capa do livro

Ana Elisa de Castro Freitas (organizadora)

Ana Elisa de Castro Freitas
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, professora no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná/UFPR, tutora do Grupo PET Litoral Indígena na UFPR.

André Lázaro
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou no MEC no período de 2004 a 2011. Foi secretário da Secad de junho de 2007 a janeiro de 2011. Atualmente é coordenador acadêmico da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil) onde coordena o projeto Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA-ES) (www.flacso.org.br/gea). Preside, desde 2010, o Conselho Assessor do Plano de Metas Educativas 2021 da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Celia Letícia Gouvêa Collet
Doutora em Antropologia pela UFRJ, professora e tutora do Grupo PET-Comunidades Indígenas na Universidade Federal do Acre/Ufac.

Alana Keline Costa Silva Manchineri
Bolsista PET-Comunidades Indígenas e estudante de Ciências Biológicas na Ufac.

Alessandra Manchineri
Ex-bolsista PET-Comunidades Indígenas graduada em Geografia na Ufac.

Jefferson Saady
Ex-bolsista PET-Comunidades Indígenas graduado em História na Ufac.

Soleane Manchineri
Bolsista PET-Comunidades Indígenas e estudante de História na Ufac.

Wendel Manchineri
Bolsista PET e estudante de História na Ufac.

Maxim Repetto
Professor do Curso Licenciatura Intercultural, área Ciências Sociais, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordenador do Projeto PET-Intercultural do Programa de Educação Tutorial (PET): Conexões de Saberes – Secadi-MEC. .

Marisa Souza Neres
Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília - UNB. Professora de Sociologia do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Porto Nacional.

Odair Giraldin
Antropólogo, professor do curso de História da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Porto Nacional. Coordenador do Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas - Neai.

Artemis de Araujo Soares
Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto/Portugal, professora e tutora do Grupo PETConexões-Indígena/Educação Física na Universidade Federal do Amazonas/Ufam.

Maria do Socorro Lima de Sousa
Coorientadora do Grupo PET-Conexões-Indígena/Educação Física na Universidade Federal do Amazonas/Ufam.

Antônio Mendes Amâncio

Alberisom Serrão de Melo

Evellen Sobrinho Pinheiro

Ricardo Castro da Silva
Bolsistas do Grupo PET-Conexões-Indígena/Educação Física na Universidade Federal do Amazonas/Ufam.

João Batista Gomes de Oliveira
Museólogo, doutor em História e Crítica da Arte – EBA-UFRJ, professor e tutor do Grupo PET-Indígena da Universidade Federal do Amapá/Unifap.

Rogério Ferreira
Doutor em Educação pela USP, professor e tutor do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura Intercultural/Petli da Universidade Federal de Goiás/ UFG.

Lusival Antonio Barcellos
Doutor em Educação pela UFRN, professor e tutor do Grupo PET-Indígena Potiguara na Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Cristina de Lima Bernardo
Divaneide Santos de Andrade
Daiane De Cássia Silva Cândido
Danieide Silva Cândido
Maria Daliane Silva Cândido
Iracilda Cinesio Gomes
Iranilza Cinesio Gomes
Isac Faustino Gomes
Leonardo Cinésio Gomes
Jaqueline Felix dos Santos
Sanderline Ribeiro dos Santos
Juracy Dayse Delfino Soares
Josiclaudia Izequiel da Silva
Tallis Brito da Silva
Welliton Gabriel da Silva
Ximarcre Barbosa da Silva

Bolsistas e voluntários do Grupo PET-Indígena Potiguara da Paraíba na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, acadêmicos(as) dos cursos de graduação em Hotelaria, ­Administração, Ecologia, Secretariado Bilíngue, Antropologia e das Licenciaturas em Pedagogia, Ciências da Computação, Matemática e Letras da UFPB.

Nelio Vieira de Melo
Doutor em Filosofia, professor do curso de Licenciatura em Pedagogia, coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena e tutor do Grupo PET-Indígena da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE/CAA.

Suzane Lima Costa
Doutora em Letras (Teorias e Crítica da Cultura e da Literatura) pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Professora no Departamento de Letras Vernáculas, Instituto de Letras/UFBA, com atuação no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (UFBA) e no Mestrado profissionalizante em Letras (Profletras-UFBA), além de colaborar no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (UFBA). Tem experiência na interface das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, desenvolvendo pesquisas sobre autoria e identidade, corpo e subjetividade em práticas de leitura e escrita, educação indígena, autobiografias e políticas linguísticas/literárias entre os povos indígenas na Bahia. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos das Produções Autorais dos Povos Indígenas nas Américas (Neai-UFBA) e o projeto de pesquisa intitulado As Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil (Projeto financiado pelo CNPq). 

Ana Cláudia Gomes de Souza
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia/UFBA, pesquisadora do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (Pineb), professora Ucsal.

Edvânia de Jesus Freires
Felipe Sotto Mayor Cruz
Francisco Fernandes Pereira de Souza
Guldierri Rui Benedito
Kaypunã Braz da Conceição
Pedro Henrique Sotto Mayor Cruz
Sidiney Pinheiro de Macedo
Simone Nunes Corrêa
Sinaré da Ressureição Braz
Ubiratan Batista de Oliveira
Vanessa Gonçalves de Oliveira
Vazigton Guedes Oliveira

Bolsistas do PET-Conexões dos Saberes/Indígena na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

Simone Dutra Lucas
Doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, professora e tutora do PET-Conexões dos Saberes/Indígena na UFMG.

