capa do livro

Rosa Freire d’Aguiar (Org.)

Alessandro Octaviani
Professor doutor de direito econômico e economia política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em ciência política e doutor em direito econômico pela USP. Conselheiro do CADE/Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Direito e subdesenvolvimento: o desafio furtadiano”, credenciado junto ao CNPq.

Bruno Borja
Pesquisador do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) e doutorando do Programa de pós-graduação em economia política internacional, ambos da UFRJ.

Carlos Brandão
Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Suas atividades de docência, pesquisa e extensão se concentram na área do Desenvolvimento Socioeconômico e do Planejamento Urbano e Regional.  Doutor, livre-docente e professor titular de economia pela Unicamp. Seu mestrado foi defendido na UFMG e seu pós-doutorado, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org. e do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional, vinculado ao Centro Celso Furtado.

César Bolaño
Tem graduação em comunicação social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado (1986) e doutorado (1993) em ciência econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Economia e em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe e colaborador do PPG em Comunicação da UnB. Especialidade em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Titular da Cátedra IPEA-CAPES sobre “O conceito de cultura em Celso Furtado”.

Eduardo da Motta e Albuquerque
Doutor em economia pela UFRJ (1998), mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Iniciou os estudos universitários pelo curso de Medicina da UFMG (1974-1979). É professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e do Cedeplar da UFMG. Atua em duas linhas de pesquisa: 1) economia política contemporânea; 2) sistemas de inovação, sistemas de bem-estar social e desenvolvimento. Autor do livro Agenda Rosdolsky (Belo Horizonte: Ed. UFMG/Cedeplar, 2012, Coleção População&Economia.

Gilberto Bercovici
Professor titular de direito econômico e economia política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutor em direito do Estado e livre-docente em direito econômico pela USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Direito e subdesenvolvimento: o desafio furtadiano”, credenciado junto ao CNPq.

Jair do Amaral Filho
Doutor em economia e professor titular de desenvolvimento econômico do DTE/FEAAC/Universidade Federal do Ceará. Professor e pesquisador do curso de Pós-Graduação em Economia-CAEN da UFC. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Região, Indústria e Competitividade-RIC”. Membro Pesquisador da RedeSist.

João Antônio de Paula
Graduado em ciências econômicas pela UFMG (1973), mestre em economia pela Unicamp (1977), doutor em história econômica pela USP (1988). Professor titular do Cedeplar/FACE/UFMG. Pró-reitor de Planejamento da UFMG. Áreas e temas: economia e história, com ênfase em história econômica e economia política, economia política marxista, meio ambiente, história econômica, economia mineira, cidades.

Marcos Costa Lima
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE; doutor em ciências sociais pela Unicamp (1999), pós-doutor em política econômica pela Université Paris XIII/Villetaneuse (2003). Foi presidente da Anpocs (2010-2012). Coordena o Núcleo de Estudos Regionais e do Desenvolvimento/D&R, CNPq. Ocupou a Catedra Rui Barbosa do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Leiden (2012); professor convidado da Universidade de la República do Uruguay (2011); do Institut d’ Études Politiques de Lille (2008); da University of Walles-Swansea (2003 e 2001); da Université Paris III/Sorbonne Nouvelle (2003); do Centre de Documentation sur l’Amérique Latine-Credal/CNRS (2003).

Plinio de Arruda Sampaio Júnior
Doutor em economia aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, e professor da mesma instituição. Autor, entre outros, de Entre a nação e a barbárie:os dilemas do capitalismo dependente (Vozes, 1999), Capitalismo em crise: a natureza dinâmica da crise econômica mundial (Sundermann, 2009).

Rosa Freire d’Aguiar Furtado
Bacharel em jornalismo (1971) pela PUC-RJ. Correspondente em Paris das publicações da editora Bloch (1973-76), e da revista IstoÉ (1977-86). Desde 1986 trabalha no mercado editorial. Traduziu do francês, do espanhol e do italiano cerca de cem títulos. Autora de Memória de tradutora (Florianópolis: Escritório do Livro/NUT, 2004). Editora, entre outras, da obra comemorativa do cinquentenário de Formação econômica do Brasil (São Paulo: Companhia das Letras, 2009) e da coleção “Arquivos Celso Furtado” (Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado/Contraponto), que já publicou cinco volumes. Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado.

Thales Novaes de Andrade
Possui graduação e doutorado em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista produtividade do CNPq, tem publicado diversos trabalhos na área de Estudos Sociais da Ciência. Tem experiência em diversas áreas das Ciências Sociais, atuando principalmente nos temas de tecnologia, meio ambiente e inovação.



Veja também

capa do livro

Novas interpretações desenvolvimentistas

Inez Silvia Batista Castro (org.)

capa do livro

Os boêmios cívicos

A Assessoria econômico-política de Vargas (1951-54)

Marcos Costa Lima (org.)