Príamo Albuquerque Melo Jr. (editor)


Príamo A. Melo Jr. é professor do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ desde 2002. Defendeu sua tese de doutorado em 2000 no PEQ/COPPE, tendo realizado parte de suas atividades de pesquisa no Departamento de Engenharia Química da University of Wisconsin (EUA). Seus interesses de pesquisa incluem a modelagem e análise matemática de processos químicos, com ênfase em sistemas de polimerização.

Martin Schmal é professor do PEQ/COPPE/UFRJ desde 1970, ano no qual defendeu sua tese de doutorado em Berlim (Alemanha). Idealizador e fundador do NUCAT – Núcleo de Catálise do PEQ. Em 1999 recebeu o prêmio COPPE de Mérito Acadêmico. Em 2003 foi agraciado com o Prêmio Humboldt de Pesquisa, concedido pela Stiftung Foundation, e o Prêmio México de Ciência y Tecnologia, concedido pelo Governo do México, como reconhecimento à sua contribuição à área de catálise no Brasil e no exterior. É membro da Academia Brasileira de Ciências.

Denise Freire é professora da UFRJ desde 1996, ano em que defendeu sua tese de doutorado. Lecionou na Faculdade de Farmácia até 2002, quando transferiu-se para o Departamento de Bioquímica do Instituto de Química. Seus interesses de pesquisa incluem a produção de biosurfactantes para biorremediação de solos impactados com petróleo, produção, purificação e imobilização de enzimas para utilização em tecnologia farmacêutica e ambiental.

Leda Castilho é professora do PEQ/COPPE/UFRJ desde 2002. Defendeu sua tese de doutorado em 2001 na Technische Universitaet Braunschweig, Alemanha. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se a produção e purificação de biofármacos e anticorpos monoclonais, a produção de enzimas microbianas por fermentação no estado sólido e o desenvolvimento e otimização de processos integrados com cultivo e purificação simultâneos.

Geraldo Sant’Anna é professor do PEQ/COPPE/UFRJ desde 1975. Defendeu sua tese de doutorado em 1980 no Institut National des Sciences Appliquées de Tolouse, na França. Em 2003, foi agraciado com o Prêmio COPPE de Mérito Acadêmico. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se o tratamento biológico de efluentes e as aplicações industriais de enzimas.

Roberta C. Vieira é pesquisadora do PEQ/COPPE/UFRJ desde 2002. Defendeu sua tese de doutorado em 2001, tendo investigado em detalhe as técnicas de inicialização de sistemas de equações algébrico-diferenciais. Seus interesses de pesquisa incluem o estudo de processos de destilação reativa, a investigação de problemas de programação de produção e a análise de sistemas algébrico-diferenciais.

Argimiro R. Secchi é professor do Departamento de Engenharia Química da UFRGS desde 1993. Defendeu sua tese de doutorado em 1992 no PEQ/COPPE/UFRJ, tendo realizado parte de suas atividades no CALTECH, EUA. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se o desenvolvimento de simuladores e estratégias de otimização e controle de processos, a minimização de resíduos e rejeitos industriais e a utilização de computação de alto desempenho.

Evaristo Chalbaud Biscaia Jr. é professor do PEQ/COPPE/UFRJ desde 1971. Defendeu sua tese de doutorado em 1980, em colaboração com a University of Leeds/Inglaterra. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se: métodos numéricos para resolução de equações algébrico-diferenciais; métodos heurísticos de otimização e otimização multi-objetivo; otimização em tempo real; dinâmica não linear de sistemas; modelagem e simulação de processos químicos.

Charlles Rubber de Almeida Abreu realiza pós-doutorado na Cornell University (EUA). Defendeu sua tese de doutorado, em 2004, na Escola de Química da UFRJ. Entre seus interesses de pesquisa se destacam o desenvolvimento e aplicação dos métodos de Monte Carlo e de Dinâmica Molecular, com extensão ao estudo de sistemas granulares.

Vladimir Ferreira Cabral realiza pós-doutorado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Defendeu sua tese de doutorado, em 2005, na Escola de Química da UFRJ. Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se a simulação do fenômeno de adsorção através do método de Monte Carlo e o desenvolvimento de modelos e algoritmos para cálculo de equilíbrio termodinâmico para adsorção.

Leandro Soido Falcão Martins é engenheiro da Petrobras. Defendeu sua tese de mestrado, em 2003, na Escola de Química da UFRJ. Entre seus interesses de pesquisa se destacam a aplicação da Simulação Molecular e o desenvolvimento de modelos e algoritmos para a determinação de equilíbrio termodinâmico em sistemas submetidos à ação de campos externos.

Frederico Wanderley Tavares é professor da UFRJ desde 1989, tendo atuado na U.F. de Uberlândia entre 1983 e 1989. Defendeu sua tese de doutorado, em 1992, no PEQ/COPPE/UFRJ. Foi pesquisador visitante das Universidades de Delaware (1994-6) e Califórnia – Berkeley (2002-3). Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se o desenvolvimento de modelos termodinâmicos e de técnicas de simulação molecular.

Marcelo Castier é professor da UFRJ desde 1988, tendo atuado na COPPE até 1992 e, desde então, na Escola de Química. Defendeu sua tese de doutorado, em 1988, na Universidade Técnica da Dinamarca. Foi pesquisador visitante das Universidades de Delaware, em 1996, e de Vigo, em 1999. Entre seus interesses de pesquisa se destacam o desenvolvimento de modelos termodinâmicos e de técnicas de simulação molecular.

