capa do livro

Marisa F. Mendes (coord.), André de Almeida, Claudia M. Scheid et al.

André de Almeida é graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1981), mestre em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ (PEQ/Coppe, 1987) e doutor em Engenharia Química (PEQ/Coppe, 1997). Atualmente, é professor associado do Departamento de Engenharia Química do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde ingressou em 1986. Desde então vem lecionando diversas disciplinas na graduação e, a partir de 2000, também na pós-graduação. Foi coordenador do curso de graduação entre 1997 e 2001. Tem experiência nas áreas de Modelagem e Controle de Processos, Reatores de Polimerização e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento e controle de rea­tores, sistemas de polimerização heterogêneos, ensino de Engenharia Química, ensino de graduação, projeto pedagógico e currículo.

Claudia Miriam Scheid é graduada em Engenharia Química (UFRJ, 1990), mestra (PEQ/Coppe, 1992) e doutora (PEQ/Coppe, 1997) em Engenharia Química. Atualmente, é professora associada da UFRRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em escoamento de fluidos de perfuração, filtração dinâmica e reologia.

Dilma Alves Costa é graduada em Engenharia Química (UFRRJ, 1980), com especialização em Engenharia Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, 1983), mestra em Ciência e Tecnologia de Polímeros (UFRJ, 1990) e doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros (UFRJ, 1998). Atualmente, é professora associada IV da UFRRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Polímeros, Processos da Indústria Química e Química das Interfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de misturas e de compósitos poliméricos, reciclagem de materiais poliméricos e siderúrgicos, morfologia e propriedades de polímeros sintéticos, naturais e biopolímeros, materiais poliméricos adsorventes e tratamento de efluentes.

Gerson Vieira Coelho é graduado em Engenharia Química (UFRRJ, 1976), mestre em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1982), doutor em Engenharia Química pela Technischen Universität Clausthal, da Alemanha (1990), e pós-doutor pelo Department of Chemistry da University of Waterloo, Canadá (2000). Desde 1997 é professor titular de Engenharia de Processos Químicos do Departamento de Engenharia Química da UFRRJ. Atua nas áreas de Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Engenharia de Alimentos com ênfase em operações de separação e mistura, principalmente nos seguintes temas: extração supercrítica, adsorção/dessorção, microextração em fase sólida, micronização, processos em alta pressão, termodinâmica, projeto e análise de riscos de processos.

Hélio Fernandes Machado Júnior é graduado em Engenharia Química (UFRRJ, 1989) e concluiu o doutorado em Química Orgânica na mesma instituição em 1997. Atualmente, é professor associado IV da UFRRJ. Orientou dissertações de mestrado, além de orientar trabalhos de iniciação científica nas áreas de Engenharia Química e Medicina Veterinária. Atua na área de Engenharia Química, com ênfase em processos orgânicos. Em suas atividades profissionais, interagiu com 58 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: zeólitas, catalisadores fcc, craqueamento, cristalinidade, alquilação, área específica, ocratoxinas, craqueamento catalítico, seletividade e adsorventes.

Leonardo de Gil Torres é graduado em Engenharia Química (UFRRJ, 1979), mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Departamento de Engenharia Química (1986) e doutor em Engenharia Química pela University of London (1995). Atualmente, é professor associado da UFRRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em operações de separação e mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação, redução de ordem, ensino, compósitos e engenharia química.

Marisa Fernandes Mendes é graduada em Engenharia Química (UFRJ, 1995), mestra em Engenharia Química (UFRJ, 1998) e doutora em Engenharia Química (UFRJ, 2002). Atualmente, é professora associada I da UFRRJ. Atuou como chefe do Departamento de Engenharia Química de 2009 a 2013, como vice-coordenadora da pós-graduação em Engenharia Química de 2008 a 2009 e como vice-coordenadora do curso de graduação em Engenharia Química em 2014. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: biocombustíveis, extração supercrítica, equilíbrio líquido-vapor e processos de separação envolvendo diferentes matrizes: petróleo, alimentos, biodiesel, álcool etc.

Maurício Cordeiro Mancini é graduado em Engenharia Química (UFRJ, 1990), mestre em Engenharia Química (UFRJ, 1991) e doutor em Engenharia Química (UFRJ, 1996). Atualmente, é professor associado IV da UFRRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em sistemas particulados, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem, transferência de massa, secagem de alimentos, desidratação osmótica e sistemas particulados. Além de suas atividades acadêmicas, é autor de seis livros direcionados à reflexões filosófico-religiosas e poesias.

Paulo Jansen de Oliveira obteve seu mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros na UFRJ (1994) e o doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros na mesma instituição (2001). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Engenharia Química da UFRRJ. Na pesquisa, o professor tem experiência na área de Engenharia Química, processos químicos, materiais com ênfase em polímeros, reciclagem de borracha e polímeros naturais com ênfase na agricultura. O grupo de polímeros da UFRRJ vem atuando principalmente nos seguintes temas: misturas poliméricas, compatibilização, agentes compatibilizantes, ação interfacial, polímeros naturais e reciclagem.

Rui de Góes Casqueira é engenheiro químico pela UFRRJ, mestre em Ciências da Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Ciências dos Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é professor associado e exerceu a função de coordenador do curso de graduação em Engenharia Química, coordenador do curso de graduação em Engenharia de Materiais e vice-diretor do Instituto de Tecnologia da UFRRJ. Atua em pesquisas envolvendo ensino de engenharia, abatimento da concentração de metais pesados via flotação e adsorção com uso de biosorventes e compósitos. Também atua em pesquisas envolvendo a recuperação de materiais provenientes de resíduos eletroeletrônicos.



Veja também

capa do livro

Planejamento de Experimentos usando o Statistica

Verônica Calado e Douglas Montgomery

capa do livro

Cinética enzimática

Gerson Ferreira Pinto e Reginaldo Ramos de Menezes

capa do livro

Caracterização de Polímeros

Determinação de Peso Molecular e Análise Térmica

Elizabete F. Lucas, Bluma G. Soares e Elisabeth Monteiro

capa do livro

Doenças negligenciadas

Coletânea de artigos da Revista Virtual de Química

Angelo C. Pinto, Fernando de C. da Silva e Vitor F. Ferreira (org.)

capa do livro

Defesa Química

Angelo C. Pinto, Antônio L. S. Lima, Tanos C. C. Franca (org.)

capa do livro

Compendium of Medicinal Chemistry

Lídia Moreira Lima e Angelo da Cunha Pinto (eds.)