Fernanda Vieira Rodovalho Callegari
Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo/USP, professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, tutora do PET/Indígena-Ações em Saúde da UFSCar/campus São Carlos.

Cristiano dos Santos Neto
Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, orientador dos bolsistas do PET/Indígena-Ações em Saúde da UFSCar/campus São Carlos.

Maristela Carbol
Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo/USP, professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, orientadora dos bolsistas do PET/Indígena-Ações em Saúde da UFSCar/campus São Carlos.

Lennon Ferreira Corezomaé
Ana Caroline Marques de Souza
Ariele Gomes Botelho
Cristiana Ausenita do Nascimento
Dayane Teixeira Almeida
Deise Mari da Cruz
Fernanda dos Santos Mendes
Henrique Ubiratan de Oliveira
José Luiz Silva Santana Filho
Ornaldo Baltazar Sena
Rosilene Correa dos Santos Mendes
Valmir Samuel Farias

Bolsistas do PET/Indígena-Ações em Saúde da UFSCar/campus São Carlos.

Maria Cristina Comunian Ferraz
Docente e tutora do Grupo PET-Saberes Indígenas UFSCar/campus São Carlos.

Monica Filomena Caron
Orientadora dos alunos do Grupo PET-Saberes Indígenas e docente da UFSCar/campus Sorocaba.

Márcia Regina Pires Bracciali
Orientadora dos alunos do Grupo PET-Saberes Indígenas e assistente social da UFSCar/campus Sorocaba.

Hylio Lagana Fernandes
Orientador dos alunos do Grupo PET-Saberes Indígenas e docente da UFSCar/campus Sorocaba.

Aryká José de Paula
Davi Vergueiro
Diego Silva Coelho
Douglas Jacinto da Rosa
Irosângela Neres
Marcelo Werá Mirim Gonçalves
Márcio de Oliveira Pires
Monica de Freitas Pandolfo
Nei da Silva
Roseli Loureiro de Melo
Sandro Glória

Bolsistas do Grupo PET-Litoral Indígena na UFPR.

Davi Vergueiro
Bolsista do Grupo PET-Litoral Indígena/UFPR, acadêmico do curso de graduação em Gestão e Empreendedorismo no Setor Litoral da UFPR, etnia Kaingang.

Roseli Loureiro de Mello
Bolsista do Grupo PET-Litoral Indígena/UFPR, acadêmica do curso de graduação em Fisioterapia no Setor Litoral da UFPR, etnia Kaingang.

Márcio de Oliveira Pires
Bolsista do Grupo PET-Litoral Indígena/UFPR, acadêmico do curso de graduação em Agronomia da UFPR, etnia Bakairi.

Douglas Jacinto da Rosa
Bolsista do Grupo PET-Litoral Indígena/UFPR, acadêmico do curso de graduação em Gestão Ambiental no Setor Litoral da UFPR, etnia Kaingang.

Sandro Glória
Bolsista do Grupo PET-Litoral Indígena na Universidade Federal do Paraná/UFPR, acadêmico do curso de Licenciatura em Produção Sonora da UFPR, etnia Guarani.

Diego Coelho
Bolsista do Grupo PET-Litoral Indígena na UFPR, acadêmico do curso de graduação em Medicina pela UFPR, etnia Terena.

Ceres Karam Brum
Doutora em Antropologia Social pela UFRGS, professora do departamento de Ciências Sociais e tutora do Grupo PET-Ñande Reko na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Renata Colbeich da Silva
Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais e bolsista Pibic/Fapergs. Pesquisadora do Grupo PET-Ñande Reko.

Edinéia Mariano
Aluna do curso de Tecnologia dos Alimentos – UFSM.

André Raí Cherobin
Pesquisador e bolsista PET-Indígena Ñande Reko. Aluno do curso de Medicina – UFSM.

Carlos Silva da Costa
Pesquisador e bolsista PET-Indígena Ñande Reko. Aluno do curso de Agronomia – UFSM.

Josias Kasenh
Pesquisador e bolsista PET-Indígena Ñande Reko. Aluno do curso de Enfermagem – UFSM.

Glaucia Ferreira
Pesquisadora e bolsista PET-Indígena Ñande Reko. Aluna do curso de Odontologia – UFSM.

Jafé Emanuel
Pesquisador e bolsista PET-Indígena Ñande Reko. Aluno do curso de Direito – UFSM.

Mirian Vergueiro
Pesquisadora e bolsista PET-Indígena Ñande Reko. Aluna do curso de Odontologia – UFSM.

Carolina Padoin
Pesquisadora voluntaria PET-Indígena Ñande Reko. Mestranda em Ciências Sociais – UFSM.



Veja também

capa do livro

A educação superior de indígenas no Brasil

Balanços e perspectivas

Antônio Carlos de Souza Lima (organizador)

capa do livro

Indígenas no ensino superior

As experiências do programa Rede de Saberes em Mato Grosso do Sul

Fernando Luiz B. Vianna, Eva Maria L. Ferreira, Beatriz dos Santos Landa e Antonio H. Aguilera

capa do livro

Povos Indígenas e Universidade no Brasil

Contextos e perspectivas, 2004-2008

Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)

capa do livro

Caminos hacia la educación superior

Los Programas Pathways de la Fundación Ford para pueblos indígenas en México, Perú, Brasil y Chile

Antônio Carlos de Souza Lima e Mariana Paladino (org.)