capa do livro

Rosa Maria Marcos Mendes e Jean Rodrigues Sales (orgs.)

New

Allofs Daniel Batista

Aluno do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGH-Unirio (2012-2014), integrante da linha Instituições, Poder e Sociedade. Possui Licenciatura em História pela UFRRJ/IM Campus Nova Iguaçu (2011). É editor da CAHistória: Revista Discente: www.cahistória.wordpress.com. Possui especial interesse pela História Política do município de Nova Iguaçu e região da Baixada Fluminense no contexto pré e pós Golpe Civil-Militar e os impactos deste processo histórico.

André Santos da Rocha

Professor do Departamento de Geociências da UFRRJ. Doutor em Geografia pela UFRJ. Coordenador do Laboratório de Geografia Políticas e Práticas Educativas (Lageppe). Colaborador do Pibid de Geografia do campus Seropédica.

Aparecida Cayoco I. Ponzoni

Professora adjunta IV – Dequim-UFRRJ. Atua na área de Sínteses Orgânicas e Ensino de Química. Foi coordenadora do Curso de Química de 1998 a 2004. Licenciada em Química pela FFCL-Araraquara (1970), com mestrado em Ciências – Química Orgânica-IME (1975).

Arnaldo Costa de Siqueira

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela UFRRJ. Atualmente é professor Docente I do Colégio Estadual Dom Adriano Hipólito em Nova Iguaçu.

Camila Eller Gomes

Especialista em Gestão Administrativa e Marketing, possui experiência na área de Planejamento Industrial, Gestão e Assessoria de Programas Institucionais. É servidora técnico-administrativa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Carla Regina Gomes

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela UFF e mestre em Matemática pela UFRJ. Atualmente, é professora assistente IV do Departamento de Tecnologias e Linguagens da UFRRJ campus Nova Iguaçu.

Cristiane Cardoso

Licenciada e bacharel em Geografia pela UFSC (1998), mestre em Geografia pela mesma universidade (2001) e doutora em Geografia pela UFF (2006). Atualmente é professora adjunta IV, lecionando para o curso de Geografia, no Instituto Multidisciplinar e para o Programa de Pós Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (mestrado), ambos na UFRRJ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade/Gepeads-UFRRJ. Coordenadora da área de Geografia do Pibid.

Debora Ribeiro Lopes Zoletti

Atualmente, é professora adjunta II do Curso de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ministra as disciplinas Cultura Hispânica I e II e Literatura Hispânica I e II. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Variação e Uso – Varius/CNPq/UFRRJ, especificamente na Linha de Pesquisa “O gênero ficcional hispânico como integração histórica, social e cultural nos séculos XX e XXI”. Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Letras Neolatinas (Estudos Literários/Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Edileuza Dias de Queiroz

Licenciada e bacharel em Geografia (UFRJ, 2002), mestre em Educação (UFRRJ, 2012). Atualmente, é professora do curso de Licenciatura em Geografia da UFRRJ, campus Nova Iguaçu, onde é colaboradora do Pibid-Geografia e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade.

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga

Graduando em Licenciatura em Matemática pela UFRRJ campus Nova Iguaçu.

Francisco Antonio Lopes Laudares

Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Acústica e Vibrações pela Coppe/UFRJ em 2005 e licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2000. Atuou como professor de física em colégios públicos e particulares no Rio de Janeiro e São Paulo, e também como professor de Informática para Educadores e Robótica Educativa, na Extensão, no Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj, consórcio Cederj).

Gisela Maria da Fonseca Pinto

Licenciada em Matemática, especialista e mestre em ensino de Matemática pela UFRJ, professora do ICE/Demat da UFRRJ, atuando com disciplinas ligadas ao ensino de Matemática em cursos de Formação de Professores de Matemática.

Jean Rodrigues Sales

É professor adjunto III da UFRRJ, campus de Nova Iguaçu, e membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em História na mesma instituição. Fez pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo (2008). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em História pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea.

