capa do livro

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery

É mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).Autora de inúmeros artigos publicados em importantes periódicos científicos e do livro Práticas Pedagógicas e Sujeitos Criativos: Potencialidades e Desafios (Editora E-Papers, 2013).

Sua relação com a Educação iniciou cedo, trabalhando como professora substituta nas escolas da rede pública em Corumbá-MS, cidade onde nasceu e reside. Ainda graduanda, atuou como professora efetiva em escolas estaduais, com crianças da Pré-Escola e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Após a graduação em Pedagogia foi aprovada em concurso público e tornou-se docente no ensino superior aos 21 anos. A partir desse momento, começou a trilhar sua trajetória no curso de Pedagogia da UFMS, atuando na formação do profissional da educação: o pedagogo.

Sua atuação como docente foi marcada pela consciência de que o fator determinante na realização efetiva do processo de educar é a formação do profissional da Educação. Buscou sempre trabalhar para além das abordagens teóricas, ao compartilhar com seus alunos sua própria experiência docente e ao incentivar iniciativas na formação de futuros professores da rede básica, com adoção de práticas pedagógicas criativas. Práticas essas que podem garantir o desenvolvimento dos sujeitos com todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, cultural, social e pedagógica. A ludicidade foi um dos cernes da sua prática pedagógica. A autora tingiu a sua atuação docente com uma pedagogia de expressão, que permite que seus alunos – futuros professores – se identifiquem em seus sentimentos, valores e inquietações manifestados em suas potencialidades e necessidades.



Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)