capa do livro

José Eduardo Cassiolato, Marcelo Pessoa de Matos e Helena M. M. Lastres (Orgs.)

Ana Lucia Gonçalves da Silva – Economista, doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Departamento de Teoria Econômica do Instituto de Economia da Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente do IE/Unicamp. Pesquisadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia – NEIT. Pesquisadora associada à Redesist.

Arlindo Villaschi Filho – Economista, doutor em Desenvolvimento Econômico e Mudança Tecnológica pela University of London, Inglaterra (1993). Professor, pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador associado à Redesist.

Catherine Sauviat – Economista, doutora em Ciências Econômicas pela Université de Paris X Nanterre (1981). Pesquisadora Senior do Institute of Economic and Social Research (IRES). Professora associada ISSTO, Université Rennes 2. Experiência na temática de globalização financeira e do seu impacto sobre os resultados salariais e de emprego, governança corporativa, reestruturação e da Política Industrial.

César de Queiroz Benjamin – Doutor Honoris Causa pela Universidade Bicentenária de Aragua, Venezuela. Editor da Editora Contraponto. Redator de grandes verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico do Centro de Documentação em História Contemporânea da FGV. Editor da Ciência Hoje da (SBPC). Subsecretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio de Janeiro (1987-1988).

Clarisse Chiappini Castilhos – Economista, doutora em Ciências Econômicas pela Université de Paris X, Nanterre (1992) sob orientação do prof. François Chesnais, graduada pela UFRGS (1974), com DEA em Dynamique des Systèmes Productifs et Economia Mondiale (1987). Pesquisadora da Fundação de Economia e Estatística/RS desde 1978.

Ednilson Silva Felipe – Economista, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo. Co-Coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba (GPIDECA) e Pesquisador associado à Redesist (IE/UFRJ).

Flávio Bezerra de Farias – Economista e engenheiro, com pós-doutorado, nas instituições: Universidade Paris-Nord, Universidade Sorbonne-Nouvelle, doutorado em Economia e Gestão pela Universidade de Amiens, doutorado de Estado em Economia pela Universidade Paris-Nord, especialização em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Panthéon-Sorbonne, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão. Professor da Universidade Federal do Maranhão.

Graziela Ferrero Zucoloto – Economista, doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre e graduada em Economia pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foi assessora do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Helena Maria Martins Lastres – Economista, com pós-doutorado em Inovação e Sistemas Produtivos Locais pela Université Pierre Mendès-France, França. É Ph.D. em Desenvolvimento Industrial e Política de Ciência e Tecnologia, SPRU, Sussex University, Inglaterra, mestre em Economia da Tecnologia, Programa de Engenharia da Produção, COPPE/UFRJ e bacharel em Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Até 2007, foi pesquisadora titular do Ministério da Ciência e Tecnologia e co-coordenadora da Rede de Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Desde então é assessora-chefe da Secretaria de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local, Gabinete da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Jair do Amaral Filho – Economista, com pós-doutorado em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII, doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII. Professor Titular em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Teoria Econômica (DTE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor e pesquisador do Centro de Pós-Graduação em Economia-CAEN da UFC, Líder do Grupo de Pesquisa Região, Indústria e Competitividade-RIC (UFC/CNPq) e membro Pesquisador da RedeSist.

João Marcos Hausmann Tavares – Economista, doutorando em Ciências Econômicas no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da RedeSist. Professor substituto do Instituto de Economia da UFRJ. Professor colaborador da Fiocruz no curso de pós-graduação em Gestão da Inovação.

José Eduardo Cassiolato – Economista, com pós-doutorado na Université Pierre Mendes-France, França e DPhil na Universidade de Sussex, Inglaterra. Presidente do “Scientific Board”, Globelics, Global Research Network on the Economics of Learning, Innovation and Capacity building Systems entre 2011 e 2013. Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador da Rede de Pesquisas em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Foi Secretário de Planejamento – Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasil (1985/1988) e Membro da Diretoria Executiva da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1999-2003).

Luciano Coutinho – Economista, doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor convidado da Universidade de Campinas (Unicamp). Especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros, além de ter extensa produção de artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre 1985 e 1988, foi secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, participando da estruturação deste e da concepção de políticas voltadas a áreas de alta complexidade, como biotecnologia, informática, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. Em 2007, assumiu a presidência do BNDES.

Marcelo Gerson Pessoa de Matos – Economista, doutor em 2011 e mestre em 2006 pela Universidade Federal Fluminense, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2003. Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da Rede de Pesquisas em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist).

Marcelo Machado da Silva – Economista, doutor em Economia Mineral na Curtin University de Perth, Austrália, mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001, graduado em Economia pela Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em 1986. Pesquisador associado à RedeSist.

Márcio Lupatini – Economista, mestre em Política Científica e Tecnológica pelo IG-UNICAMP, doutorando em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS-UFRJ), graduado em Economia pela UNESP, Coordenador do Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP) e Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Marcos Ferreira da Costa Lima – Formação em Filosofia Política, com pós-doutorado pela Universidade Paris XIII-Villetaneuse, doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Philosophie Politique (Universidade de Montpellier 2 Sciences et Techniques). Professor do Departamento de Ciência Política da UFPE. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R-UFPE).

Maria Cristina Pereira de Melo – Economista, com pós-doutorado em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII, doutora em Sciences Economiques pela Universite de Paris VIII. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa Região Indústria e Competitividade – RIC (UFC/CNPq).

Mariano Francisco Laplane – Economista, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Master of City Planning – University of California at Berkeley (1982), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980). Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE.

Mauricio de Souza Sabadini – Economista, doutor em Economia pela Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne. Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tutor do grupo PET Economia/UFES (SESU-MEC).

Niemeyer Almeida Filho – Economista, com pós-doutorado pela FEA-USP, Departamento de Economia (2009), doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestre (1985) e graduado (1979) em Economia pela Universidade de Brasília. Professor associado do departamento de Economia e professor permanente de pós-graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Presidente da SEP – Sociedade Brasileira de Economia Política para o período 2012-2014. Vice-presidente da World Association for Promoting Political Economy (WAPE).

Paulo Nakatani – Economista, doutor em Economia pela Université de Picardie (França), graduado pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Observatório Internacional da Crise, membro da Sociedade Latino-Americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP).

Rosa Maria Marques – Economista, com pós-doutorado na Université Pierre Mendès France (França), e na Universidad de Buenos Aires (Argentina). Professora do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro da Sociedade Latino-Americana de Economia Política e Pensamento Crítico e da Red de Estudios de Economía Mundial. Presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde.

Vanessa Petrelli Corrêa – Economista, doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, estágio pós-doutoral junto à UNB, mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UNB), graduada em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Secretária de Agropecuária e Abastecimento do Município de Uberlândia. É professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. Foi presidente interina do IPEA (2012) e diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA (2011/2012).



Livros do autor

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: uma alternativa para o desenvolvimento - volume 1

Criatividade e cultura

José Eduardo Cassiolato, Marcelo Pessoa de Matos e Helena M. M. Lastres (orgs.)