José Henrique dos Santos

Doutor em Ciências da Educação – Motricidade Humana pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa. Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas em Educação Física, Pedagogia da Educação Física e Esporte, análise de ensino e formação profissional e contínua em Educação Física. É líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte e professor do Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ.

Juliana Arruda

É graduada em Ciências Agrícolas (UFRRJ, 2004) e mestre em Engenharia Agrícola (Unicamp, 2006) e doutora pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA – UFRRJ, 2011). Atualmente, é professora no Colégio Técnico da UFRRJ. Linhas de atuação: Agricultura Urbana, Agroecologia, Educação Ambiental e Extensão Rural. Experiência em projetos de Extensão Universitária com enfoque socioambiental e atual pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFRRJ.

Leandro Dias de Oliveira

Professor do Departamento de Geociências da UFRRJ. Doutor em Geografia pela Unicamp. Líder do Grupo de Pesquisa Reestruturação Espacial Contemporânea e coordenador-associado do Laboratório de Geografia Política e Práticas Educativas (­Lageppe). Colaborador do Pibid de Geografia do campus Seropédica.

Lenir Lemos Furtado Aguiar

Egressa do Curso de Licenciatura em Ciências – modalidade Biologia da UFRRJ. Realizou concurso público para ingresso no quadro permanente de Docentes da UFRRJ em 1989, sendo lotada na área de Zoologia do Departamento de Biologia Animal (DBA) do Instituto de Biologia. Especialista em Biologia Parasitária, e mestranda em Educação Agrícola no PPGEA.

Maristela da Silva Pinto

Atualmente é professora adjunta II do Curso de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ministra as disciplinas Língua Espanhola II e IV. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Variação e Uso – Varius/CNPq/UFRRJ, especificamente na linha de pesquisa “Prosódia e Ensino de E/LE”. Possui Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos/Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Regina Cohen Barros

Professora e coordenadora do curso de Geografia do Departamento de Geociências da UFRRJ. Doutora em Geografia pela UFRJ e Pós-Doutorado em Geografia pela Unicamp. Pesquisadora vinculada ao Lageppe. Coordenadora do Pibid – Geografia, campus Seropédica.

Rosa Maria Marcos Mendes

Doutora em Ciências e coordenadora institucional do Pibid-2011 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Sissi A. Martins Pereira

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professora associada do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Educação e Gênero (GPEFEG). Desenvolve pesquisas em: Educação Física Escolar, Psicomotricidade, temas transversais e relações de gênero. É coordenadora de área do Pibid Educação Física/UFRRJ e coordenadora da Pós-Graduação do Curso Lato Sensu em Pedagogia da Educação Física e do Esporte

Solange Viana Paschoal Blanco Brandolini

Graduada em Licenciatura em Ciências – modalidade Biologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), mestre em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) (UFRRJ, 1991) e doutora em Biologia Animal (UFRRJ, 2000). É professora efetiva da UFRRJ desde março de 1992.

Tessie Gouvea da Cruz

Possui Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Engenharia Química no Instituto de Tecnologia.

Viviane Conceição Antunes

Atualmente é professora adjunta II do Curso de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ministra as disciplinas Língua Espanhola III e V. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Variação e Uso – Varius/CNPq/UFRRJ, especificamente na linha de pesquisa: “Variação sintática, interculturalidade e cidadania no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira”. Possui Mestrado (2002) em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Doutorado (2009) em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos/Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Wellington Mary

Engenheiro agrônomo (UFRRJ, 1988), mestre em Fitotecnia (UFRRJ, 1995) e doutor em Engenharia Agrícola (Unicamp, 2005). Atualmente é professor adjunto da UFRRJ no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Linhas de atuação: Cultivo Protegido e Ambiência, Hidroponia, Soluções Nutritivas, Substratos; Agricultura Urbana, Paisagismo e Conforto Ambiental de Edificações baseado no tema “Telhado Verde”. Experiência em projetos de Extensão Universitária com enfoque em inclusão social. Atualmente, é coordenador do Projeto Pibid-Lica.



Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)