capa do livro

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)

Lívia Barbosa: Doutora em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRJ. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Chicago/USA, visiting scholar na Universidade de Tokyo, Japão, na York University, Inglaterra e na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Atualmente é pesquisadora convidada da PUC/RJ. É autora de vários livros e artigos, no Brasil e no exterior. Seus interesses envolvem: Análises Sociológicas e Antropológicas do Consumo, Interpretações da Sociedade Contemporânea entre outros temas. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos do Consumo. E-mail: livia.barbosa3@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/219178202147023

Fátima Portilho: Professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), onde ministra disciplinas nas áreas de Teorias Sociais Contemporâneas, Sociologia do Consumo e Sociologia da Alimentação. Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP  – 2003), com Doutorado Sandwich na Oxford University (2002). Mestre em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ – 1997). Atuou como Professora Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) e na Universidad Nacional del Sur (UNS/Argentina), e como Visiting Scholarna Wageningen University (Holanda). Desenvolve pesquisas sobre processos de ambientalização e politização doconsumo e da vida cotidiana, consumo político, consumo alimentar, ativismo alimentar, práticas sociais e movimentos sociais. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos do Consumo. E-mail: faportilho@yahoo.com.br. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0274508709603902

Flávia Galindo: Doutora em Ciências Sociais (CPDA – UFRRJ). Mestre em Gestão e Estratégia (UFRRJ), MBA pelo Instituto COPPEAD/UFRJ & Universidade de San Diego (EUA), e Pós-Graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da UFRRJ, e Professora Adjunta no Instituto de Ciências Aplicadas (UFRRJ). Como pesquisadora, tem especial interesse pelo desenvolvimento de pesquisas sobre o consumo, comunicação corporativa e sociologia do marketing. E-mail: flaviagalindo@uol.com.br. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6473625072239932

Silvia Borges: Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Bacharel em Economia pela mesma instituição. Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio (MPGEC) e dos cursos de Graduação em Administração e Jornalismo da ESPM Rio. Integrante dos grupos de pesquisa “Economia criativa, desenvolvimento e território” e “Consumo e sociabilidades”, ambos registrados no CNPq. Tem interesse e desenvolve pesquisas e publicações acadêmicas nas seguintes áreas: Processos de Transformações Urbanas e de Gentrificação; Sociabilidades no Contexto Urbano; Consumo e Cultura Material. E-mail: sborges@espm.br. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2577431414635655



Livros do autor

capa do livro

Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil - eletronico

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)