capa do livro

Marcos Dantas e Marcelo Kischinhevsky (Org)

Adilson Vaz Cabral Filho

Professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do grupo de pesquisa Emerge – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. E-mail: acabral@comunicacao.pro.br.

Alexandre Barbalho

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação (CULT.COM). E-mail: alexandrealmeidabarbalho@gmail.com.

Camila Garcia Coelho

Jornalista e mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do CULT.COM. E-mail: camilagarciac@gmail.com.

César Bolaño

Foi fundador e primeiro presidente da ULEPICC-Brasil, criador dos Grupos de Trabalho (GTs) de Economia Política da INTERCOM e da ALAIC, entidade da qual é o atual presidente. Formado em Jornalismo, com mestrado e doutorado em Economia, é professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade e colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Catedrático IPEA-CAPES para o desenvolvimento, com estudo sobre o conceito de cultura em Celso Furtado. Diretor da revista Eptic Online, coordena o grupo CEPOS, no CNPq, vinculado ao Observatório de Economia e Comunicação da UFS. Linhas de pesquisa atuais: economia política da internet e televisão brasileira na era digital. E-mail: bolano@ufs.br.

Gaëtan Tremblay

Professor associado na Universidade do Québec em Montréal. Co-fundador do Grupo de pesquisa interdisciplinária sobre a comunicação, a informação e a sociedade (GRICIS), tem 20 livros publicados e vários artigos sobre as indústrias culturais e midiáticas, políticas públicas, educação a distância e a sociedade da informação, em francês, inglês, espanhol e português. Foi também diretor do Centro de Estudos e de Pesquisa sobre o Brasil (2004-2010). E-mail: gje_tremblay@yahoo.ca.

Heitor da Luz Silva

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e docente do curso de graduação em Comunicação Social do Unifoa. E-mail: htr428@gmail.com.

João Batista de Abreu

Jornalista, sociólogo, professor associado do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Concluiu mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou no Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, Jornal do Commercio e Folha de S.Paulo, entre outros veículos de comunicação. Como pesquisador, realiza estudos nas áreas de Linguagem Jornalística, Planejamento Editorial, Política da Comunicação, Rádio e Jornalismo Esportivo. E-mail: joaobajr@uol.com.br.

João Guilherme de Melo Peixoto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). E-mail: joaogmpeixoto@gmail.com.

Juliana Marques de Carvalho

Mestre em Comunicação Midiática pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Faculdade de Arquitetura, Arte e Comunicação – Unesp Campus Bauru-SP. Membro do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) E-mail: jmarquescarvalho@hotmail.com.

Juliano Maurício de Carvalho

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (mestrado profissional), docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática (mestrado acadêmico) e do Curso de Jornalismo, líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC/Unesp). E-mail: juliano@faac.unesp.br.

Leonel Aguiar

Professor do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ministra aulas no Programa de Pós-Graduação e exerce a coordenação do Curso de Comunicação. Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: leonelaguiar@puc-rio.br.

Luis A. Albornoz

Formado em Ciencias de la Comunicación pela Universidad de Buenos Aires. Doutor pela Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid. É professor-pesquisador no Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), onde coordena a linha de pesquisa “Economía política de los medios audiovisuales”, no grupo de pesquisa Televisión-cine: memoria, representación e industria (TECMERIN). Entre 2007 e 2013 presidiu a Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación (ULEPICC-Federação). Foi diretor do Observatorio de Cultura y Comunicación da Fundación Alternativas (2008-2010) e assessor da Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). E-mail: laalbornoz@yahoo.com.

Luiz Artur Ferraretto

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2007-2010). Autor dos livros Rádio – O veículo, a história e a técnica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40) e Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20. E-mail: luiz.ferraretto@uol.com.br.

Marcelo Kischinhevsky

Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) e doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: marcelok@uerj.br.

Marcos Dantas

Professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ, membro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM da ECO/UFRJ) e em Ciências da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ), é diretor da ULEPICC-Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, possui graduação em Comunicação pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Realiza estudos e pesquisas sobre Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas em tecnologias digitais, TV digital, internet, propriedade intelectual, regulamentação dos meios de comunicação etc. E-mail: mdantas@inventhar.com.br.

Patrícia Bandeira de Melo

Pesquisadora associada e professora do Mestrado em Ciências Sociais para o Ensino Médio da Fundação Joaquim Nabuco. Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. É membro do Núcleo de Pesquisa Sociofilo, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança e do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Regional e Urbano e Políticas Públicas.

Patrícia Maurício

Professora do Departamento de Comunicação Social da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como jornalista, trabalhou em diversas emissoras de rádio e TV e em jornais, como O Globo, O Dia, TV Bandeirantes e Rádio Jornal do Brasil AM. E-mail: patriciamauricio@puc-rio.br.

Ricardo Ferreira Freitas

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Pós-doutorado em comunicação pelo CEAQ/Sorbonne (2007), doutorado em Sociologia pela Universidade René Descartes-Paris (1993), mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (1990) e graduado em Relações Públicas pela UERJ. Autor de artigos e livros sobre Comunicação e cidade no Brasil e no exterior. Líder do grupo cadastrado no CNPq “Comunicação urbana, consumo e eventos”. E-mail: rfreitas@uerj.br.

Ruy Sardinha Lopes

Ruy Sardinha Lopes é doutor em Filosofia pela FFLCH-USP. Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Carlos, presidente da ULEPICC-Brasil (2010-2014) e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP). Pesquisador da economia política da cultura e da arte é também autor do livro Informação, Conhecimento e Valor (ed. Radical Livros).

Sonia Aguiar

Doutora em Comunicação/Ciência da Informação, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E-mail: saguiar.ufs@uol.com.br.

Thiago Rodrigues

Publicitário e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do CULT.COM. E-mail: rodriguesthiago.ce@gmail.com.

Zamira Achang González

Jornalista e mestre em Política Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: zamira.achang@gmail.com.



Veja também

capa do livro

Audiovisuais contemporâneos

desafios de pesquisa e metodologia

Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)

capa do livro

Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

capa do livro

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)