capa do livro

Marcos Arzua (Org.)

Eduardo Poggi da Rocha

Formado em Economia na Universidade do Estado da Guanabara, com especialização em Administração no IAG-PUC. Participou ainda de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional. Iniciou sua carreira em 1968, na área financeira e de controladoria. Em 1975, ingressou no Grupo Servenco, empresa de destaque no setor imobiliário, onde foi controller e depois diretor financeiro a partir de 1976. Possui vasta experiência na área de construção civil; incorporação, compra e venda de imóveis; gestão de empreendimentos comercias, apart hotéis e shopping centers. Atua na área de consultoria desde 1994, quando fundou a Poggi da Rocha Consultoria Empresarial (epoggi@poggi.com.br).

Filipe Baptista Pires

Engenheiro de Produção pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro e mestrando em Economia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC/RJ. Atualmente é sócio, diretor financeiro e consultor em gestão de patrimônio na MAP Consultoria Organizacional & Projetos. É certificado ANBIMA CPA-20. Tem certificação ANCORD como Agente de Investimento e experiência em modelagem com ênfase em gestão financeira, gestão de projetos, planejamento estratégico e inovação (CV Lattes – CNPq) (fpires@consultoriamap.com.br).

João Marcos Gomes de Amorim

Economista, graduado pela Universidade Federal Fluminense – UFF, com MBA em Controladoria e Finanças também pela UFF. Trabalhou de 1989 a 1993 na Servenco Construtora e de 1994 a 1995 nas Casas Pernambucanas, atuando na área de planejamento e orçamento. Desde novembro de 1995, trabalha na Poggi da Rocha Consultoria (jma@poggi.com.br).

Marcos Arzua Barbosa

Brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1964. Doutor em Ciências Econômicas – UCO/Espanha. Pesquisador (Neict/UFF) no campo do Desenvolvimento Local (CV Lattes – CNPq). Consultor em elaboração de projetos, tendo atuado junto a FAO e ao BIRD. Sócio-diretor da MAP Consultoria Organizacional & Projetos. Ensaísta e documentarista (marzua@consultoriamap.com.br).

Sergio Barbosa Villas-Boas

Professor associado da UFRJ desde 1991, no Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação e colaborador do Programa de Engenharia de Sistemas de Computação da Coppe/UFRJ, na área de otimização. Ph.D. em Engenharia de Controle por Chiba University - Japan - em 1988, MBA em Gestão do Conhecimento pelo CRIE em 2000. Empresário na área de Tecnologia de Informação, com especialidade em cloud computing e dispositivos móveis (smartphones e tablets). Web page: www.sbvb.com.br.

Sérgio Carvalho Cunha da Motta

Economista carioca nascido em 1959. Desenvolve a carreira de professor universitário desde 1986. Publicou artigos no campo da História Econômica pelo IFCS/UFRJ. Atuou em Desenvolvimento Regional no (extinto) Ministério do Interior. Trabalhou no IBGE – Coordenadoria de Renda e Emprego. Atualmente, é docente da Universidade Veiga de Almeida e economista na Divisão de Estudos de Demanda, da Eletrobras, elaborando cenários de demanda de energia elétrica; participa de grupo de trabalho para obtenção de créditos de carbono (seccmotta@hotmail.com).

Silvio Paulo Hilgert

Graduado em Administração de Empresas pela UNOESC. Especialista em Mercado de Capitais formado pela UFRGS/APIMEC-SUL. Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial. Possui os certificados ANCORD (Agente de Investimento), ANBIMA-CPA-10 e CPA-20. Opera como assessor de investimentos na XP Investimentos Corretora. Realiza, regularmente, cursos e palestras para formação de colaboradores e investidores em produtos financeiros (renda fixa e variável). Atualmente, exerce o cargo de diretor acadêmico, palestrante e instrutor da XP Educação, onde ministra também treinamentos e Webinars sobre Mercado de Capitais, Financeiro e Finanças Pessoais, sendo responsável por todo conteúdo acadêmico da instituição (silvio.hilgert@xpe.com.br).



Veja também

capa do livro

Construção da abordagem das capabilidades

A economia ética, plural, tolerante e democrática do economista-filósofo Amartya Kumar Sen

Carlos José Saldanha Machado

capa do livro

Produção pública de medicamentos no Brasil

Capacitação tecnológica e acesso a medicamentos

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Vulnerabilidades do Complexo Industrial da Saúde

Reflexos das políticas industrial e tecnológica na produção local e assistência farmacêutica

Lia Hasenclever, Julia Paranhos, Gabriela Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira (orgs.)

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: Referencial, experiências e políticas em 20 anos RedeSist

Marcelo P. Matos, José E. Cassiolato, Helena M. M. Lastres, Cristina Lemos, Marina Szapiro (orgs.)