Daniele Maia Bila é aluna de doutorado do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, com defesa prevista para fevereiro de 2004. Defendeu sua tese de mestrado em 2000, na mesma instituição. Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se a investigação de processos oxidativos para tratamento de efluentes, especialmente processos de ozonização no tratamento de micropoluentes, poluentes refratários e substâncias químicas com atividade estrogênica.

Márcia W. de C. Dezotii é professora do PEQ/ COPPE/UFRJ desde 1997. Defendeu sua tese de doutorado em 1992 no Instituto de Química da Unicamp. Foi pesquisadora visitante da North Carolina State Univ., em (2001-02). Entre seus interesses de pesquisa destacam-se os processos oxidativos avançados para tratamento de efluentes (fotocatálise, H2O2,O3), processos combinados para tratamento de efluentes industriais, avaliação de processos de tratamento de efluentes com alta salinidade e tratamento biológico de efluentes industriais.

Alberto Cláudio Habert é professor titular do PEQ/ COPPE/UFRJ desde 1971, tendo realizado seu doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá), 1977. Seus interesses de pesquisa incluem aplicações de Osmose Inversa, Pervaporação e Permeação de Gases diretas e em processos combinados, para fracionamento, recuperação ou purificação em sistemas líquidos e gasosos da indústria química, petroquímica e correlata.

Cristiano Piacsek Borges é professor do PEQ/COPPE/UFRJ desde 1995, tendo defendido sua tese de doutorado em 1993. Seus interesses de pesquisa incluem a síntese de polímeros especiais, o estudo da formação de membranas, separações de misturas líquidas e gasosas, membranas catalíticas, biorreatores e reatores assistidos por membranas. É também co-autor (junto com Ronaldo Nobrega e Cláudio Habert) do livro “Processos de Separação com Membranas” (no prelo, Ed. E-Papers, Rio).

Helen Conceição Ferraz é doutora em Engenharia Química pelo PEQ/COPPE e, atualmente, pesquisadora desse Programa. Foi ganhadora dos prêmios Braskem/ABEQ de melhor tese de mestrado em 1999 e melhor tese de doutorado em 2004. Suas linhas de interesse incluem transporte facilitado em membranas, fenômenos interfaciais, bioquímica e biologia molecular na produção de proteínas recombinantes.

Luciana Tavares Duarte concluiu seu doutorado em Engenharia Quimica pelo PEQ/COPPE/UFRJ em 2003, tendo estudado o transporte facilitado de propeno atravé de membranas polimericas. Parte de seu doutorado foi dedicado ao estudo de eletróitos poliméicos no Departamento de Química da Universidade de St. Andrews (Escócia). Atualmente é pesquisadora na Universidade Robert Gordon, em Aberdeen (Escócia), e seus interesses de pesquisa incluem processos com membranas aplicados a separação de gases e vapores.

Ronaldo Nobrega é professor titular do PEQ/COPPE/UFRJ desde 1971, tendo defendido sua tese de doutorado na mesma Instituição em 1979. Realizou seu pós-doutorado na Universidade de Paul Sabatier em Toulouse entre 1985-87. Seus interesses de pesquisas incluem temas como tratamento de efluentes líquidos por biorreatores a membranas, reciclo de água utilizando processos com membranas, filtração e purificação de águas.

Marco Di Luccio é professor do Programa de Mestrado em Engenharia de Alimentos da Univ. Regional Integrada – Campus de Erechim desde 2001, tendo defendido sua tese de doutorado no PEQ/COPPE/UFRJ no mesmo ano. Desenvolveu parte de seu doutoramento na Universidade de Notre Dame (IN, USA). Seus interesses de pesquisa incluem aplicações de micro- e ultra-filtração, pervaporação e membranas líquidas na indústria de alimentos e correlatas; biorreatores a membrana; tratamento, aproveitamento e valorização de resíduos agroindustriais.

Eduardo Mach Queiroz é professor da Escola de Química da UFRJ desde 1983. Defendeu sua tese de doutorado em 1990 no PEQ/COPPE/UFRJ. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se temas específicos das áreas de transferência de calor em processos químicos e bioquímicos, integração e otimização de processos químicos e operações unitárias na indústria de alimentos.

Fernando Luiz Pellegrini Pessoa é professor da Escola de Química da UFRJ desde 1992. Defendeu sua tese de doutorado em 1992 no PEQ/COPPE/UFRJ, tendo realizado parte de seu doutoramento na Technical University of Denmark (Dinamarca). Realizou seu pós-doutorado na University of London (Inglaterra) entre 1995-97. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se temas específicos das áreas de engenharia de processos, termodinâmica aplicada e extração supercrítica.

Cláudio Dariva é professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim desde 2000, atuando no Departamento de Engenharia de Alimentos. Defendeu sua tese de doutorado em junho/2000 no PEQ/COPPE/UFRJ. Seus interesses de pesquisa incluem a extração de compostos naturais, os processos biotecnológicos e de separação a altas pressões e o desenvolvimento de técnicas para estimação de parâmetros e planejamento de experimentos.

José Vladimir de Oliveira é professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim desde 2000, atuando no Departamento de Engenharia de Alimentos. Defendeu sua tese de doutorado em janeiro/1991 no PEQ/COPPE/UFRJ. Seus interesses de pesquisa incluem temas específicos das áreas de termodinâmica aplicada, tecnologia supercrítica e mecânica estatística.

Livros do autor

capa do livro

Fronteiras da Engenharia Química 1

Príamo Albuquerque Melo Jr. (editor)