capa do livro

Armando M. de Barros, Fábio Almeida de Carvalho e Isabel Maria Fonseca

Armando Martins Barros foi por muitos anos professor da área de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde coordenou o Laboratório de Estudos da Imagem e do Olhar e se destacou nos estudos da área de História da Educação, Linguagem, Subjetividade e da Educação Inclusiva na
Cegueira. Dedicou especial atenção, nos últimos anos da sua vida, ao estudo aprofundado das condições de existência de uma Educação (e de uma atenção em Saúde) Diferenciada Indígena no Brasil. Manteve um diálogo ativo e profícuo com estudiosos e pesquisadores de diferentes áreas e regiões da multifacetada realidade brasileira. Essa rica interação o fez idealizador do presente volume, que conta com a contribuição de muitos dos que foram engrandecidos pela convivência profissional e amiga com o saudoso mestre.

Fábio Almeida de Carvalho é professor da Universidade Federal de Roraima, onde desenvolve estudos em torno das relações entre literatura, culturas e sociedades. Doutor em Literatura Comparada, tem publicado ensaios teóricos sobre a narrativa literária e análises interpretativas das obras de Nelson Rodrigues e Mário de Andrade, passando pela obra de Thedor-Koch Grunberg. Dedica-se, também, a estudos sobre narrativas indígenas, aos problemas derivados da noção de autoria e a estudos sobre trocas e transferências literárias e culturais.

Isabel Maria Fonseca é professora da Universidade Federal de Roraima, onde atua como professora da área de Comunicação e Artes da Universidade do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena desde 2002. Atuou, de 2009 a 2011, como professora das áreas de Pesquisa e Prática Pedagógica e de Educação e Saúde Indígena na Universidade Federal Fluminense e no LEIO/UFF (Laboratório de Estudos da Imagem e do Olhar Guarani). Graduada em Letras e especialista em Gestão para o Etnodesenvolvimento, dedica-se ao estudo sobre as línguas indígenas e política linguística no Brasil.



Livros do autor

capa do livro

Escritos sobre educação e saúde indígenas - eletronico

Armando M. de Barros, Fábio Almeida de Carvalho e Isabel Maria Fonseca