capa do livro

Amélia Cohn (org.)

Amélia Cohn
Socióloga, professora aposentada da USP e docente do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da Unisantos. Pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec).

Asa Cristina Laurell
Médica e mestre em saúde pública, doutora em Sociologia e doutora honoris causa pela Universidade de Buenos Aires. Trabalhou como docente-pesquisadora na Universidade Autônoma Metropolitana de Xochimilco (UAM-X) na Cidade do México, de 1975 a 2000. É autora de 10 livros e uma centena de artigos sobre trabalho e saúde, política social e política de saúde. Foi secretária de Saúde do governo do Distrito Federal, no México, de 2001 a 2006. Atualmente é consultora independente.

Carlos Medicis Morel
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, médico pela Faculdade de Medicina da UFPE e doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Professor da UnB de 1968 a 1978 e pesquisador da Fiocruz desde 1978, foi presidente da Fiocruz (1993-1997) e diretor do Programa de Pesquisa em Doenças Tropicais (TDR) da Organização Mundial da Saúde em Genebra (1998-2004). Coordena atualmente a implantação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz, em construção no campus de Manguinhos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento (PPED) do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Instituto Nacional de C&T em Gestão da Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-IDN).

Carolina Tetelboin Henrion
Universidade Autônoma Metropolitana Xochimilco do México, Professora visitante da Universidade de Valparaíso.

Ignacio Godinho Delgado
Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED).

Jorge Abrahão de Castro
Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp. Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento (MPOG).

José Carvalho de Noronha
Médico, doutor em Saúde Coletiva, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, na qual coordena a iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro para 2030 e diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Diretor da International Society for Quality in Health Care. Foi secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e presidente da Associação Brasileira de Pós-raduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

Ligia Bahia
Possui graduação em Medicina pela UFRJ, mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora-adjunta da UFRJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, principalmente nos seguintes temas: sistemas de proteção social e saúde, relações entre o público e o privado no sistema de saúde brasileiro, mercado de planos e seguros de saúde, financiamento público e privado, regulamentação dos planos de saúde.

Marcos Montani Caseiro
Professor de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos (UniSantos), e professor de Doenças Parasitárias da Faculdade de Medicina de Santos (Unilus).

Sueli Gandolfi Dallari
Coordenadora Científica do Núcleo de Pesquisas em Direito Sanitário da USP e professora-titular da Faculdade de Saúde Pública da USP. Professeur Invitée, Faculté de Droit, Université de Paris X – Nanterre, France (2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012); Professeur Invitée, Faculté de Droit, Université de Nantes, France (2002, 2003 e 2006); Tinker Professor, School of International and Public Affairs, Columbia University, USA (1995).

Telma Ruth Pereira
Médica, especialista em Saúde Coletiva, coordenadora editorial do projeto “Saúde no Brasil em 2030”, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz.



Veja também

capa do livro

Novas interpretações desenvolvimentistas

Inez Silvia Batista Castro (org.)

capa do livro

Os boêmios cívicos

A Assessoria econômico-política de Vargas (1951-54)

Marcos Costa Lima (org.)