Programa Funcap-CNPq, da implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Ceará.

Eveline Barbosa Silva Carvalho
Ph.D. em Economia Aplicada pela University of Illinois em Urbana-Champaign-UIUC-EUA. Professora adjunta IV do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Região, Indústria e Competitividade (RIC) e diretora do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) do Governo do Estado do Ceará.

Fábio Batista Mota
Doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Economia (2007) e bacharel em Ciências Econômicas (2004) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é pesquisador na Unidade de Estudos Setoriais (Unes) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA e na RedeSist, do Instituto de Economia da UFRJ.

Fernanda Ferrário de Carvalho
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1994); mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente, é economista na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), como coordenadora de Gestão da Informação para o Desenvolvimento. Em 2009, cursou o Programa Northeastern Brazil: Tourism and Infraestructure Studies Program, na The George Washington University – School of Business. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana. Recentemente, tem-se dedicado também ao estudo da Economia da Cultura e da Economia Criativa. Foi vice-presidente do Instituto dos Economistas de Pernambuco (IEPE) em 1996/1997.

Francisco de Assis Costa
Economista pela UFRN, mestre pelo CPDA-UFRRJ, doutor em Economia (Universidade Livre de Berlim). Foi professor visitante do CBS, Universidade de Oxford. É professor associado do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Pesquisador associado da RedeSist, IE/UFRJ e da Rede Geoma/MCT. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq.

Hamilton de Moura Ferreira Junior
Doutor em Economia (Unicamp); professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da (FCE/UFBA); coordenador da Unidade de Estudos Setoriais da FCE/UFBA.

Helena M. M. Lastres
PhD em Desenvolvimento, Industrialização e Política de Ciência e Tecnologia, SPRU/Universidade de Sussex, 1992, Inglaterra. Mestre em Engenharia da Produção, Coppe/UFRJ, 1981. Bacharel em Economia, IE/UFRJ, 1975, Brasil. Pesquisadora titular do Ibict/MCT, assessora da Presidência e chefe da Secretaria de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Local do BNDES, desde agosto de 2007.

Inez Silvia Batista Castro
Economista, doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará, onde atua como professora do mestrado acadêmico em Economia Rural (UFC Campus Pici) e do mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFC Campus Cariri). É parecerista da Revista Econômica do Nordeste e presta consultoria a órgãos do setor público na área de desenvolvimento e economia internacional.

Jair do Amaral Filho
Doutor em Economia pela Université de Paris XIII; professor titular em Desenvolvimento Econômico no DTE/FEAACS/UFC; professor e pesquisador no Curso de Pós-graduação em Economia (Caen) da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do grupo de pesquisa Região, Indústria e Competitividade (RIC) (CNPq/UFC) e membro pesquisador da RedeSist.

Jorge Carrillo
Mexicano, pesquisador do Colef desde sua fundação, em 1982. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores Nível 3. Doutor em Sociologia por El Colegio de México. Desenvolvimento de pesquisas na Espanha, França, Japão e Estados Unidos. Autor de oito livros; coordenador de 20 livros; 99 capítulos em livros e 80 artigos científicos em espanhol, inglês, alemão, português, italiano, francês, chinês e japonês. Participação em 40 projetos de pesquisa. Interesse principal da pesquisa atual: emprego, inovação e cadeias de valor em corporações multinacionais no México.

José Eduardo Cassiolato
PhD em Desenvolvimento, Industrialização e Política de Ciência e Tecnologia, SPRU/Universidade de Sussex, 1992, Inglaterra. Mestre em Economia do Desenvolvimento, Universidade de Sussex, 1978, Inglaterra. Bacharel em Economia, FEA/USP, 1972, Brasil. Professor do Instituto de Economia (IE/UFRJ) e coordenador da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist) (IE/UFRJ), Brasil.

Lúcio Flávio da Silva Freitas
Mestre em Economia (UFBA); doutorando em Economia na Unicamp.

Marcelo Callado
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestre em Economia pelo programa de pós-graduação em Economia da mesma universidade (2001) e doutor em Teoria Econômica (Volkswirtschftslehre) pela Universidade de Colônia (Universität zu Köln), na Alemanha. É professor adjunto do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará.

Maria Cristina Pereira de Melo
Docteur em Sciences Economiques pela Université de Paris. Professora associada III do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de mestrado em Logística e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Região, Indústria e Competitividade (RIC) da mesma instituição.

Noé Arón Fuentes
Diretor do Departamento de Economia de El Colegio de la Frontera Norte. Doutor pela Universidad de California at Irvine. É membro do SNI nível III e seus temas de pesquisa são: Desenvolvimento Regional e Técnicas de Análise do Desenvolvimento Regional.

Redi Gomis
Formado em Psicologia pela Universidade de Havana. Cursou o mestrado em Desenvolvimento Regional e o doutorado em Ciências Sociais em El Colegio de la Frontera Norte. Membro do SIN nível I. Publicou artigos científicos em revistas mexicanas e livros especializados. Entre os mais recentes estão “As empresas de software e o sistema de inovação regional da Baixa Califórnia”, “Inovação na indústria de software na Baixa California” [coautoria com Alfredo Hualde], “A indústria de software e a política pública no Estado de Jalisco e na Baixa Califórnia” [coautoria com Bernardo Jaen] e “As corporações multinacionais no México” [coautoria de Jorge Carrillo]. Trabalha atualmente no Departamento de Estudos Sociais de El Colegio de la Frontera Norte, onde estuda redes empresariais e empresas multinacionais.

Sárah Eva Martínez Pellegrini
Doutora em Economia, especializada nos temas de desenvolvimento econômico territorial em termos de organização produtiva e institucional e modelos de desenvolvimento. Realizou pesquisa, publicações e docência nestes temas desde 1992. Pesquisadora de El Colegio de la Frontera Norte.

Yves-A. Fauré
Doutor da Universidade de Bordeaux (França); ex-professor no Instituto de Estudos Políticos da mesma universidade; ex-diretor da unidade de pesquisa Desenvolvimento Local Urbano – Dinâmicas e Regulações, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), estabelecimento público francês de pesquisa em cooperação e professor na Universidade do Estado Montesquieu-Bordeaux, membro da Ecole Doctorale d’Economie et de Gestion. Foi pesquisador-visitante no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Responsável, com a professora Lia Hasenclever do IE/UFRJ, de dois programas de pesquisa no âmbito do convênio IRD/CNPq sobre o desenvolvimento local no Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador associado ao núcleo de pesquisa Região, Indústria, Competitividade (RIC) da Universidade Federal do Ceará liderado pelo professor Jair do Amaral Filho para investigar arranjos produtivos locais (APLs). Atualmente, é diretor do Polo Universitário da Guiana Francesa. Especialista em análise de políticas públicas e de relações entre os meios empresariais e os quadros institucionais. Autor de diversos livros e numerosos artigos acadêmicos sobre esses assuntos e coautor de livros publicados no Brasil.



Veja também

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: Referencial, experiências e políticas em 20 anos da RedeSist

Marcelo P. Matos, José E. Cassiolato, Helena M. M. Lastres, Cristina Lemos, Marina Szapiro (orgs.)

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)

capa do livro

Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Brasil e Argentina

Políticas e trajetórias de desenvolvimento

Renato Boschi e Santiago Bustelo (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 1

Sustentabilidade socioambiental em um contexto de crise

José E. Cassiolato, Maria Gabriela Podcameni, Maria Clara C. Soares