capa do livro

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

Lucia Santa Cruz

É jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora adjunta da ESPM Rio nos cursos de graduação de Jornalismo, Cinema, Publicidade & Propaganda e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC). Coordena o Grupo de Pesquisa ESPM/ CNPq Lembrar e o Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR), vinculado ao MPGEC. Uma das fundadoras e integrante da Rede de Estudos de Memória e Comunicação (Rememora), que reúne pesquisadores brasileiros e mexicanos.

Membro da International Media & Nostalgia Network (IMNN), rede internacional de pesquisadores de nostalgia e mídia.Trabalhou em jornais impressos, revistas semanais, emissoras de rádio e comunicação corporativa. Suas pesquisas lidam com temas como história do jornalismo, memória, consumo e economia criativa.

Talitha Ferraz

É mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Realizou pós-doutorado no Centre for Cinema and Media Studies da Ghent University (CIMS-UGent), Bélgica, com apoio da Capes. É professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM Rio), onde atua como líder do Grupo de Pesquisa Modos de Ver – Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM/CNPq), e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). Também é pesquisadora associada à Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ (CIEC-UFRJ) e membro das redes de pesquisa Cinema City Cultures; HoMER Network - History of Moviegoing Exhibition and Reception; e International Media and Nostalgia Network (IMNN). Desenvolve pesquisas ligadas aos estudos de cinema, memória e nostalgia, com foco nas experiências das audiências e práticas de exibição cinematográfica.



Veja também

capa do livro

Repensando o lazer a partir da cultura digital

Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)

capa do livro

E o samba, sambou?

Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)

capa do livro

A Comunicação Multissensorial

Compreendendo modos de sentir

Ana Erthal

capa do livro

TeleVisões

Reflexões para além da TV

Ariane Holzbach e Mayka Castellano (org.)

capa do livro

Ontem, Hoje e Sempre

Maria Lúcia Gomes de Matos

capa do livro

O Rio de Janeiro dos imigrantes

Páginas de uma cidade de muitos povos

Camila Escudero