capa do livro

Catarina Tereza Farias de Oliveira e Márcia Vidal Nunes (org.)

Ana Cesaltina Barbosa Marques
Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília e Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará.

Ana Maria Vieira Monteiro
É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi diretora de comunicação do Programa de Educação Ambiental, com sede em Juiz de Fora; bolsista do Projeto Rádio Escola no Colégio João XXIII e monitora na disciplina Técnica de Produção Jornalística em Hipermídia da Facom-UFJF. É colaboradora do Alternative Media Global Project, atuando como tradutora e designer das páginas do website.

Bruno Fuser
Jornalista, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (2005-2006) com bolsa PDE do CNPq. Professor na graduação em Comunicação Social (Jornalismo) e no mestrado em Comunicação e Sociedade na UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora.

Carmen Gómez Mont
Doutora em Ciências Sociais e Políticas, FCPYS, UNAM. Professora Doutora da Universidade Autônoma do México, pesquisadora de culturas indígenas e movimentos sociais. Fundadora do Centro de Investigação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CINTIC); Professora do Mestrado em Comunicação e Tecnologia Educacional do Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa sobre questões relacionadas ao uso educacional da Internet e de Ciências da Informação e Comunicação; docente do ANUIES.

Catarina Tereza Farias de Oliveira
Professora da Universidade Estadual do Ceará e do PPG de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação comunitária e movimentos sociais, comunicação e educação, rádios comunitárias, recepção, cultura popular, radiojornalismo, comunicação e cultura e teoria da Comunicação. Tem experiência em extensão universitária na qual tem desenvolvido projetos de comunicação popular com sindicatos, escolas, movimentos sociais e ONGs. Atualmente realiza pesquisa com o título: “Os movimentos sociais na rede: usos e estratégias comunicativas”; também realiza a pesquisa: O MST e a construção de sua autoimagem.

Cláudia Regina Lahni
É professora permanente do PPGCOM-UFJF e docente de Comunicação Comunitária na graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordena o projeto de extensão em interface com a pesquisa “Comunicação para a cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária” (financiado pela Fapemig). Participa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania (UFJF-CNPq). Jornalista pela PUC-Campinas. É doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Denise Cogo
É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), onde coordena o grupo de pesquisa Mídia, Cultura e Cidadania. Realizou pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2007-2008), onde atuou como professora visitante entre 2004-2008 no Departamento de Publicidad y Comunicación Audiovisual. Concluiu mestrado (1995) e doutorado (2000) em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. É bolsista de Produtividade Nível 2, do CNPq, consultora da CAPES, do CNPq e da Fundação Carlos Chagas.

Juciano de Sousa Lacerda
É docente do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Vice-líder do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (Pragma-UFRN) e pesquisador dos GPs ProcessoCom (PPGCom-Unisinos) e GrupCiber (PPGAS-UFSC).

Liliane Dutra Brignol
É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo/RS). É mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2004, com bolsa CNPq), graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atualmente é professora do Centro Universitário Franciscano (Unifra, Santa Maria/RS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias e Processos Socioculturais, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, identidades e cidadania.

Márcia Vidal Nunes
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1983), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, cidadania, movimentos sociais, rádio, mídia e marketing.

Zoraia Nunes Dutra Ferreira
Graduada em Comunicação Social. Áreas de interesse: comunicação popular alternativa e comunitária e as novas formas de protesto dos movimentos sociais populares que fazem uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Pesquisa: os movimentos sociais e suas relações e apropriações com a comunicação, os meios de massa e o espetáculo, além da criação de manifestações de mídia radical. Acredito que a comunicação para ser “social” precisa desafiar o status quo e permitir que outras vozes, que não as representantes do sistema dominante, possam também contar a história.



Veja também

capa do livro

Ontem, Hoje e Sempre

Maria Lúcia Gomes de Matos

capa do livro

O Rio de Janeiro dos imigrantes

Páginas de uma cidade de muitos povos

Camila Escudero

capa do livro

Efeito e Recepção

A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media

Itania Maria Mota Gomes

capa do livro

Comunicação escrita

A busca do texto objetivo

Maria Clara Jorgewich Cohen

capa do livro

Aumenta que isso aí é Rock and Roll

Mídia, Gênero Musical e Identidade

Jeder Janotti Jr

capa do livro

Etnografia e consumo midiático

Novas tendências e desafios metodológicos

Bruno Campanella e Carla Barros (orgs.)